Reed - México Insurgente

1973

Reed, México insurgente

• Reed, México Rebelde - Portugal

Reed, México Insurgente dramatiza o período em que o jornalista estadunidense, John Reed, foi correspondente de guerra para o jornal The Metropolitan durante quatro meses no ano de 1914, acompanhando in loco a Revolução Mexicana liderada por Pancho Villa e Emiliano Zapata. Mais do que a sua função exigia, Reed ao longo de sua curta vida – 33 anos - sempre demonstrou simpático às ideias revolucionárias, cobrindo inclusive a Revolução Russa, também chamada Revolução de Outubro, na União Soviética em 1917. No México, Reed acompanhou a derrubada do ditador Porfírio Días e as rebeliões camponesas que surgiram em virtude do assassinato do presidente Madero. O filme baseia-se no livro homônimo, primeiro de Reed, e é considerado o primeiro filme mexicano a ser realizado sobre a Revolução.

5 de Janeiro de 1973