Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Tom Savini

Tom Savini

Nomes Alternativos: Thomas Vincent Savini

345Número de Fãs

Nascimento: 3 de Novembro de 1946 (70 years)

Pittsburgh, Pennsylvania - Estados Unidos da América

Enquanto jovem, já gostava de cinema, mas foi a biografia de Lon Chaney Jr. intitulada Man of a Thousand Faces (1957), estrelado por James Cagney, que mudou a vida do menino. A vontade e a curiosidade na criação de efeitos especiais fez com que Tom passasse horas dentro do banheiro testando maquiagens e fazendo "coisas horríveis" com sua face enquanto as outras crianças brincavam de coisas normais na rua. Savini cresceu e foi na escola que conheceu George A. Romero, principal precursor de sua carreira, quando este procurava atores para um filme chamado "Whine of the Fawn". Tom chegou a fazer teste de cena no estúdio da produtora de Romero, mas o filme nunca foi realizado. Alguns anos depois em 1968, Savini ficou sabendo que Romero estava produzindo um filme de zumbis que futuramente ganharia o título de A NOITE DOS MORTOS VIVOS. Então ele procurou o diretor com seu portifólio se oferecendo para fazer os efeitos especiais e Romero teria utilizado os trabalhos dele não fosse pelo fato de que Tom havia se alistado no exército e foi convocado para a guerra no Vietnã como fotógrafo de combate, ficando por lá cerca de dois anos. Mas mesmo longe das lentes das câmeras Savini continuava a desenvolver suas técnicas de maquiagem e freqüentemente assustava os vietnamitas aparecendo maquiado como um "monstro".

De volta aos Estados Unidos, Tom Savini começa a trabalhar nos filmes com uma filosofia que seguiu sua vida profissional: "Quanto mais você faz, mais você tem a fazer" e assim esteou elaborando os efeitos e maquiagem das produções Deathdream, do diretor Bob Clark - futuro comandante de Black Christmas e PORKY'S - e Deranged, baseado na história de Ed Gein (ambos de 1974). No ano seguinte enquanto ele fazia um papel na Carolina do Norte, o maquiador multi-uso recebia um estranho telegrama de George Romero: "Ele dizia que estava 'começando a pensar em algumas maneiras de matar pessoas'", disse Tom em entrevista. Essa comunicação iniciava um meticuloso processo de criação que renderia DESPERTAR DOS MORTOS, onde Savini além de trabalhar nos efeitos, também foi ator e dublê. Sobre a experiência, uma frase do próprio profissional não poderia ser mais esclarecedora: "A vida real era muito chata se comparada com estar no set de Dawn of the Dead".

Em 1990 arriscou-se na cadeira de diretor de um longa metragem e pegou um grande desafio logo de cara, o remake do clássico absoluto A NOITE DOS MORTOS VIVOS. Como ator, Tom fez participações em praticamente todos os filmes que se envolvia nos efeitos, porém se tornou cult após a marcante participação como o motoqueiro 'Sex Machine' em UM DRINK NO INFERNO (1996). De ponta em ponta Savini se entregou a produções variadas de baixo orçamento - o que demonstra que o status não diminuiu sua humildade, ao contrário de diversos outros atores "estrelados" - exceções feitas ao remake de DESPERTAR DOS MORTOS, MADRUGADA DOS MORTOS (2004) em um pequeno papel como o xerife e "reprizando" seu famoso personagem motoqueiro no filme TERRA DOS MORTOS (2005) de George Romero.