Esse filme é pra pessoas que nem eu que de vez em quando se pegam pensando que já sabem de tudo.
Assisti ontem na Mostra Ecofalante e realmente me colocou de frente com uma questão que eu não pensava sobre e muito menos sabia que se desenrolava em tanta coisa. É daqueles documentários que, quando você acha que a situação não pode ficar pior, coloca mais um elemento na teia de absurdos abordados. Muito bom!
Cada vez mais claro que, mais do que o produto ser orgânico (não que não seja importantíssimo), o fundamental é que ele seja produzido localmente.
Vi na Mostra Ecofalante de Cinema 2020, especial da semana do meio ambiente.
Maravilhoso! Não conhecia o movimento e adorei. A maneira que Inna Modja conduz o filme é muito sensível e permite que a gente conheça histórias e trajetórias muito diferentes umas das outras. Importantíssimo para mostrar narrativas africanas diversas.
passei o filme todo pensando "caraca, quando criança eu li um livro com uma história muito parecida...". acabou que o filme foi inspirado nesse tal livro e por conta da tradução dos títulos eu não sabia hahaha
"a outra face - história de uma garota afegã". recomendo a leitura, a história me marcou quando mais nova e, com o filme, marca mais uma vez
Margo é exemplo mais claro e óbvio da manic pixie dream girl.
Trecho do texto do blog Literatortura:
"A Manic Pixie Dream Girl é, por essência, um stock character. Uma personagem secundária, unidimensional, plana, sem grandes recortes, sem aprofundamentos ou particularidades. A MPDG é um catalisador: existe unicamente para acelerar o crescimento ou desenvolvimento emocional do personagem principal (masculino), sem participar ou se alterar durante a reação. É a personagem infantil, excêntrica, tida como “esquisita” ou peculiar pela maioria das pessoas, “diferente das outras meninas”, com um joie-de-vivre imbatível e uma vontade irrefreável de abrir os olhos do protagonista deprimido e/ou inseguro para as “maravilhas da vida” – enquanto suas próprias emoções, em vez de complexas, são superficiais; enquanto não possui uma personalidade delineada, apenas excentricidades; e o seu próprio crescimento e desenvolvimento emocional ou subjetivo não são retratados. A Manic Pixie Dream Girl é resumida a esquisitices que abalam as percepções do protagonista: ela é espontânea (dança sem nenhum motivo aparente, grita palavras aleatórias, se veste sem se preocupar com o que podem pensar), diferente e revigorante."
Amei muito as cenas do alce pisoteando o esquilo. Essas animaçoezinhas e cenas dos vídeos caseiros deles durante o filme deram um tom totalmente diferente (e maravilhoso!).
O filme é lindo e super emocionante, chorei horrores, me identifiquei muito, mas cadê as mulheres negras? Infelizmente, não vi ninguém se pronunciar aqui sobre isso, mas deixo aqui uma crítica anônima que vi rolando no facebook:
"Inegável que o movimento sufragista foi importante na Inglaterra, EUA, Brasil, mas não dá pra negar que houve racismo. Nos EUA, por exemplo, uma das justificativas de muitas sufragistas era dizer que seria mais interessante para o país mulheres brancas votarem ao invés de homens negros.
Na história contada sobre o movimento nos EUA se esqueceram de citar Harriet Tubman que nasceu na condição de escravizada e lutou tanto no movimento abolicionista e sufragista e não citam outras mulheres negras. Não dá pra negar também que muitas dessas mulheres brancas sufragistas seguiam uma perspectiva liberal.
A crítica que faço não é no sentido de destruir, mas de evidenciar a invisibilidade das mulheres negras. Como diz Bell Hooks, de forma geral, a pauta do movimento feminista foi centrada nas necessidades de mulheres brancas burguesas, a mídia, majoritariamente, dá visibilidade a feministas com esse perfil.
Só reclama das críticas quem é sempre representado. Esses são os perigos da história única, pra citar Chimamanda Adichie."
Eu amo ver filmes gravados em São Paulo, é uma experiência única sentir que aquela cena pode ter sido gravada do lado da sua casa! (o que aconteceu, de fato, nesse filme)
É meio ruim em alguns momentos e acontecem situações bem tosquinhas típicas de filme adolescente americano (que eu não esperava ver nesse filme e me decepcionei um pouco por causa disso), como a Val trombando no Raul e derrubando os livros na escola, a menina-estranha-que-tira-os-óculos-e-muda-totalmente, o menino aventureiro e misterioso que aparece de novo do nada... Coisas assim.
Fiquei nervosa como no começo a vida da Val é fácil. Acabou de chegar em Madrid e a mãe dela (super cool aliás) já tem um negócio de sucesso, elas têm uma casa incrível, um grupo de amigos e dois boys apaixonados por ela... (um deles mega rico uhauhua) Quando começa a rolar uns problemas de verdade fica mais legal.
