O anti-cinema por excelência. E ter mexido com seus (des)afetos por não corresponder ao vício inerente da audiência por uma trama coesa e genial era claramente a grande pretensão do filme. Confesse, ele conseguiu, né?
O comentário mais justo para essa obra prima seria possível apenas através de poesia e imagens, algo tão frugal e absurdo que também se esvairia na escuridão.
Mil já falaram de diversos aspectos e, sim, é um filme riquíssimo, principalmente em sua temática e trama. Mas queria abrir um parêntese mais que necessário aqui: a cenografia dos filmes do Almodóvar - e, sobretudo, neste aqui - é estupenda! Papeis de parede, móveis, lustres, cores, tudo reflete uma latinidade que nos recebe, nos abraça e vibra.
Imagino que terminar Druk e sentir que o filme não era tudo aquilo que falaram é normal para quem, por diversos e não repudiáveis motivos, tenha apenas assistido sua camada mais aparente.
O filme possui diversos subtextos escondidos em falas breves, referências despercebidas, que transformam esta obra num belíssimo ode ao espírito. Outra questão importante de ser conhecida é a história de sua produção que, apesar de pouco se ligar ao enredo propriamente, possibilita aos mais sensíveis uma nova percepção.
Bom, Nolan, poderia ter sido uma trilogia pra falar só sobre esse arco. Condensar essa quantidade de informações, personagens, motivações, em um filme apenas foi bastante negativo. A velocidade dificulta bastante o envolvimento de quem está assistindo e fiquei com um gosto de filmecos de herói em algumas cenas, algo que se distancia quilômetros do que foram os dois longas anteriores. É uma pena.
Sabu certamente tem algum problema com o tempo ou com a ideia de correr atrás dele. Grata surpresa, hilária sátira do cinema de máfia e ação, protótipo descarado de Corra, Lola, Corra!
As reflexões do argumento são impecáveis, tanto quando são geniais, quanto quando são deploráveis. Uma verborragia de difícil digestão, mas muito bem construída e bastante subversiva para tudo que se via naquela época. Pois é, existe um mundo que era bem diferente antes de Annie Hall, lembre-se de considerar isso quando for opinar.
Há quem pergunte por que ganhou prêmios pelo roteiro ou por que é tão referenciado como bom filme e a resposta, como muitas das vezes, está no contexto.
Talvez, hoje, a dificuldade de comunicação seja algo tão natural (tanto quanto prejudicial) que estejamos tão anestesiados e alguns já não percebem.
Em tempos de globalização, de convergência, de ditas facilidades tão inerentes, expressar-se e, principalmente, ouvir o outro é um desafio quase intransponível.
Por isso, o Bob é um xenófobo arrogante. Por isso, a Charlotte é um narciso pedante. Por isso, existe uma luta silenciosa por atenção e redenção que leva a um final tão frustrante e irretocável.
Não são apenas diálogos e silêncios, locações, fotografia, trilha, trama. Existe uma história sendo contada nas entrelinhas que é frustrante, que nos estapeia, e sair desse filme sem sequer refletir sobre para onde estamos, nós, pessoas do mundo, caminhando, é um desperdício imperdoável.
Pra entender a importância e o mérito do filme é preciso julgar circunstâncias como ser a estreia do diretor, o orçamento baixo e, naquela época, o filão de comédias de crimes de assalto estava em baixa.
Palmas para a trilha, para a fotografia e a montagem, que viriam a ser assinaturas do Ritchie. Apesar de achar Snatch muito superior (ou qualquer filme posterior do Edgar Wright ou do Matthew Vaughn, claramente influenciados), não dá pra desmerecer esse aqui em nada.
O filme é bom. Mas, não sei porque, esperava mais do que uma foto bonita e um Cash na trilha dos créditos. Cadê o filmaço hypado, indicado ao Oscar de melhor roteiro adaptado?
Quem somos? Aquilo que mostramos, aquilo que escondemos ou aquilo que veem em nós? Que cinema poético e saudoso é esse do Bergman, com um argumento único e profundo, vinho para poucos paladares. Uma dica de ouro: conheça previamente o mito de Electra.
Tecnicamente, não é fácil dirigir com tanta maestria e ritmo tantos núcleos num mesmo filme, de forma que as ações de um se mostrem reverberantes nos outros de modo tão uniforme e verossímil. O roteiro é uma obra-prima, as atuações são excelentes e as ressalvas são poucas e acabam esparsas num puro suco do drama noventista. As angústias daquela virada de milênio estão lá e ainda somos nós aqueles pobres atordoados, correndo desvairados atrás de amor e redenção. E aquele elemento surpresa, aquela quebra de expectativa, exatamente no clímax, é tão fantástica como plausível.
Méritos para a atuação hilária do Brad Pitt, a unidade do elenco, o visual original e a cinematografia com ótimas sacadas. Mas as motivações de um personagem chave são omitidas, o que torna toda a trama, que, apesar de desvairada, vinha bem amarrada, comprometida. Meio frustrante...
Há dois graves problemas no filme: ele não consegue encontrar seu tom e nem engrenar um ritmo. A estética, a trilha e a edição têm alguns altos aqui e ali, mas acaba não servindo muito pra um desenvolvimento perdido entre referências de Guy Ritchie a David Ayer.
O paralelo que fazem com as eleições presidenciais norte-americanas
só vem de fato se conectar com o discurso central do filme na última fala do personagem do Brad Pitt, mas mesmo assim não parece fazer sentido com toda a jornada que foi trilhada. Uma pena.
O Mestre
3.7 1,0K Assista AgoraAlguém mais aqui lembrou da Master & Slave, do KISS?
Vício Inerente
3.5 554 Assista AgoraO anti-cinema por excelência. E ter mexido com seus (des)afetos por não corresponder ao vício inerente da audiência por uma trama coesa e genial era claramente a grande pretensão do filme. Confesse, ele conseguiu, né?
A Grande Beleza
3.9 463 Assista AgoraO comentário mais justo para essa obra prima seria possível apenas através de poesia e imagens, algo tão frugal e absurdo que também se esvairia na escuridão.
Tudo Sobre Minha Mãe
4.2 1,3K Assista AgoraMil já falaram de diversos aspectos e, sim, é um filme riquíssimo, principalmente em sua temática e trama. Mas queria abrir um parêntese mais que necessário aqui: a cenografia dos filmes do Almodóvar - e, sobretudo, neste aqui - é estupenda! Papeis de parede, móveis, lustres, cores, tudo reflete uma latinidade que nos recebe, nos abraça e vibra.
Druk: Mais Uma Rodada
3.9 797 Assista AgoraImagino que terminar Druk e sentir que o filme não era tudo aquilo que falaram é normal para quem, por diversos e não repudiáveis motivos, tenha apenas assistido sua camada mais aparente.
O filme possui diversos subtextos escondidos em falas breves, referências despercebidas, que transformam esta obra num belíssimo ode ao espírito. Outra questão importante de ser conhecida é a história de sua produção que, apesar de pouco se ligar ao enredo propriamente, possibilita aos mais sensíveis uma nova percepção.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
4.2 6,4K Assista AgoraBom, Nolan, poderia ter sido uma trilogia pra falar só sobre esse arco. Condensar essa quantidade de informações, personagens, motivações, em um filme apenas foi bastante negativo. A velocidade dificulta bastante o envolvimento de quem está assistindo e fiquei com um gosto de filmecos de herói em algumas cenas, algo que se distancia quilômetros do que foram os dois longas anteriores. É uma pena.
A Menina e o Ovo de Anjo
4.0 125Trilha primorosa, espetáculo de imagens.
Dangan Runner
3.7 1Sabu certamente tem algum problema com o tempo ou com a ideia de correr atrás dele. Grata surpresa, hilária sátira do cinema de máfia e ação, protótipo descarado de Corra, Lola, Corra!
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
4.1 1,1K Assista AgoraAs reflexões do argumento são impecáveis, tanto quando são geniais, quanto quando são deploráveis. Uma verborragia de difícil digestão, mas muito bem construída e bastante subversiva para tudo que se via naquela época. Pois é, existe um mundo que era bem diferente antes de Annie Hall, lembre-se de considerar isso quando for opinar.
Encontros e Desencontros
3.8 1,7K Assista AgoraHá quem pergunte por que ganhou prêmios pelo roteiro ou por que é tão referenciado como bom filme e a resposta, como muitas das vezes, está no contexto.
Talvez, hoje, a dificuldade de comunicação seja algo tão natural (tanto quanto prejudicial) que estejamos tão anestesiados e alguns já não percebem.
Em tempos de globalização, de convergência, de ditas facilidades tão inerentes, expressar-se e, principalmente, ouvir o outro é um desafio quase intransponível.
Por isso, o Bob é um xenófobo arrogante. Por isso, a Charlotte é um narciso pedante. Por isso, existe uma luta silenciosa por atenção e redenção que leva a um final tão frustrante e irretocável.
Is all we need to do make sure we keep talking?
Nomadland
3.9 895 Assista AgoraNão são apenas diálogos e silêncios, locações, fotografia, trilha, trama. Existe uma história sendo contada nas entrelinhas que é frustrante, que nos estapeia, e sair desse filme sem sequer refletir sobre para onde estamos, nós, pessoas do mundo, caminhando, é um desperdício imperdoável.
Obrigado, Chloé. Obrigado, Fran.
Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes
4.2 580 Assista AgoraPra entender a importância e o mérito do filme é preciso julgar circunstâncias como ser a estreia do diretor, o orçamento baixo e, naquela época, o filão de comédias de crimes de assalto estava em baixa.
Palmas para a trilha, para a fotografia e a montagem, que viriam a ser assinaturas do Ritchie. Apesar de achar Snatch muito superior (ou qualquer filme posterior do Edgar Wright ou do Matthew Vaughn, claramente influenciados), não dá pra desmerecer esse aqui em nada.
PS.: A cena final é hilária!
Logan
4.3 2,6K Assista AgoraO filme é bom. Mas, não sei porque, esperava mais do que uma foto bonita e um Cash na trilha dos créditos. Cadê o filmaço hypado, indicado ao Oscar de melhor roteiro adaptado?
Quando Duas Mulheres Pecam
4.4 1,1K Assista AgoraQuem somos? Aquilo que mostramos, aquilo que escondemos ou aquilo que veem em nós? Que cinema poético e saudoso é esse do Bergman, com um argumento único e profundo, vinho para poucos paladares. Uma dica de ouro: conheça previamente o mito de Electra.
Não Amarás
4.2 297 Assista AgoraAmo o objeto de meu amor, ou como ele faz-me sentir?
Crimes Temporais
3.7 323Ideia boa, mas execução nem tanto. Faltou aparar aqui e trabalhar melhor ali, mas vale uma assistida despretensiosa num fim de tarde ocioso.
Tenet
3.4 1,3K Assista Agora.sotcepsa so sodot me - osrevni oa ,aroga ,euq os ,osoisneterp retsubkcolb odnezaf e naloN odnes naloN
Festa
3.7 25Vale pela fotografia e pelo Abu. Uma boa pedida para um domingo à tarde.
Paris, Texas
4.3 696 Assista AgoraQuando me perguntam o que é Cinema, costumo responder: "Paris, Texas", do Wenders.
Soul
4.3 1,4KJazz e alma, foi impossível não lembrar da Alice Coltrane e sua obra.
Magnólia
4.1 1,3K Assista AgoraTecnicamente, não é fácil dirigir com tanta maestria e ritmo tantos núcleos num mesmo filme, de forma que as ações de um se mostrem reverberantes nos outros de modo tão uniforme e verossímil. O roteiro é uma obra-prima, as atuações são excelentes e as ressalvas são poucas e acabam esparsas num puro suco do drama noventista. As angústias daquela virada de milênio estão lá e ainda somos nós aqueles pobres atordoados, correndo desvairados atrás de amor e redenção. E aquele elemento surpresa, aquela quebra de expectativa, exatamente no clímax, é tão fantástica como plausível.
De longe, meu favorito do PTA.
O Sentido da Vida
4.0 327 Assista AgoraSeu humor é tão perspicaz e ácido que não acredito que agrade quem venha apenas pela comédia. O plano
do Eric Idle de garçom levando a gente do restaurante ao campo
Os 12 Macacos
3.9 1,1K Assista AgoraMéritos para a atuação hilária do Brad Pitt, a unidade do elenco, o visual original e a cinematografia com ótimas sacadas. Mas as motivações de um personagem chave são omitidas, o que torna toda a trama, que, apesar de desvairada, vinha bem amarrada, comprometida. Meio frustrante...
O Homem da Máfia
3.1 592 Assista AgoraHá dois graves problemas no filme: ele não consegue encontrar seu tom e nem engrenar um ritmo. A estética, a trilha e a edição têm alguns altos aqui e ali, mas acaba não servindo muito pra um desenvolvimento perdido entre referências de Guy Ritchie a David Ayer.
O paralelo que fazem com as eleições presidenciais norte-americanas