O Bezerro Dourado

1968

Zolotoy telyonok

“Não, isso não é o Rio de Janeiro”, diz o bordão do protagonista no romance de Ilf e Petrov, escrito em 1931 e no qual este filme é baseado. A expressão ficou tão famosa, que passou a ser repetida pelo povo Russo e é conhecida até hoje. Essa comédia é a sequência do clássico As Doze Cadeiras. Presumivelmente morto no final do primeiro filme, o charmoso vigarista Ostap Bender está mais vivo do que nunca, procurando outra maneira de ficar rico. Ao descobrir um milionário soviético subterrâneo, Alexandre Coreiko, começa a chantageá-lo para conseguir seu tão sonhado um milhão de rublos. Com esse dinheiro, ele acredita que poderá realizar seu sonho de se mudar para o Rio de Janeiro, uma cidade idílica onde “todos, sem exceção, usam calça branca”. Junto com seus companheiros – o jovem e simplório Chura e o velho “falso cego, impostor e ladrão de ganso” Panikóvski – ele viverá inúmeros percalços em busca de sua pequena fortuna.

8 de Julho de 1968

Elenco de O Bezerro Dourado