Dirigido por
Data de lançamento
22 Nov. 1978Duração
Doris e George, um casal de amantes, mantêm um caso por mais de 25 anos, mas com uma peculiaridade: se encontram apenas um fim de semana por ano. No decorrer deste relacionamento é traçado um perfil das mudanças ocorridas na América desde o início dos anos 50.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Ainda processando o tanto que esse filme me pegou, mas já deixando registrado que esse tipo de conexão, esse “estar à vontade na companhia de alguém”, se sentir e fazer o outro se sentir especial, são coisas raras da vida.
A forma como a história é apresentada é totalmente fora do comum, com a passagem do tempo, mostrando a evolução dos personagens refletidos pela mudança na própria sociedade, isso é ainda mais latente na personagem dela e em alguns momentos se torna hilário.
O sentimentalismo entre os personagens é cativante, assim como a boa dinâmica entre eles.
Tudo embalado pela bela canção "The Last Time I Felt Like This" fica ainda melhor, e a música já entrou para a minha lista de favoritos.
“Eu voltei, e vou continuar voltando todo ano até que nossos ossos fiquem frágeis demais para arriscar contato."
Às vezes, mesmo contra todas as possibilidades e dificuldades da vida, o maior ato de amor por uma pessoa é voltar, é permanecer, é ficar.
Assistido novamente em 18 de agosto de 2026.
Nota: 9/10
Eu gosto muito das direções do Mulligan justamente por ele ser quem ele realmente é. Nada artificial demais,sempre com aquela melancolia envolvendo os personagens e é muito difícil o espectador mais sentimental não se conectar com aquilo que ele faz.
O grande barato do filme é justamente ir direto ao ponto. Já começa com a casinha à beira-mar,aquele clima fantástico e uma trilha sonora melancólica. Pacote completo pra felicidade. Muita simplicidade e amor recíproco. Filmado em Little River,Califórnia,o filme reserva os bons momentos na área externa e acompanhado pela belíssima canção "The Last Time I Felt Like This".
O filme contado em escala dos anos é simplesmente magistral. Iniciando em 1951 e a cada nova cena,cada novo ano que o casal se encontra,os intervalos trazem fatos marcantes de cada ano e em alguns desses intervalos,alguns filmes clássicos que melhora ainda mais a sessão.
De acordo que ambos se encontram,a intimidade aumenta. Os diálogos começam a ficar mais afiados e todas as dúvidas são tiradas,principalmente sobre o companheiro de cada um. Começam a falar dos filhos,dos planos quando estão longe e por aí vai... A interação também aumenta muito com várias situações divertidas surgindo,começam a falar de seus defeitos e situações engraçadas sobre a vida. Mas tudo isso,sem deixar de se olharem apaixonados,parecendo dois bobos.
Em um encontro e outro sempre surge uma nova surpresa,em alguns ela fica grávida,em outros,algumas perdas do lado dele. Mas os encontros sempre rendem grandes momentos,um deles é um jantar do casal onde no restaurante toca "Garota de Ipanema". Outro fato curioso é um diálogo entre eles onde o homem fala sobre uma mulher que tinha feito xixi no tapete em um encontro deles,essa cena foi totalmente espontânea,Alda estava fazendo apenas uma referência à "O Exorcista",filme que Burstyn tinha protagonizado anos antes.
George é muito detalhista.Tudo ele lembra,tudo ele sabe e em certo momento,Doris fica completamente embasbacada com toda essa qualidade do amante. E a forma em que ele olha pra ela,elogia ela nesses encontros é algo único,em algum momento ela fala que isso já tinha morrido há muito tempo em seu casamento. O final é perfeitamente lindo,a trilha sonora insistente começa a tocar e o casal fechando o filme com um beijo memorável ao fim do dia,com direito ao por-do-sol servindo como pano de fundo. É de uma lindeza sem tamanho.
Revendo,vejo como um conto tão simples de amor pode mexer tanto com uma pessoa quando bem contada. Algo que foge da ficção,em algum momento George até fala sobre isso: "quantos e quantos casais já não viveram o que estamos vivendo aqui"...
Sem palavras!
>Revisto em 17 de Agosto de 2026
01.01.1986
30.01.2024
Amor de amantes , uhuuuu <3