Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Shannen Doherty

Shannen Doherty

Nomes Alternativos: Shannen Maria Doherty

138Número de Fãs

Nascimento: 12 de Abril de 1971 (45 years)

Memphis, Tennessee - Estados Unidos da América

Shannen Doherty nasceu em Memphis, Tennessee, onde viveu até os 7 anos, até sua família se mudar para Los Angeles. Ela é filha de Rosa e Tom Doherty. O sucesso começou cedo, quando foi convidada para séries de TV, incluindo Voyagers!, Father Murphy, e Airwolf.
Em 1982, fez seu primeiro trabalho como dubladora no longa de animação A Rainha Valente. Doherty interpretou Kris Witherspoon, em 46 episódios da série de TV, Our House (1986 à 1988). Um papel que lhe rendeu várias indicações ao Young Artist Awards. Em seguida, ela apareceu em um episódio de Magnum, P.I. e um episódio em Airwolf.
Um grande marco em sua carreira foi o filme Heathers, lançado em 1989, onde desempenhou Heather Duke.
Um grande "papel revelação" de Shannen aconteceu quando ela foi escalada para estrelar como Brenda Walsh na série produzida por Aaron Spelling, Beverly Hills, 90210 em 1990. Em 1991 e 1992 seu papel como Brenda lhe rendeu uma indicação ao Young Artist Awards de Melhor Atriz no Elenco de uma Série de Televisão.

Em 1994, Shannen saiu da série, devido à briga com Tori Spelling, a filha do produtor da série.

Embora a ausência do personagem foi inicialmente descrita como sendo apenas para um ano, ela nunca realmente retornou à série, apesar de ser mencionada ao longo do tempo durante os períodos remanescentes do show.

Em 1998, Aaron Spelling acrescentou Shannen no elenco de outra série de televisão, Charmed, na qual interpretava a protagonista Prue Halliwell, a mais velha de três irmãs que descobrem que são bruxas. Doherty também dirigiu vários episódios.
Em 2001, ao final da terceira temporada, Doherty deixou a série, resultando na morte de sua personagem, e com a introdução da atriz Rose McGowan como a personagem Paige Matthews.
Alegadamente, o motivo de sua saída foi por causa de tensões entre Doherty e a sua colega de elenco Alyssa Milano.
Shannen Doherty foi duas vezes nomeada para o Saturn Awards, por sua interpretação da personagem Prue, em 1999 e 2000, respectivamente. Em 2007, a AOL indicou Prue Halliwell como uma das dez melhores bruxas da história da televisão.
Em 2004, três anos depois de sua partida de Charmed, Doherty atuou como Alexandra Hudson em 11 episódios da curta série de TV North Shore. Mais tarde, em 2005, Doherty estava programada para ser a protagonista no elenco da série de TV Love, Inc. Apesar de ter filmado o piloto original, o episódio não chegou à ir ao ar, pois quando a UPN confirmou a entrada da série na grade da emissora ela saiu do projeto, sendo substituída posteriormente por Busy Philipps. Depois de quatorze anos desde sua última aparição na televisão, como Brenda Walsh, confirmou-se em junho de 2008 que Shannen iria participar do elenco de 90210, uma "continuação" da antiga série Barrados no Baile. Shannen concordou em participar da nova versão, mas, somente como "participação especial" e afirmou que não queria uma longa continuação com o papel. Com esse papel, Shannen participou de 8 episódios, ganhando cerca de US$ 45.000 por episódio.

A atriz já posou duas vezes na revista Playboy, em 1994 e 2003.

Em 2006, Shannen criou o seu próprio reality-show, Breaking Up With Shannen Doherty, para o canal Oxygen. No Brasil, o programa foi ao ar no canal GNT, intitulado Barrados por Shannen Doherty.

Em 1 de março de 2010, foi anunciado que Doherty seria uma das competidororas do programa Dancing with the Stars para a décima temporada. A estréia da temporada foi no dia 22 de março. O profissional Mark Ballas acompanhou Shannen Doherty durante toda a temporada. A dupla foi eliminada no dia 30 de março.[2] Ela queria participar do programa em homenagem ao seu pai, que é fã declarado do programa.

Em 2010, foi confirmado que em novembro Shannen irá lançar sua autobiografia, intitulada Badass