Focando no filme enquanto FILME e não usando ele como bastão político pra bater em ninguém Edit: MDS escrevi a crítica e ficou um textão kkkkk Edit 2: Ok, eles colocaram biografia no gênero do filme. Droga, esqueçam o que eu disse a respeito disso. Eu gostaria de pensar que foram tomadas liberdades artísticas.
É necessário lembrar que o filme não se compromete (nem mesmo se vende) enquanto cinebiografia, nem como retrato histórico exato e impecável. A única coisa que o filme deixa claro é que foi INSPIRADO na biografia de Marighella apenas. E aí eu posso citar pelo menos 10 filmes que foram inspirados em biografias e não foram historicamente precisos ou factualmente exatos (Bohemian Rhapsody, aquele abraço!). É comum tomar liberdades artísticas durante a produção de um longa metragem. Vida que segue...
Eu gostei do filme. No roteiro alguns diálogos pareceram engessados, algo que o Wagner Moura deveria ter notado enquanto dirigia... Eu "relevo" porque esse é o primeiro longa dirigido por ele, e diretores principiantes tendem a cometer erros, e ele nem cometeu muitos com esse filme. O jogo de câmera, a fotografia, as transições de cenas, são muito boas e bem pensadas. O recurso de câmera na mão coloca o espectador na agonia e na confusão da cena, quase puxa para dentro da tela. Com certeza o Wagner aprendeu muito com José Padilha, pois esse estilo de direção a gente viu em Tropa de Elite e em alguns episódios de Narcos (seriam Wagner Moura e José Padilha a versão brasileira de Scorsese e DiCaprio? kkkk)
As atuações são muito boas. A Adriana Esteves parece apagada, mas isso acontece porque estamos acostumados com ela fazendo boas vilãs, e o papel pede menos dela. Henri Capri e Humberto Carrão interpretaram da forma mais natural, os personagens deles eram bem críveis e menos "palestrinhas". Seu Jorge... A atuação do Seu Jorge me confunde, as vezes eu acho ele um bom ator, as vezes acho que ele interpreta o mesmo personagem... Preciso ver mais filmes com ele, confesso.
Mas o Bruno Gagliasso e o Jorge Paz roubaram o filme. Você não precisa de uma fala do Bruno Gagliasso pra saber quem é o personagem dele, e o que ele é capaz de fazer. E eu me vi envolvida demais com o drama do personagem do Jorge Paz, tal era a naturalidade dele em cena.
Pelo que eu percebi, os personagens do filme receberam nomes diferentes das pessoas que realmente os inspiraram. Mas como gosto de estudar sobre a história, eu fui rever a história de Frei Tito e Frei Betto (conhecidos pelo livro e filme "Batismo de Sangue") na internet, e fiquei com a impressão dos dois freis que entregaram Marighella sob tortura foram eles.
Alguém mais teve essa impressão? Alguém se arrisca a afirmar?
Enfim... Assisti, e irei assistir novamente quando for lançado (se tudo der certo) em novembro.
Então... Eu não achei o filme tão ruim quanto dizem.
Concordo que ele fica muito no "quase" e não engrena nem pro terror nem pro mutante a sério, mas é divertidinho, as vezes engraçadinho, alguns sustos de leve me pegaram.
Pra mim o filme começou a desandar a partir do momento em que
Chineses interpretando japoneses e falando inglês, pouco ou quase nenhum compromisso com a verdade e com fatos históricos, sem falar na falta de respeito do autor do livro com a gueixa que ele entrevistou...
Mas ainda assim é meu filme de "ficar triste": toda vez que eu estou triste, eu assisto esse filme pra me deslumbrar com o roteiro e com os cenários e com a trilha sonora, e ficar um pouco menos triste.
Senti que o filme se arrasta em alguns momentos, mas na maior parte do tempo a trama anda e te leva com ela. Tomei vários sustos (nenhuma novidade, me assusto fácil kkk), esperei o tal plot twist que não veio. E ainda bem que não veio. Se o filme é bom ou ruim, depende de como você o assiste e do quanto você vai se identificar com a personagem principal.
O final desse filme, pra mim, se resume a uma palavra:
1. Edição e mixagem de som bagunçadas 2. Atuações ruins 3. Fotografia pouco atrativa
Dá pra perdoar dois desses problemas pois o filme é "independente" e não recebeu muitos patrocinios (se é que recebeu algum), apenas as atuações que não são perdoáveis.
O vilão sofreu com o problema do som e da fotografia. Em alguns momentos ele assusta, em outros nem tanto.
Porém, o filme também tem seus acertos:
1. A história prende, e o tempo inteiro ficamos curiosos para saber o que aconteceu com o Vini, onde ele está e se ele vai voltar. 2. O trabalho dos atores locais chega a ser superior ao dos atores de fora, com personagens carismáticos e muito engraçados. 3. Eu gostei do recurso que usaram para "cortar" gastos, colocando animações em partes do filme para ajudar a contar a história e ilustrar cenas que precisariam ser melhor editadas. 4. Quem gosta de jump scare, nesse filme tem alguns bem colocados e bem aproveitados.
Acredito que com mais investimento, o filme teria ficado melhor, perdendo a cara de documentário e ganhando mais cara de filme de terror.
Kurt Russell começa parecendo um morto vivo e depois que começa a atuar de verdade. Passei metade do filme triste achando que o resto do elenco inteiro atuava melhor que o protagonista kkk
Esse filme é a prova do quanto a Academia está muito fechada nas animações Disney/Pixar/Dreamworks.
Particularmente, penso que, ao premiar uma animação, além da beleza, do roteiro, dos trabalhos de dubladores, se deve observar o trabalho da direção e criação de storyboard. E literalmente, Com Amor Van Gogh apresenta uma obra de arte em cada storyboard, além dos demais aspectos da animação que são bons, para não falar impecáveis. O filme é emocionante, tocante, e o melhor, torna a arte de um dos maiores pintores da história, acessível e compreensível ao público comum.
Teria sido bonito ver esse longa ser premiado com um Oscar. Infelizmente, vai levar algum tempo para a Academia abrir a cabeça limitada.
Marighella
3.9 1,1K Assista AgoraFocando no filme enquanto FILME e não usando ele como bastão político pra bater em ninguém
Edit: MDS escrevi a crítica e ficou um textão kkkkk
Edit 2: Ok, eles colocaram biografia no gênero do filme. Droga, esqueçam o que eu disse a respeito disso. Eu gostaria de pensar que foram tomadas liberdades artísticas.
É necessário lembrar que o filme não se compromete (nem mesmo se vende) enquanto cinebiografia, nem como retrato histórico exato e impecável. A única coisa que o filme deixa claro é que foi INSPIRADO na biografia de Marighella apenas. E aí eu posso citar pelo menos 10 filmes que foram inspirados em biografias e não foram historicamente precisos ou factualmente exatos (Bohemian Rhapsody, aquele abraço!). É comum tomar liberdades artísticas durante a produção de um longa metragem. Vida que segue...
Eu gostei do filme. No roteiro alguns diálogos pareceram engessados, algo que o Wagner Moura deveria ter notado enquanto dirigia... Eu "relevo" porque esse é o primeiro longa dirigido por ele, e diretores principiantes tendem a cometer erros, e ele nem cometeu muitos com esse filme. O jogo de câmera, a fotografia, as transições de cenas, são muito boas e bem pensadas. O recurso de câmera na mão coloca o espectador na agonia e na confusão da cena, quase puxa para dentro da tela. Com certeza o Wagner aprendeu muito com José Padilha, pois esse estilo de direção a gente viu em Tropa de Elite e em alguns episódios de Narcos (seriam Wagner Moura e José Padilha a versão brasileira de Scorsese e DiCaprio? kkkk)
As atuações são muito boas. A Adriana Esteves parece apagada, mas isso acontece porque estamos acostumados com ela fazendo boas vilãs, e o papel pede menos dela. Henri Capri e Humberto Carrão interpretaram da forma mais natural, os personagens deles eram bem críveis e menos "palestrinhas". Seu Jorge... A atuação do Seu Jorge me confunde, as vezes eu acho ele um bom ator, as vezes acho que ele interpreta o mesmo personagem... Preciso ver mais filmes com ele, confesso.
Mas o Bruno Gagliasso e o Jorge Paz roubaram o filme. Você não precisa de uma fala do Bruno Gagliasso pra saber quem é o personagem dele, e o que ele é capaz de fazer. E eu me vi envolvida demais com o drama do personagem do Jorge Paz, tal era a naturalidade dele em cena.
Eu fiquei com uma dúvida: (spoiler)
Pelo que eu percebi, os personagens do filme receberam nomes diferentes das pessoas que realmente os inspiraram. Mas como gosto de estudar sobre a história, eu fui rever a história de Frei Tito e Frei Betto (conhecidos pelo livro e filme "Batismo de Sangue") na internet, e fiquei com a impressão dos dois freis que entregaram Marighella sob tortura foram eles.
Alguém mais teve essa impressão? Alguém se arrisca a afirmar?
Enfim... Assisti, e irei assistir novamente quando for lançado (se tudo der certo) em novembro.
Os Novos Mutantes
2.6 719 Assista AgoraEntão... Eu não achei o filme tão ruim quanto dizem.
Concordo que ele fica muito no "quase" e não engrena nem pro terror nem pro mutante a sério, mas é divertidinho, as vezes engraçadinho, alguns sustos de leve me pegaram.
Pra mim o filme começou a desandar a partir do momento em que
os mutantes encontram as fichas deles
A partir daí pra mim foi só ladeira abaixo, mas antes disso até que dava pra assistir e se divertir um pouco.
Memórias de uma Gueixa
4.1 1,4K Assista AgoraChineses interpretando japoneses e falando inglês, pouco ou quase nenhum compromisso com a verdade e com fatos históricos, sem falar na falta de respeito do autor do livro com a gueixa que ele entrevistou...
Mas ainda assim é meu filme de "ficar triste": toda vez que eu estou triste, eu assisto esse filme pra me deslumbrar com o roteiro e com os cenários e com a trilha sonora, e ficar um pouco menos triste.
O Homem Invisível
3.8 2,0K Assista AgoraSenti que o filme se arrasta em alguns momentos, mas na maior parte do tempo a trama anda e te leva com ela. Tomei vários sustos (nenhuma novidade, me assusto fácil kkk), esperei o tal plot twist que não veio. E ainda bem que não veio.
Se o filme é bom ou ruim, depende de como você o assiste e do quanto você vai se identificar com a personagem principal.
O final desse filme, pra mim, se resume a uma palavra:
catarse
Recife Assombrado
2.1 15O filme tem alguns problemas:
1. Edição e mixagem de som bagunçadas
2. Atuações ruins
3. Fotografia pouco atrativa
Dá pra perdoar dois desses problemas pois o filme é "independente" e não recebeu muitos patrocinios (se é que recebeu algum), apenas as atuações que não são perdoáveis.
O vilão sofreu com o problema do som e da fotografia. Em alguns momentos ele assusta, em outros nem tanto.
Porém, o filme também tem seus acertos:
1. A história prende, e o tempo inteiro ficamos curiosos para saber o que aconteceu com o Vini, onde ele está e se ele vai voltar.
2. O trabalho dos atores locais chega a ser superior ao dos atores de fora, com personagens carismáticos e muito engraçados.
3. Eu gostei do recurso que usaram para "cortar" gastos, colocando animações em partes do filme para ajudar a contar a história e ilustrar cenas que precisariam ser melhor editadas.
4. Quem gosta de jump scare, nesse filme tem alguns bem colocados e bem aproveitados.
Acredito que com mais investimento, o filme teria ficado melhor, perdendo a cara de documentário e ganhando mais cara de filme de terror.
A Bruxa
3.6 3,4K Assista AgoraToda vez que
aquele coelho aparecia,
eu queria jogar ele
numa panela, cozinhar e comer
Sou uma bruxa?
O Enigma de Outro Mundo
4.0 980 Assista AgoraKurt Russell começa parecendo um morto vivo e depois que começa a atuar de verdade. Passei metade do filme triste achando que o resto do elenco inteiro atuava melhor que o protagonista kkk
O Incrível Hulk
3.1 881 Assista AgoraSe tirasse a Liv Tyler do filme, melhorava 50%
Com Amor, Van Gogh
4.3 1,0K Assista AgoraEsse filme é a prova do quanto a Academia está muito fechada nas animações Disney/Pixar/Dreamworks.
Particularmente, penso que, ao premiar uma animação, além da beleza, do roteiro, dos trabalhos de dubladores, se deve observar o trabalho da direção e criação de storyboard. E literalmente, Com Amor Van Gogh apresenta uma obra de arte em cada storyboard, além dos demais aspectos da animação que são bons, para não falar impecáveis. O filme é emocionante, tocante, e o melhor, torna a arte de um dos maiores pintores da história, acessível e compreensível ao público comum.
Teria sido bonito ver esse longa ser premiado com um Oscar. Infelizmente, vai levar algum tempo para a Academia abrir a cabeça limitada.
Qualquer Gato Vira-Lata
3.1 1,2KSó eu achei muito parecido (parecido demais) com A Verdade Nua e Crua?