O Feijão e o Sonho

1976

O Feijão e o Sonho

Média geral 4.0
baseado em 24 votos
Sua avaliação:
salvando

Adaptação do romance homônimo de Orígenes Lessa, a novela mostra a trajetória do poeta Juca Campos Lara (Cláudio Cavalcanti) em busca de seu grande sonho: dedicar-se exclusivamente à poesia. Ele se apaixona por Maria Rosa (Nívea Maria), uma mulher prática que tem dificuldade em compreender a postura sonhadora do rapaz. O feijão e o sonho acompanha a história do casal, do encontro romântico ao problema com os filhos, e discute o contraste entre a vida idealizada pelo poeta e seus problemas cotidianos. Ele é obrigado a trabalhar nas Empresas Elétricas Brasileiras e a dar aula de Matemática. Enquanto Maria Rosa era uma mulher prática, realista, até mesmo dura, preocupada com o sustento da família, Juca era um sonhador, um poeta que vivia do salário de professor, sem maiores ambições na vida a não ser a Literatura. Maria Rosa era o feijão, enquanto Juca era o sonho.
Enquanto Juca e Maria Rosa lutavam pela subsistência com os parcos rendimentos dele, outro casal, muito próximo, conhecia o sucesso financeiro: Gomes (Roberto Bonfim) e Creuza (Lúcia Alves). Ele era um bonachão com tino para negócio que enriquece ao longo da história como comerciante. Amigo de Maria Rosa dos tempos de juventude, Gomes se casou com a prima e melhor amiga dela, Creuza, formando um casal simpático e bem humorado na novela. Maria Rosa sempre usava os amigos como parâmetro nas discussões com o marido Juca, na tentativa de trazê-lo à realidade e fincar os pés no chão.
A trama foi dividida em quatro fases da vida do casal Campos Lara, em ambientes diferentes: em 1925, na cidade de Sorocaba, quando Maria Rosa e Juca, jovens, se conhecem, namoram e se casam; de 1925 a 1927, quando, casados, se mudam para São Paulo e vão morar no bairro do Bixiga; em 1937, em Capinzal, no estado de Santa Catarina; e em 1946 e 1947, novamente na capital paulista, já maduros, com os três filhos crescidos: Irene (Lídia Brondi), Anita (Myrian Rios) e João (Sebastian Archer).

Estreia Brasil:
1976
Outras datas
Denunciar algo errado
Em DVD
Trailers

Comentar: