Focando no filme enquanto FILME e não usando ele como bastão político pra bater em ninguém Edit: MDS escrevi a crítica e ficou um textão kkkkk Edit 2: Ok, eles colocaram biografia no gênero do filme. Droga, esqueçam o que eu disse a respeito disso. Eu gostaria de pensar que foram tomadas liberdades artísticas.
É necessário lembrar que o filme não se compromete (nem mesmo se vende) enquanto cinebiografia, nem como retrato histórico exato e impecável. A única coisa que o filme deixa claro é que foi INSPIRADO na biografia de Marighella apenas. E aí eu posso citar pelo menos 10 filmes que foram inspirados em biografias e não foram historicamente precisos ou factualmente exatos (Bohemian Rhapsody, aquele abraço!). É comum tomar liberdades artísticas durante a produção de um longa metragem. Vida que segue...
Eu gostei do filme. No roteiro alguns diálogos pareceram engessados, algo que o Wagner Moura deveria ter notado enquanto dirigia... Eu "relevo" porque esse é o primeiro longa dirigido por ele, e diretores principiantes tendem a cometer erros, e ele nem cometeu muitos com esse filme. O jogo de câmera, a fotografia, as transições de cenas, são muito boas e bem pensadas. O recurso de câmera na mão coloca o espectador na agonia e na confusão da cena, quase puxa para dentro da tela. Com certeza o Wagner aprendeu muito com José Padilha, pois esse estilo de direção a gente viu em Tropa de Elite e em alguns episódios de Narcos (seriam Wagner Moura e José Padilha a versão brasileira de Scorsese e DiCaprio? kkkk)
As atuações são muito boas. A Adriana Esteves parece apagada, mas isso acontece porque estamos acostumados com ela fazendo boas vilãs, e o papel pede menos dela. Henri Capri e Humberto Carrão interpretaram da forma mais natural, os personagens deles eram bem críveis e menos "palestrinhas". Seu Jorge... A atuação do Seu Jorge me confunde, as vezes eu acho ele um bom ator, as vezes acho que ele interpreta o mesmo personagem... Preciso ver mais filmes com ele, confesso.
Mas o Bruno Gagliasso e o Jorge Paz roubaram o filme. Você não precisa de uma fala do Bruno Gagliasso pra saber quem é o personagem dele, e o que ele é capaz de fazer. E eu me vi envolvida demais com o drama do personagem do Jorge Paz, tal era a naturalidade dele em cena.
Pelo que eu percebi, os personagens do filme receberam nomes diferentes das pessoas que realmente os inspiraram. Mas como gosto de estudar sobre a história, eu fui rever a história de Frei Tito e Frei Betto (conhecidos pelo livro e filme "Batismo de Sangue") na internet, e fiquei com a impressão dos dois freis que entregaram Marighella sob tortura foram eles.
Alguém mais teve essa impressão? Alguém se arrisca a afirmar?
Enfim... Assisti, e irei assistir novamente quando for lançado (se tudo der certo) em novembro.
Então... Eu não achei o filme tão ruim quanto dizem.
Concordo que ele fica muito no "quase" e não engrena nem pro terror nem pro mutante a sério, mas é divertidinho, as vezes engraçadinho, alguns sustos de leve me pegaram.
Pra mim o filme começou a desandar a partir do momento em que
Chineses interpretando japoneses e falando inglês, pouco ou quase nenhum compromisso com a verdade e com fatos históricos, sem falar na falta de respeito do autor do livro com a gueixa que ele entrevistou...
Mas ainda assim é meu filme de "ficar triste": toda vez que eu estou triste, eu assisto esse filme pra me deslumbrar com o roteiro e com os cenários e com a trilha sonora, e ficar um pouco menos triste.
Pessoalmente, estou sentindo falta daqueles videos longos do Youtube, só o Castanhari falando com a câmera. A série da Netflix é informativa sim e muito interessante, mas parece mais uma propaganda para o canal Nostalgia do que de fato todo o potencial do Castanhari.
Senti que o filme se arrasta em alguns momentos, mas na maior parte do tempo a trama anda e te leva com ela. Tomei vários sustos (nenhuma novidade, me assusto fácil kkk), esperei o tal plot twist que não veio. E ainda bem que não veio. Se o filme é bom ou ruim, depende de como você o assiste e do quanto você vai se identificar com a personagem principal.
O final desse filme, pra mim, se resume a uma palavra:
Fiquei com medo de assistir a temporada 3 por causa dos comentários aqui no Filmow. Muitos dizendo que foi uma temporada arrastada, que a série está caindo de qualidade, que é melhor a quarta temporada ser melhor para consertar os erros desta. Ai ai gente...
Eu acredito que essa temporada foi melhor do que a segunda. Ao invés de uma temporada arrastada, temos uma construção (ou "desconstrução") da personagem da June, o que mostra um ROTEIRO bem trabalhado. Basta comparar a 3ª temporada de O Conto da Aia com a 8ª temporada de Game Of Thrones para observar que a June começou a enlouquecer de forma fluída, bem construída, ao invés do que aconteceu com Daenerys Targaryen.
Se você está hesitando em ver essa temporada pelos comentários feitos, não hesite. Seja paciente, tente entrar na cabeça de June ou na da Emily depois de tudo que elas sofreram e receba como recompensa uma aula de um bom roteiro, ao invés de esperar por ação e mais ação a cada episódio.
1. Edição e mixagem de som bagunçadas 2. Atuações ruins 3. Fotografia pouco atrativa
Dá pra perdoar dois desses problemas pois o filme é "independente" e não recebeu muitos patrocinios (se é que recebeu algum), apenas as atuações que não são perdoáveis.
O vilão sofreu com o problema do som e da fotografia. Em alguns momentos ele assusta, em outros nem tanto.
Porém, o filme também tem seus acertos:
1. A história prende, e o tempo inteiro ficamos curiosos para saber o que aconteceu com o Vini, onde ele está e se ele vai voltar. 2. O trabalho dos atores locais chega a ser superior ao dos atores de fora, com personagens carismáticos e muito engraçados. 3. Eu gostei do recurso que usaram para "cortar" gastos, colocando animações em partes do filme para ajudar a contar a história e ilustrar cenas que precisariam ser melhor editadas. 4. Quem gosta de jump scare, nesse filme tem alguns bem colocados e bem aproveitados.
Acredito que com mais investimento, o filme teria ficado melhor, perdendo a cara de documentário e ganhando mais cara de filme de terror.
A série é muito boa, mas... É difícil não comparar com Skins, pois o enredo é semelhante, a forma de contar a história também é muito parecida (um personagem por episódio), até o final lembrou o final da 1ª temporada de Skins, com um número musical. Isso tira o mérito da série? De forma alguma! Eu senti como se tivessem renovado o gênero, trazendo a história para o presente e aprofundando discussões que a série britânica apenas pincelou. Eu diria que é o Skins americano que deu certo.
Kurt Russell começa parecendo um morto vivo e depois que começa a atuar de verdade. Passei metade do filme triste achando que o resto do elenco inteiro atuava melhor que o protagonista kkk
Esse filme é a prova do quanto a Academia está muito fechada nas animações Disney/Pixar/Dreamworks.
Particularmente, penso que, ao premiar uma animação, além da beleza, do roteiro, dos trabalhos de dubladores, se deve observar o trabalho da direção e criação de storyboard. E literalmente, Com Amor Van Gogh apresenta uma obra de arte em cada storyboard, além dos demais aspectos da animação que são bons, para não falar impecáveis. O filme é emocionante, tocante, e o melhor, torna a arte de um dos maiores pintores da história, acessível e compreensível ao público comum.
Teria sido bonito ver esse longa ser premiado com um Oscar. Infelizmente, vai levar algum tempo para a Academia abrir a cabeça limitada.
Netflix argumentou que a série Sense8 é uma série de custo elevado (por ser filmada em vários lugares do mundo) e por isso seria cancelada. Acho interessante eles usarem esse argumento para cancelar a série, quando qualquer pessoa que assistiu sabe que
os personagens terminam todos juntos num único lugar.
Dava tranquilo para fazer mais uma temporada com a história se passando em Londres. Mas né... Eu imagino que uma série que trata de gênero e sexualidade não ganharia tanto orçamento quanto outras séries como House of Card. Triste é que precisamos de séries como Sense8 para abrir a cabeça de muita gente de pensamento pequeno e elas são canceladas tão facilmente.
Marighella
3.9 1,1K Assista AgoraFocando no filme enquanto FILME e não usando ele como bastão político pra bater em ninguém
Edit: MDS escrevi a crítica e ficou um textão kkkkk
Edit 2: Ok, eles colocaram biografia no gênero do filme. Droga, esqueçam o que eu disse a respeito disso. Eu gostaria de pensar que foram tomadas liberdades artísticas.
É necessário lembrar que o filme não se compromete (nem mesmo se vende) enquanto cinebiografia, nem como retrato histórico exato e impecável. A única coisa que o filme deixa claro é que foi INSPIRADO na biografia de Marighella apenas. E aí eu posso citar pelo menos 10 filmes que foram inspirados em biografias e não foram historicamente precisos ou factualmente exatos (Bohemian Rhapsody, aquele abraço!). É comum tomar liberdades artísticas durante a produção de um longa metragem. Vida que segue...
Eu gostei do filme. No roteiro alguns diálogos pareceram engessados, algo que o Wagner Moura deveria ter notado enquanto dirigia... Eu "relevo" porque esse é o primeiro longa dirigido por ele, e diretores principiantes tendem a cometer erros, e ele nem cometeu muitos com esse filme. O jogo de câmera, a fotografia, as transições de cenas, são muito boas e bem pensadas. O recurso de câmera na mão coloca o espectador na agonia e na confusão da cena, quase puxa para dentro da tela. Com certeza o Wagner aprendeu muito com José Padilha, pois esse estilo de direção a gente viu em Tropa de Elite e em alguns episódios de Narcos (seriam Wagner Moura e José Padilha a versão brasileira de Scorsese e DiCaprio? kkkk)
As atuações são muito boas. A Adriana Esteves parece apagada, mas isso acontece porque estamos acostumados com ela fazendo boas vilãs, e o papel pede menos dela. Henri Capri e Humberto Carrão interpretaram da forma mais natural, os personagens deles eram bem críveis e menos "palestrinhas". Seu Jorge... A atuação do Seu Jorge me confunde, as vezes eu acho ele um bom ator, as vezes acho que ele interpreta o mesmo personagem... Preciso ver mais filmes com ele, confesso.
Mas o Bruno Gagliasso e o Jorge Paz roubaram o filme. Você não precisa de uma fala do Bruno Gagliasso pra saber quem é o personagem dele, e o que ele é capaz de fazer. E eu me vi envolvida demais com o drama do personagem do Jorge Paz, tal era a naturalidade dele em cena.
Eu fiquei com uma dúvida: (spoiler)
Pelo que eu percebi, os personagens do filme receberam nomes diferentes das pessoas que realmente os inspiraram. Mas como gosto de estudar sobre a história, eu fui rever a história de Frei Tito e Frei Betto (conhecidos pelo livro e filme "Batismo de Sangue") na internet, e fiquei com a impressão dos dois freis que entregaram Marighella sob tortura foram eles.
Alguém mais teve essa impressão? Alguém se arrisca a afirmar?
Enfim... Assisti, e irei assistir novamente quando for lançado (se tudo der certo) em novembro.
Os Novos Mutantes
2.6 719 Assista AgoraEntão... Eu não achei o filme tão ruim quanto dizem.
Concordo que ele fica muito no "quase" e não engrena nem pro terror nem pro mutante a sério, mas é divertidinho, as vezes engraçadinho, alguns sustos de leve me pegaram.
Pra mim o filme começou a desandar a partir do momento em que
os mutantes encontram as fichas deles
A partir daí pra mim foi só ladeira abaixo, mas antes disso até que dava pra assistir e se divertir um pouco.
Memórias de uma Gueixa
4.1 1,4K Assista AgoraChineses interpretando japoneses e falando inglês, pouco ou quase nenhum compromisso com a verdade e com fatos históricos, sem falar na falta de respeito do autor do livro com a gueixa que ele entrevistou...
Mas ainda assim é meu filme de "ficar triste": toda vez que eu estou triste, eu assisto esse filme pra me deslumbrar com o roteiro e com os cenários e com a trilha sonora, e ficar um pouco menos triste.
Mundo Mistério
3.7 113 Assista AgoraPessoalmente, estou sentindo falta daqueles videos longos do Youtube, só o Castanhari falando com a câmera. A série da Netflix é informativa sim e muito interessante, mas parece mais uma propaganda para o canal Nostalgia do que de fato todo o potencial do Castanhari.
O Homem Invisível
3.8 2,0K Assista AgoraSenti que o filme se arrasta em alguns momentos, mas na maior parte do tempo a trama anda e te leva com ela. Tomei vários sustos (nenhuma novidade, me assusto fácil kkk), esperei o tal plot twist que não veio. E ainda bem que não veio.
Se o filme é bom ou ruim, depende de como você o assiste e do quanto você vai se identificar com a personagem principal.
O final desse filme, pra mim, se resume a uma palavra:
catarse
Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira (1ª Temporada)
3.7 129 Assista AgoraSérie meio sessão da tarde, dá pra assistir sem levar a sério e ainda dar umas risadas
Pose (1ª Temporada)
4.7 434Todo episódio eu gasto uma caixa de lenços de papel, série emocionante demais!
O Conto da Aia (3ª Temporada)
4.3 596 Assista AgoraFiquei com medo de assistir a temporada 3 por causa dos comentários aqui no Filmow. Muitos dizendo que foi uma temporada arrastada, que a série está caindo de qualidade, que é melhor a quarta temporada ser melhor para consertar os erros desta. Ai ai gente...
Eu acredito que essa temporada foi melhor do que a segunda. Ao invés de uma temporada arrastada, temos uma construção (ou "desconstrução") da personagem da June, o que mostra um ROTEIRO bem trabalhado. Basta comparar a 3ª temporada de O Conto da Aia com a 8ª temporada de Game Of Thrones para observar que a June começou a enlouquecer de forma fluída, bem construída, ao invés do que aconteceu com Daenerys Targaryen.
Se você está hesitando em ver essa temporada pelos comentários feitos, não hesite. Seja paciente, tente entrar na cabeça de June ou na da Emily depois de tudo que elas sofreram e receba como recompensa uma aula de um bom roteiro, ao invés de esperar por ação e mais ação a cada episódio.
Se passou a temporada inteira esperando
que a June fosse escapar naquele avião
só vai sair de Gilead com a Hannah
Recife Assombrado
2.1 15O filme tem alguns problemas:
1. Edição e mixagem de som bagunçadas
2. Atuações ruins
3. Fotografia pouco atrativa
Dá pra perdoar dois desses problemas pois o filme é "independente" e não recebeu muitos patrocinios (se é que recebeu algum), apenas as atuações que não são perdoáveis.
O vilão sofreu com o problema do som e da fotografia. Em alguns momentos ele assusta, em outros nem tanto.
Porém, o filme também tem seus acertos:
1. A história prende, e o tempo inteiro ficamos curiosos para saber o que aconteceu com o Vini, onde ele está e se ele vai voltar.
2. O trabalho dos atores locais chega a ser superior ao dos atores de fora, com personagens carismáticos e muito engraçados.
3. Eu gostei do recurso que usaram para "cortar" gastos, colocando animações em partes do filme para ajudar a contar a história e ilustrar cenas que precisariam ser melhor editadas.
4. Quem gosta de jump scare, nesse filme tem alguns bem colocados e bem aproveitados.
Acredito que com mais investimento, o filme teria ficado melhor, perdendo a cara de documentário e ganhando mais cara de filme de terror.
Euphoria (1ª Temporada)
4.3 893A série é muito boa, mas...
É difícil não comparar com Skins, pois o enredo é semelhante, a forma de contar a história também é muito parecida (um personagem por episódio), até o final lembrou o final da 1ª temporada de Skins, com um número musical.
Isso tira o mérito da série? De forma alguma! Eu senti como se tivessem renovado o gênero, trazendo a história para o presente e aprofundando discussões que a série britânica apenas pincelou.
Eu diria que é o Skins americano que deu certo.
Titãs (1ª Temporada)
3.8 443 Assista AgoraA série dá uma caída no final, mas vale como passatempo
A Bruxa
3.6 3,4K Assista AgoraToda vez que
aquele coelho aparecia,
eu queria jogar ele
numa panela, cozinhar e comer
Sou uma bruxa?
O Enigma de Outro Mundo
4.0 982 Assista AgoraKurt Russell começa parecendo um morto vivo e depois que começa a atuar de verdade. Passei metade do filme triste achando que o resto do elenco inteiro atuava melhor que o protagonista kkk
O Incrível Hulk
3.1 881 Assista AgoraSe tirasse a Liv Tyler do filme, melhorava 50%
Com Amor, Van Gogh
4.3 1,0K Assista AgoraEsse filme é a prova do quanto a Academia está muito fechada nas animações Disney/Pixar/Dreamworks.
Particularmente, penso que, ao premiar uma animação, além da beleza, do roteiro, dos trabalhos de dubladores, se deve observar o trabalho da direção e criação de storyboard. E literalmente, Com Amor Van Gogh apresenta uma obra de arte em cada storyboard, além dos demais aspectos da animação que são bons, para não falar impecáveis. O filme é emocionante, tocante, e o melhor, torna a arte de um dos maiores pintores da história, acessível e compreensível ao público comum.
Teria sido bonito ver esse longa ser premiado com um Oscar. Infelizmente, vai levar algum tempo para a Academia abrir a cabeça limitada.
Riverdale (1ª Temporada)
3.7 391 Assista AgoraVer Jughead
vestindo a jaqueta do South Side no último episódio
Sense8 (2ª Temporada)
4.3 892 Assista AgoraNetflix argumentou que a série Sense8 é uma série de custo elevado (por ser filmada em vários lugares do mundo) e por isso seria cancelada. Acho interessante eles usarem esse argumento para cancelar a série, quando qualquer pessoa que assistiu sabe que
os personagens terminam todos juntos num único lugar.
Dava tranquilo para fazer mais uma temporada com a história se passando em Londres. Mas né... Eu imagino que uma série que trata de gênero e sexualidade não ganharia tanto orçamento quanto outras séries como House of Card. Triste é que precisamos de séries como Sense8 para abrir a cabeça de muita gente de pensamento pequeno e elas são canceladas tão facilmente.
Qualquer Gato Vira-Lata
3.1 1,2KSó eu achei muito parecido (parecido demais) com A Verdade Nua e Crua?