O Feijão e o Sonho

O Feijão e o Sonho (1976)
O Feijão e o Sonho
Média do filme: 4.0 de 5 — baseado em 45 votos
MÉDIAFILMOW
4.0
45 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando
País de origem Brasil 🇧🇷
Status Streaming
Carregando Publicidade...

Sinopse

O Feijão e o Sonho é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela TV Globo de 28 de junho a 9 de outubro de 1976 em 89 capítulos. Substituiu Vejo a Lua no Céu e foi substituída por Escrava Isaura, sendo a 9ª "novela das seis" exibida pela emissora. Foi adaptada do romance homônimo, de Orígenes Lessa, por Benedito Ruy Barbosa, e dirigida por Herval Rossano.

A vida do casal Campos Lara, entre o sonho e a dura realidade. Juca é um poeta que vive a embalar o sonho da criação literária, alheio aos aspectos práticos da luta pela sobrevivência. Casado com Maria Rosa, uma abnegada dona de casa, a relação é um desajuste só. Juca sonhando, escrevendo poesias; Maria Rosa batalhando, preocupando-se e, principalmente, azucrinando a vida do irresponsável marido. Os rendimentos conseguidos pelo poeta, dando aulas ou escrevendo para os jornais, são extremamente escassos e insuficientes para fazer frente às despesas da família. Pula de emprego em emprego, vê seus alunos escaparem e os que permanecem são os que não podem pagar. Enquanto isso, Maria Rosa luta desesperadamente contra a miséria e o infortúnio.
A história acompanha as diversas fases da vida do casal. O encontro romântico na mocidade, o duro da convivência classe média, os problemas com os filhos. A incompreensão entre o casal toma ainda maiores proporções quando a irmã de Maria Rosa, Creuza, e seu cunhado Gomes, um homem sem cultura mas de grande tino comercial, enriquecem. Comparando o nível intelectual do marido com o do cunhado e sentindo na pele o peso de sua pobreza em relação à fortuna da irmã, Maria Rosa revolta-se ainda mais compelindo Juca a trabalhar em funções que simplesmente o violentam.
Depois de uma guerra de vida inteira, Maria Rosa se defronta com o único filho homem que, apesar de tudo que ela tentara lhe ensinar, sofre do mesmo mal do pai: quer ser poeta, para orgulho de Juca.

Fotos e Trailers

Trailers (1)
Filmow+
Ticket de Prata

Sem anúncios

Comprar
Filmow+
Ticket de Prata

Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções

  • Navegue sem anúncios
  • Badge exclusivo Filmow+ no perfil
  • Acesso antecipado a novidades
  • Apoie a comunidade cinéfila
Comprar agora

Trailer do dia

A Bola Preta | Trailer Legendado

A Bola Preta

Comentários 0
amigos querem ver
veninno
Veninno
9 meses atrás

Vi o primeiro, um do meio e o último, já que ela não me arrebatou a ponto de ver todos os capítulos disponíveis. Não sou fã do Benedito, as obras dele não me tocam e nem conversam comigo, além de a meu ver serem arrastadas e sonolentas e esses capítulos que assisti possuem todas essas características que detesto.

ministrodocinema
Pedro Dantas
½
10 meses atrás

Uma novela romântica, tocante, simpática e inofensiva, mesmo não sendo inesquecível. Os capítulos do meio me envolveram menos do que os iniciais e finais. Gostei do livro quando li há muitos anos... Nívea Maria e Cláudio Cavalcanti defenderam bem seus papéis, ela "o feijão", ele "o sonho". Infelizmente o apagamento da novela apagou junto as performances da maioria do elenco, que nem sequer apareceu nos seis capítulos existentes.

Carregando Publicidade...
½
1
2
3
4
5

Listas com a tv

Ver todas as listas (6)
Quem Ama Cuida A Nobreza do Amor Dona Beja Três Graças Paulo, o Apóstolo
Novelas Brasileiras
por brenegrao
Rosinha do Sobrado A Moreninha Um Rosto de Mulher Eu Compro Esta Mulher O Sheik de Agadir
Novelas Da Globo
por brunoavelardo

Elenco de O Feijão e o Sonho

Mostrar mais (44)
Cláudio Cavalcanti 3 39

Cláudio Cavalcanti

(Campos Lara (Juca))
Nívea Maria 2 49

Nívea Maria

(Maria Rosa)
Aguinaldo Rocha 0 0

Aguinaldo Rocha

(Alonso)
Ana Cristina (I) 0 0

Ana Cristina (I)

(Joana ‘Joaninha’)
André Valli 2 15

André Valli

(Chico Matraca)
Átila Iório 0 14

Átila Iório

(Sebastião)

Se você gostou desta tv, confira também estas aqui: