Quase ninguém tinha ouvido falar no Odessa Permian High Panthers, um time amador de futebol americano. E realmente não havia nenhum motivo para que eles fossem famosos. O Odessa era um time igual a centenas de outros espalhados pelos EUA. Porém, quando o treinador Gary (Billy Bob Thornton) decidiu fazer o possível e o impossível para levar a sua modesta equipe às finais do campeonato estadual do Texas, teve início uma saga de luta e superação que encantou a América, e que provocou até a realização deste filme, baseado em fatos reais. Motivando seus atletas e trabalhando exaustivamente conceitos de honra, lealdade e coragem, Gary não sabia que estava se tornando um exemplo para toda uma geração, e mal tinha idéia da empreitada que ainda estava por vir.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
FRIDAY NIGHT LIGHTS
Direção: Peter Berg
Ano: 2004
Assistido em: 24/01/2026
Mesmo não conhecendo e não me interessando em nada por futebol americano, eu decidi dar uma oportunidade a este filme porque sou, acima de tudo, um apreciador do bom cinema. Durante muitos anos, escutei falarem muito bem tanto dele quanto da série que foi feita pela mesma equipe. Então, querendo ou não, foi inevitável chegar aqui com algumas expectativas, o que obviamente é um erro tremendo, já que você passa a esperar algo que pode acontecer ou não. No meu caso, eu esperava por um filme, no mínimo, divertido, e não foi bem isso que encontrei.
Em Odessa, no Texas, o futebol americano escolar domina a vida da cidade. O treinador Gary Gaines conduz o Permian Panthers, onde Boobie Miles é a principal promessa. Uma lesão grave encerra sua temporada e obriga o time a se reorganizar. Mike Winchell assume a liderança em campo enquanto lida com problemas familiares. Entre jogos decisivos, rivalidades e cobranças públicas, os garotos enfrentam pressão constante e precisam manter o foco para buscar o campeonato estadual até o fim do ano.
Filmes de esporte, em geral, precisam ser daqueles que mexem com o público, que despertam emoções, que nos façam torcer, vibrar e acompanhar os personagens até a vitória. Infelizmente, eu não tive nenhuma dessas sensações ao assistir a este. Ele me soou extremamente engessado e frio, não consegui criar empatia pelos personagens. Outro ponto é que a linha narrativa está centrada na equipe daquela pequena cidade, o que faz com que não exista um protagonista específico. Vamos acompanhando pedaços da vida de um e de outro, mas nenhum deles chega a oferecer uma experiência completa.
O longa é bem filmado, a trilha sonora é boa e a fotografia é bonita, mas é aquilo: o drama já é bastante conhecido, clichê, mesmo sendo inspirado em uma história real. Temos essa cidade fanática pelo esporte, que é tratado como algo vital, mas que não parece ter mais nenhum outro ponto de interesse, como se o futebol americano fosse o único assunto local, e isso não agrega muito ao roteiro. No fim, o filme funciona como um retalho, em que algumas partes dão certo e outras não. E justamente a que mais deveria funcionar, a história, a narrativa, é a que mais fica devendo. Não pesquisei a história original, mas ao menos o desfecho traz algum grau de originalidade em vista as produções do gênero.
Por um tempo, tive curiosidade em assistir à série Friday Night Lights, e lendo comentários sobre a produção de 2004 percebi que há quase uma unanimidade em afirmar que a série é melhor. Isso é natural, já que ela dispõe de mais tempo para desenvolver personagens e conflitos. Ainda assim, confesso que o filme acabou sendo um banho de água fria. Se um dia eu pensei em assistir à série, já desisti. E como o tempo é tão escasso para dedicar a algo que se considera apenas mediano, creio que, em relação a essa história, eu vou ficando por aqui.
Um ótimo drama esportivo, conta a história de um time amador de futebol americano de Odessa, uma cidade do interior do Texas, que, contando com o empenho e competência de seu treinador, conseguiu o feito de chegar à final do campeonato estadual do ano de 1988, tornando-se um exemplo de dedicação e superação para toda uma geração.
Muito impactante a paixão dos moradores pelo futebol local, contudo o “espírito esportivo” que deve nortear a prática do futebol como condição suprema, foi ignorado em algumas cenas, devido o excesso de xingamentos e ofensas, ameaças e falta de respeito, quando se tenta colocar o desempenho perfeito e a vitória acima de tudo, a qualquer custo.
Não é por aí. O esporte é dedicação, entrega, concentração, disciplina, e tudo mais, porém não deixa de ser esporte (ainda mais quando “esporte amador”), e ainda que num ambiente extremamente competitivo as regras do respeito e da camaradagem devem prevalecer sempre.
Nota 7.
Eu gosto muito de futebol americano, então assisti com muita boa vontade, mas não curti como filme. Falha em desenvolver personagens, falha em construir emoção... depois do primeiro plot-twist tudo meio que só vai indo... Ainda bem que veio a série pra compensar. Porém, Billy Bob Thornton faz um bom coach Gaines aqui.
Resolvi assistir depois de alguns anos após ter finalizado a série que é incrivelmente ótima e uma das melhores que já assisti. Deu pra matar um pouquinho da saudade e nostalgia, mas o filme de longe chega aos pés da série.
Brad Leland sempre marcando presença nesse arco.
Independente de qualquer coisa no filme que não agrade a todos, esse filme foi o primeiro que assisti de futebol americano e foi o que fez eu gostar desse grande esporte.