Em tempos pré-coloniais, um vendedor ambulante, ao cruzar a savana, encontra uma criança inconsciente, deitada no meio do mato. O menino, quando volta a si, está mudo e não consegue explicar quem ele é. O vendedor o deixa com uma família na vila mais próxima. Depois de uma procura pelos seus pais, a família o adota, dando-lhe o nome Wend Kuuni (dom de Deus) e uma irmã amorosa, com quem ele cria laços. A fala de Wend Kuuni só volta quando ele é testemunha de um evento trágico que o leva a revelar sua própria história de dor.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita
Estranho que, até hoje, eu nunca tenha visto nada do Gaston Kaboré. Precisei de uma motivação cineclubista para descobrir esta jóia e.... Fiquei apaixonado: uma epopéia em imagens, que serve-se de uma dolorosa tragédia materna para construir um interessantíssimo protagonista infantil. A narrativa é uma das mais lineares que já encontrei num filme subsaariano, quase hollywoodiana (num bom sentido) e, por isso mesmo, mui acessível a quaisquer públicos. Além de a saga dramática do personagem titular ser mui interessante, tudo o que acontece nas cercanias tem a ver consigo (vide a importância de uma briga de casal para o seu desenvolvimento íntimo). O elenco é muito bom - como de praxe, repleto de integrantes da família Ouedraogo - e os elementos técnicos (fotografia, música) são encantadores: fiquei apaixonado pela movimentação cênica das ovelhas! Mesmo as críticas às insatisfações decorrentes da divisão de tarefas por gênero, que evidencia-se injusta para as mulheres, são realizadas levando em consideração critérios internos, não padrões morais e comportamentais forâneos. Uma obra-prima, cuja continuação tramática já está em minha lista de desejos. Desde já, meu filme burkinense favorito! <3 (WPC>)
Em meio a tantas produções sofisticadas e que custam milhões, é bom assistir uma em que seu mérito está justamente na sua simplicidade!! Uma beleza...coração fica até leve!!
Legendei e disponibilizei esse filme e Buud Yam.
Pra quem se interessa, ambos estão no MKO e grupo Espaço da Sétima Arte.
Incrível como um filme simples e de baixo orçamento consegue ser mais interessante que superproduções inteiras.