belo berro censurado de um "terremoto clandestino que sismógrafo algum registrou" (Jairo Ferreira sobre os filmes da Belair na Folha de São Paulo em 1979)
"os girinos terroristas se recusaram a virar sapos foram à luta contra a tirania do nitrogênio Enquanto isso, na casa de Rana Tigrina os sapos alertavam os girinos da sua verdadeira natureza"
"Um homem violento é um fora da lei. 100 são um bando, 100 mil são um exército. Este é o ponto, superar o confinamento da violência individual, que é um crime, para chegar à de massa. Isso é história." Professor Fletcher
Tragicômico longa metragem baseado na novela de Osvaldo Soriano sobre o enfrentamento entre peronistas de esquerda e de direita durante o início do último governo peronista, em 1974. Importantíssimo para aqueles que desejam entender a história argentina recente.
Lindo filme! Um poema pedagógico libertário. Foi emocionante exibir ele em uma aula de um curso de pedagogia na véspera do segundo turno das últimas eleições.
Belíssimo! Explora de maneira muito honesta as contradições da Revolução Cultural e, assim, nos presenteia com cenas lindíssimas. Destaco todo o flerte com Mi Lan e a cena da briga de gangues em um beco de Beijing ao som da Internacional <3
"O sexo em Salò é uma representação, ou metáfora, dessa situação: a que vivemos nesses anos: o sexo como obrigação e feiura. […] Além da metáfora da relação sexual (obrigatória e feia) que a tolerância do poder consumista faz viver nesses anos, todo o sexo que há em Salò (e há nele numa quantidade enorme) é também a metáfora da relação do poder com aqueles que lhe estão submetidos. Em outras palavras, é a representação (talvez onírica) daquilo que Marx chama de mercantilização do homem: a redução do corpo a uma coisa (através da exploração). Assim, o sexo é chamado a desempenhar no meu filme um papel metafórico horrível. […] Os meus 120 dias de Sodoma desenvolvem-se em Saló no ano de 1944, e em Marzabotto. Tomei como símbolo daquele poder que transforma os indivíduos em objetos […] o poder fascista e, no caso específico, o poder republicano. Mas trata-se, precisamente, de um símbolo. […] Na realidade deixo em todo o filme uma ampla margem branca, que dilata aquele poder arcaico, tomado como símbolo de todo poder, com todas as suas formas possíveis abertas à imaginação. […] No poder - em qualquer poder legislativo e executivo - existe algo de bestial. Seu código e sua práxis nada mais são que a sanção e a atualização da mais primordial e cega violência dos fortes contra os fracos, isto é, digamos mais uma vez, dos exploradores contra os explorados. […] A anarquia é desesperada, idílica e, sobretudo hoje, eternamente irrealizada. Enquanto que a anarquia do poder se concretiza com a maior facilidade em artigos de código e na práxis (PASOLINI, 1975, Autointervista)
Citado por Luiz Nazário em: "Sodomia e Fascismo segundo Pasolini". Disponível em: <https://www.academia.edu/27696527/Luiz_Nazario_-_Sodomia_e_fascismo_segundo_Pasolini_2015_ >
Libelu - Abaixo a Ditadura
3.9 7PARA A LIBERDADE E LUTA
Paulo Leminski
me enterrem com os trotskistas
na cova comum dos idealistas
onde jazem aqueles
que o poder não corrompeu
me enterrem com meu coração
na beira do rio
onde o joelho ferido
tocou a pedra da paixão
Torre de Marfim: A Crise Universitária Norte-Americana
3.9 14 Assista AgoraOcupar e Resistir
Sem Essa, Aranha!
4.0 63belo berro censurado de um "terremoto clandestino que sismógrafo algum registrou" (Jairo Ferreira sobre os filmes da Belair na Folha de São Paulo em 1979)
Vá e Veja
4.5 755 Assista Agoraa guerra
O Desafio
3.9 19 Assista Agora"mas eu não posso estar em paz quando eu tô precisando tanto de guerra"
Om Dar-B-Dar
3.7 4"os girinos terroristas se recusaram a virar sapos
foram à luta contra a tirania do nitrogênio
Enquanto isso, na casa de Rana Tigrina
os sapos alertavam os girinos da sua verdadeira natureza"
Que doidera, bicho...
