Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Tatiana Issa
16Número de Fãs

Nascimento: 16 de Janeiro de 1974 (43 years)

São Paulo, Brasil

Tatiana Issa é produtora e diretora de cinema e TV. Seu primeiro longa como diretora, Dzi Croquettes, ganhou 20 prêmios Internacionais atingindo o patamar de Documentário mais premiado da história do Brasil. Filha do cenógrafo Américo Issa, Tatiana começou sua carreira de atriz aos 7 anos de idade, tendo hoje um vasto currículo que conta com um grande número de espetáculos e festivais internacionais de teatro e cinema como a produção internacional do espetáculo “A Falecida” de Nelson Rodrigues com direção de Gabriel Vilella em Viena, Áustria. Protagonizou filmes como a co-produção Franco-Brasileira, “Jubiabá” de Jorge Amado com direção de Nelson Pereira dos Santos e o clássico “O Guarani” no qual personificou a heroína Ceci. Hoje seu currículo conta com mais de 18 espetáculos, filmes, novelas e mini-séries tais como “Deus nos Acuda”, “O Fim do Mundo”, “Hilda Furacão”, entre tantos outros.
Tatiana morou em diversos lugares do mundo e teve a oportunidade de estudar teatro, cinema, história da arte, língua e literatura em países como França, Itália, Inglaterra, Áustria, Alemanha e EUA, podendo citar os cursos “Langue et Civilisation Française” na Universidade La Sorbonne em Paris, “Histoire de l’art” na “École du Louvre” Paris, “Master in Italian language and Art History” no instituto "Lorenzo di Médici" em Florença e “Acting master technique” no conceituado "Lee Strasberg Institute" em Nova York.
Tatiana é poliglota e fluente portanto em Português, Inglês, Francês, Italiano, Espanhol e Alemão.
Tatiana estreiou sua carreira de diretora em cinema com o curta americano “Medusa”, selecionado em diversos festivais internacionais como “Golden Lion International Film festival” na África do Sul, “Montreal International film Festival” no Canada, “Atlanta Film Festival/ EUA” rendendo o prêmio de melhor atriz a protagonista, entre outros. Em TV Tatiana teve sua estreia como diretora e produtora com o programa semanal “NY Underground” sobre a Big Apple para as redes de TV Band e CNT de 2004 a 2006.
O primeiro longa da diretora, Dzi Croquettes, participou de mais de 55 festivais internacionais, como Palm Springs International Film Festival, HBO International Film Festival, TRIBECA Film Doc series, Bangkok Int’l Film Festival, MoMA, entre tantos outros, ganhando 20 prêmios de Melhor Documentário entre Torino, Los Angeles, Londres, San Francisco, Rio e São Paulo.
Tatiana já carrega 20 prêmios como diretora e produtora, seu longa, Dzi Croquettes ganhou recentemente os prêmios de Melhor Documentário pelo voto popular e Melhor Montagem pelo Juri Oficial no Grande Prêmio Brasileiro de Cinema da Academia Brasileira de Cinema e o prêmio de Melhor Filme no Grande Prêmio ACIE da Associação de Correspondentes de Imprensa Estrangeira o equivalente ao Globo de Ouro no Brasil. Dzi Croquettes é também responsável pelo fato histórico de ganhar ambos os prêmios de Melhor Documentário pelo Voto Popular e pelo Juri Oficial (pela primeira vez na história do Festival) no Festival do Rio 2009 (Rio de Janeiro International Film Festival) e igualmente ganhando os prêmios de Melhor Documentário - Prêmio do Itamaraty e Melhor Documentário - Voto Popular na 33° Mostra Internacional de São Paulo (São Paulo Int'l Film Festival) além de prêmios internacionais no Festival de TORINO, Italia, 34 Frameline Int'l Film Festival em São Francisco, LABRFF 2010 em Los Angeles, USA, entre outros.
O filme Dzi Croquettes foi dirigido e produzido por Tatiana Issa e Raphael Alvarez, em uma coprodução da TRIA Productions & Canal Brasil com distribuição no Brasil pela Imovision.