Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Ruth Roman

Ruth Roman

Nomes Alternativos: Norma Roman

10Número de Fãs

Nascimento: 22 de Dezembro de 1922 (76 years)

Falecimento: 9 de Setembro de 1999

Lynn, Massachusetts, EUA - Estados Unidos da América

Ruth Roman (Lynn, Massachusetts, 22 de dezembro de 1922 - Laguna Beach, Califórnia, 9 de setembro de 1999) foi uma atriz norte-americana.

Nascida nas cercanias de Boston, Ruth cedo manifestou desejo de representar. Assim, estudou arte dramática e partiu para Hollywood tão logo terminou o colegial. Entre inúmeras figurações, conseguiu um papel de destaque no seriado da Universal A Rainha das Selvas (Jungle Queen, 1945). Em 1949, após excelente atuação dramática no suspense Ninguém Crê em Mim (The Window), teve sua grande oportunidade em O Campeão (Champion, 1949), filme noir estrelado por Kirk Douglas. Dois anos depois, era dirigida por Alfred Hitchcock em Pacto Sinistro (Strangers on a Train, 1951). Outro desempenho importante foi em Região do Ódio (The Far Country, 1954), western protagonizado por James Stewart e dirigido por Anthony Mann.

Ruth também dedicou-se ao teatro, onde fez sucesso ao dar vida à Gittel, personagem da peça "Two for the Seesaw" (br: Dois na Gangorra; pt: Baloiço Para Dois), de William Gibson. A partir dos anos 1960, quando os convites para a tela grande começaram a rarear, voltou-se para a televisão. Apareceu como convidada em várias séries, como I-Spy e Kung Fu, além de ter papéis fixos em outras, como The Long Hot Summer e Knots Landing.

Um fato marcante em sua vida pessoal deu-se em julho de 1956, quando o navio em que se encontrava, Andrea Doria, afundou após colidir com o navio sueco Stockholm, próximo à ilha de Nantucket. Com o pânico que se seguiu, Ruth acabou por se separar de Richard, seu filho de três anos. Recolhida como náufraga, ela só conseguiu reunir-se novamente a ele trinta e seis horas depois, em Nova Iorque.

Ruth foi casada três vezes. Divorciou-se dos dois primeiros maridos, Mortimer Hall (1950-1955), com quem teve seu único filho, Richard, e Budd Burton Moss (1956-1964). Já com Bill Wilson, que desposou em 1974, viveu até o fim de sua própria vida: no dia 09 de setembro de 1999, Ruth faleceu de causas naturais, enquanto dormia, em sua casa na cidade de Laguna Beach, Califórnia. Seu último trabalho à frente das câmeras dera-se dez anos antes, em dois episódios da série de TV Murder She Wrote.