Aquele finalzinho de felizes para sempre foi tosco e aquele passarinho na janela.... ;p
Gostei bastante, apesar disso tudo. Gosto de filmes emocionantes e esse me fez chorar bastante ;(
É divertido, masss... Assisti no netflix, quando achei uma lista chamada "comédias com mulheres fortes", - uma lista que continha alguns dos meus filmes preferidos do gênero! - mas me decepcionei bastante.
Tinha UMA mulher forte, que é a principal, mas só isso. TODAS as mulheres eram puro esteriótipo (inclusive a protagonista), e é incrível como não há nem ao menos uma mistura, uma exceção: ou é um ou é outro. Coisas como assédio, cantadas e objetificação feminina são tratadas como sendo ok e a influência de uma cultura baseada em competição feminina é clara. Depois tem aquela bela mensagem de sempre, que sim!, é positiva. Mas será que compensa? Ah, é claro que tem apenas um negro no filme todo, e ele só dorme.
Quando Turing conta pro "chefe" que o colega dele é o espião, ele diz que já sabia e que era exatamente por isso que tinha o chamado pra fazer parte do caso. Mas eu (e todos que assistiram o filme junto comigo) não entendi o porquê disso. Por que era positivo ter um espião soviético trabalhando com eles? E por que ele disse que, a partir daquele momento, Turing também deveria ser um espião?
Tentei achar algumas explicações na internet mas falhei nessa missão, hahaha.
Achei a trilha sonora incrível! Fiquei muito arrependida de não ter ido ver o Alexandre Desplat quando ele veio pro Brasil!
Odiei aquelas primeiras cenas onde só focavam na bunda da protagonista. Qual a necessidade disso? E aquele estupro romantizado/perdoado? Que merda, hein?
Mas tirando isso, achei puro amor. Amei aqueles contrastes janela-mar, prédio-oceano, concreto-areia. O começo é meio bastante tosco mas, sei lá, me envolvi muito e o filme (quase) entregou o que prometeu. <3
PS.: Caio, meu querido, tira essa tatuagem nas costas que tá feio.
Com essa trilha sonora do Danny Elfman e alguns elementos já conhecidos de Tim Burton, achei que o início do filme tem um clima semelhante à Edward Mãos de Tesoura.
Fui ver ontem, no cinema. Passei o filme todo nervosa, eletrizada, surpreendida, e mal conseguia pensar em outra coisa. Assim que o filme acabou e começaram os créditos, comecei a chorar. Olha, são raros os filmes nos quais choro ~depois~ que acabam.
O Custo do Transporte Global
4.8 1Esse filme é pra pessoas que nem eu que de vez em quando se pegam pensando que já sabem de tudo.
Assisti ontem na Mostra Ecofalante e realmente me colocou de frente com uma questão que eu não pensava sobre e muito menos sabia que se desenrolava em tanta coisa. É daqueles documentários que, quando você acha que a situação não pode ficar pior, coloca mais um elemento na teia de absurdos abordados. Muito bom!
Cada vez mais claro que, mais do que o produto ser orgânico (não que não seja importantíssimo), o fundamental é que ele seja produzido localmente.
A Grande Muralha Verde
4.0 2Vi na Mostra Ecofalante de Cinema 2020, especial da semana do meio ambiente.
Maravilhoso! Não conhecia o movimento e adorei. A maneira que Inna Modja conduz o filme é muito sensível e permite que a gente conheça histórias e trajetórias muito diferentes umas das outras. Importantíssimo para mostrar narrativas africanas diversas.
A Ganha-Pão
4.4 272passei o filme todo pensando "caraca, quando criança eu li um livro com uma história muito parecida...". acabou que o filme foi inspirado nesse tal livro e por conta da tradução dos títulos eu não sabia hahaha
"a outra face - história de uma garota afegã". recomendo a leitura, a história me marcou quando mais nova e, com o filme, marca mais uma vez
Quase 18
3.7 604 Assista Agoraachei ela a cara da preta gil
Rumo
3.4 2Foda!
Bebês do Futuro
3.7 3 Assista Agoratô chocada até agora... :o
Podecrer!
3.2 197 Assista AgoraQUE TRILHA!!
Cidades de Papel
3.0 1,3K Assista AgoraMargo é exemplo mais claro e óbvio da manic pixie dream girl.
