Flanar com Fellini por Roma, desmontando sua história, revisitando suas memórias (as dele e as da própria cidade), envolvendo-se num espaço sensível do ver, construção poética para o pensar. Crítico, satírico, irônico, perplexo, capaz de produzir o belo no feio, o tormento com a beleza. Uma ótima escolha para um sábado de aleluia: ver, criticamente, o olhar absorto de uma igreja católica sob o desfile alienante de sua própria moda. Palmas para o mestre Fellini. Sempre.
Após uma pausa nos filmes e depois de ter visto o entediante "Caminhos da Floresta", retorno a meu lazer com o argentino "Nove Rainhas", indicação do amigão Tulio Carneiro... Fiquei chateado porque, sem tempo, o filme me obriga a vê-lo novamente, de tão inverosímel e novelesco é o seu final... que saber, vou ver de novo não... quem quiser que veja e me diga a real sequência dos fatos... aff...
Mais de cinco milhões de possibilidades de recepção para esse filme. Cinco milhões, não. Infinitas. Infinidade quântica. Nós. Nós que se encontram numa rede vertiginosa de incompreensão e incoerência. O filme é coerente? Bom, é necessário ver.
Um drama bem feito, naquele sentido mais clássico da palavra, ainda faz valer a pena uma grande quantidade de filmes da indústria americana. Selecionar pérolas nesse emaranhado de coisa igual é um exercício árduo, que às vezes não to mesmo disposto a enfrentar. "The Immigrant" (prefiro o titulo original, e o título em português pode cair como uma metáfora do próprio cinema americano) cambaleia na tentativa de ser uma dessas pérolas...
PS: Adoro Marion Cotillard (e por isso que me interessei no filme), mas quem rouba a cena é Joaquin Phoenix. A cena final é linda demais... enfim...
Demorei pra ver, mas enfim chegou o dia. Que espetáculo visual! Quão vertiginoso é o discurso do Von-Trier nessa obra. O pensamento se revira e os signos perdem-se na leitura alegórica: outros acontecimentos se operam... um soco no estômago, no cérebro e nas certezas... Que bom foi ver com Bruno Prata e sacar as múltiplas referências bíblicas em cena. Palmas para Charlotte Gainsbourg: putz! que atriz...
Continuando a imersão ocasional por filmes com tom profético: o Bárbaro "Leviathan" arrancou-me suspiros presos que extrapolam o drama clássico. Imagens sublimes de uma natureza cinza, rasgadas por um controle sobre-humano da noção de passado, presente e futuro. A passagem bíblica sobre Jó retorna como um mistério revelador sobre as mensagens ocultas nessa obra. Aplausos de pé para o cinema russo!
Roma de Fellini
4.1 65 Assista AgoraFlanar com Fellini por Roma, desmontando sua história, revisitando suas memórias (as dele e as da própria cidade), envolvendo-se num espaço sensível do ver, construção poética para o pensar. Crítico, satírico, irônico, perplexo, capaz de produzir o belo no feio, o tormento com a beleza. Uma ótima escolha para um sábado de aleluia: ver, criticamente, o olhar absorto de uma igreja católica sob o desfile alienante de sua própria moda. Palmas para o mestre Fellini. Sempre.
E vamos à queimação de Judas...
Donnie Darko
4.2 3,8K Assista AgoraDonnie: Por que você veste essa estúpida fantasia de coelho?
Frank: Por que você veste essa estúpida fantasia de homem?
.......
não dá pra comentar esse filme. é preciso ver. ou tentar ver.
Nove Rainhas
4.2 463 Assista AgoraApós uma pausa nos filmes e depois de ter visto o entediante "Caminhos da Floresta", retorno a meu lazer com o argentino "Nove Rainhas", indicação do amigão Tulio Carneiro... Fiquei chateado porque, sem tempo, o filme me obriga a vê-lo novamente, de tão inverosímel e novelesco é o seu final... que saber, vou ver de novo não... quem quiser que veja e me diga a real sequência dos fatos... aff...
PS: essa não é uma crítica ruim ao filme..
Coerência
4.1 1,3K Assista AgoraMais de cinco milhões de possibilidades de recepção para esse filme. Cinco milhões, não. Infinitas. Infinidade quântica. Nós. Nós que se encontram numa rede vertiginosa de incompreensão e incoerência. O filme é coerente? Bom, é necessário ver.
Era Uma Vez em Nova York
3.5 296 Assista AgoraUm drama bem feito, naquele sentido mais clássico da palavra, ainda faz valer a pena uma grande quantidade de filmes da indústria americana. Selecionar pérolas nesse emaranhado de coisa igual é um exercício árduo, que às vezes não to mesmo disposto a enfrentar. "The Immigrant" (prefiro o titulo original, e o título em português pode cair como uma metáfora do próprio cinema americano) cambaleia na tentativa de ser uma dessas pérolas...
PS: Adoro Marion Cotillard (e por isso que me interessei no filme), mas quem rouba a cena é Joaquin Phoenix. A cena final é linda demais... enfim...
Anticristo
3.5 2,2K Assista AgoraDemorei pra ver, mas enfim chegou o dia. Que espetáculo visual! Quão vertiginoso é o discurso do Von-Trier nessa obra. O pensamento se revira e os signos perdem-se na leitura alegórica: outros acontecimentos se operam... um soco no estômago, no cérebro e nas certezas... Que bom foi ver com Bruno Prata e sacar as múltiplas referências bíblicas em cena. Palmas para Charlotte Gainsbourg: putz! que atriz...
O Porco Espinho
4.3 366Uma madrugada de insonia me deu esse presente.... que coisa linda...
Leviatã
3.8 299 Assista AgoraContinuando a imersão ocasional por filmes com tom profético: o Bárbaro "Leviathan" arrancou-me suspiros presos que extrapolam o drama clássico. Imagens sublimes de uma natureza cinza, rasgadas por um controle sobre-humano da noção de passado, presente e futuro. A passagem bíblica sobre Jó retorna como um mistério revelador sobre as mensagens ocultas nessa obra. Aplausos de pé para o cinema russo!
Tango
3.8 37 Assista Agora“O passado é indestrutível. Mais cedo ou mais tarde as coisas retornam…e uma delas é o plano de destruir o passado”
Jorge Luis Borges
Adorei o show de imagens e metalinguagem!