Você Não Estava Aqui
4.1 242 Assista Agora"There is no love in this world anymore"
I believe - Buzzcocks
Um Toque de Pecado
3.8 63Jia Zhang-Ke é outro patamar!
Bacurau
4.3 2,7K Assista Agora"Tanta vida pra viver
Tanta vida a se acabar
Com tanto pra se fazer
Com tanto pra se salvar
Você que não me entendeu
Não perde por esperar"
Réquiem para Matraga - Geraldo Vandré
Quando os Brutos se Defrontam
3.8 11"Um homem violento é um fora da lei. 100 são um bando, 100 mil são um exército. Este é o ponto, superar o confinamento da violência individual, que é um crime, para chegar à de massa. Isso é história." Professor Fletcher
No Habrá más Penas ni Olvido
3.7 1Tragicômico longa metragem baseado na novela de Osvaldo Soriano sobre o enfrentamento entre peronistas de esquerda e de direita durante o início do último governo peronista, em 1974. Importantíssimo para aqueles que desejam entender a história argentina recente.
A Língua das Mariposas
4.2 216 Assista AgoraLindo filme! Um poema pedagógico libertário. Foi emocionante exibir ele em uma aula de um curso de pedagogia na véspera do segundo turno das últimas eleições.
Nosferatu
4.1 628 Assista AgoraQuem viu exibição do Nosferatu com a Orquestra da Petrobras no Ibirapuera? <3 <3 <3
In the Heat of the Sun
4.4 5Belíssimo! Explora de maneira muito honesta as contradições da Revolução Cultural e, assim, nos presenteia com cenas lindíssimas. Destaco todo o flerte com Mi Lan e a cena da briga de gangues em um beco de Beijing ao som da Internacional <3
A Missão
3.8 225Filme riquíssimo para o debate em aulas de História, justamente por seus problemas. Agora, a trilha sonora merece todo o destaque mesmo. Um clássico.
Hereditário
3.8 3,0K Assista AgoraTerror Classe A
Salò, ou os 120 Dias de Sodoma
3.2 1,0K"o que é golden shower?" BOLSONARO, Jair
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Salò, ou os 120 Dias de Sodoma
3.2 1,0K:o
"O sexo em Salò é uma representação, ou metáfora, dessa situação: a que vivemos nesses anos: o sexo como obrigação e feiura. […] Além da metáfora da relação sexual (obrigatória e feia) que a tolerância do poder consumista faz viver nesses anos, todo o sexo que há em Salò (e há nele numa quantidade enorme) é também a metáfora da relação do poder com aqueles que lhe estão submetidos. Em outras palavras, é a representação (talvez onírica) daquilo que Marx chama de mercantilização do homem: a redução do corpo a uma coisa (através da exploração). Assim, o sexo é chamado a desempenhar no meu filme um papel metafórico horrível. […] Os meus 120 dias de Sodoma desenvolvem-se em Saló no ano de 1944, e em Marzabotto. Tomei como símbolo daquele poder que transforma os indivíduos em objetos […] o poder fascista e, no caso específico, o poder republicano. Mas trata-se, precisamente, de um símbolo. […] Na realidade deixo em todo o filme uma ampla margem branca, que dilata aquele poder arcaico,
tomado como símbolo de todo poder, com todas as suas formas
possíveis abertas à imaginação. […] No poder - em qualquer poder legislativo e executivo - existe algo de bestial. Seu código e sua práxis nada mais são que a sanção e a atualização da mais primordial e cega violência dos fortes contra os fracos, isto é, digamos mais uma vez, dos exploradores contra os explorados. […] A anarquia é desesperada, idílica e, sobretudo hoje, eternamente irrealizada. Enquanto que a anarquia do poder se concretiza com a maior facilidade em artigos de código e na práxis (PASOLINI, 1975, Autointervista)
Citado por Luiz Nazário em: "Sodomia e Fascismo segundo Pasolini". Disponível em: <https://www.academia.edu/27696527/Luiz_Nazario_-_Sodomia_e_fascismo_segundo_Pasolini_2015_ >
Eles Não Usam Black-Tie
4.3 286"Tião, você ficou sendo merda, percebeu?" <3
Eu, Daniel Blake
4.3 532 Assista AgoraFantástico e urgente em tempos de reforma da previdência no Brasil.
A Batalha de Argel
4.4 82 Assista AgoraClássico do cinema político!!
11 de Setembro
3.6 45O inglês sobre o 11 de setembro chileno é demais!!