Trecho do texto do blog Literatortura:
"A Manic Pixie Dream Girl é, por essência, um stock character. Uma personagem secundária, unidimensional, plana, sem grandes recortes, sem aprofundamentos ou particularidades. A MPDG é um catalisador: existe unicamente para acelerar o crescimento ou desenvolvimento emocional do personagem principal (masculino), sem participar ou se alterar durante a reação. É a personagem infantil, excêntrica, tida como “esquisita” ou peculiar pela maioria das pessoas, “diferente das outras meninas”, com um joie-de-vivre imbatível e uma vontade irrefreável de abrir os olhos do protagonista deprimido e/ou inseguro para as “maravilhas da vida” – enquanto suas próprias emoções, em vez de complexas, são superficiais; enquanto não possui uma personalidade delineada, apenas excentricidades; e o seu próprio crescimento e desenvolvimento emocional ou subjetivo não são retratados. A Manic Pixie Dream Girl é resumida a esquisitices que abalam as percepções do protagonista: ela é espontânea (dança sem nenhum motivo aparente, grita palavras aleatórias, se veste sem se preocupar com o que podem pensar), diferente e revigorante."
Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer
4.0 888 Assista AgoraAmei muito as cenas do alce pisoteando o esquilo. Essas animaçoezinhas e cenas dos vídeos caseiros deles durante o filme deram um tom totalmente diferente (e maravilhoso!).
As Sufragistas
4.1 778 Assista AgoraO filme é lindo e super emocionante, chorei horrores, me identifiquei muito, mas cadê as mulheres negras? Infelizmente, não vi ninguém se pronunciar aqui sobre isso, mas deixo aqui uma crítica anônima que vi rolando no facebook:
"Inegável que o movimento sufragista foi importante na Inglaterra, EUA, Brasil, mas não dá pra negar que houve racismo. Nos EUA, por exemplo, uma das justificativas de muitas sufragistas era dizer que seria mais interessante para o país mulheres brancas votarem ao invés de homens negros.
Na história contada sobre o movimento nos EUA se esqueceram de citar Harriet Tubman que nasceu na condição de escravizada e lutou tanto no movimento abolicionista e sufragista e não citam outras mulheres negras. Não dá pra negar também que muitas dessas mulheres brancas sufragistas seguiam uma perspectiva liberal.
A crítica que faço não é no sentido de destruir, mas de evidenciar a invisibilidade das mulheres negras. Como diz Bell Hooks, de forma geral, a pauta do movimento feminista foi centrada nas necessidades de mulheres brancas burguesas, a mídia, majoritariamente, dá visibilidade a feministas com esse perfil.
Só reclama das críticas quem é sempre representado. Esses são os perigos da história única, pra citar Chimamanda Adichie."
Califórnia
3.5 302Eu amo ver filmes gravados em São Paulo, é uma experiência única sentir que aquela cena pode ter sido gravada do lado da sua casa! (o que aconteceu, de fato, nesse filme)
Jornal dos Predadores
3.1 44 Assista AgoraAchei enraçado que no final do filme o personagem do Ezra usa uma camiseta da banda dele, Sons of and Illustrious Father, rs.
O Clube dos Incompreendidos
3.5 100É meio ruim em alguns momentos e acontecem situações bem tosquinhas típicas de filme adolescente americano (que eu não esperava ver nesse filme e me decepcionei um pouco por causa disso), como a Val trombando no Raul e derrubando os livros na escola, a menina-estranha-que-tira-os-óculos-e-muda-totalmente, o menino aventureiro e misterioso que aparece de novo do nada... Coisas assim.
Fiquei nervosa como no começo a vida da Val é fácil. Acabou de chegar em Madrid e a mãe dela (super cool aliás) já tem um negócio de sucesso, elas têm uma casa incrível, um grupo de amigos e dois boys apaixonados por ela... (um deles mega rico uhauhua) Quando começa a rolar uns problemas de verdade fica mais legal.
Aquele finalzinho de felizes para sempre foi tosco e aquele passarinho na janela.... ;p
Gostei bastante, apesar disso tudo. Gosto de filmes emocionantes e esse me fez chorar bastante ;(
PS: todos os personagens são muito lindos! D:
A Incrível História de Adaline
3.7 1,5K Assista AgoraAquela cena do William costurando a ferida da Adaline deu uma afliceta que eu vou te contar, viu... :x
Ela e os Caras
3.1 412 Assista AgoraÉ divertido, masss... Assisti no netflix, quando achei uma lista chamada "comédias com mulheres fortes", - uma lista que continha alguns dos meus filmes preferidos do gênero! - mas me decepcionei bastante.
Tinha UMA mulher forte, que é a principal, mas só isso. TODAS as mulheres eram puro esteriótipo (inclusive a protagonista), e é incrível como não há nem ao menos uma mistura, uma exceção: ou é um ou é outro. Coisas como assédio, cantadas e objetificação feminina são tratadas como sendo ok e a influência de uma cultura baseada em competição feminina é clara. Depois tem aquela bela mensagem de sempre, que sim!, é positiva. Mas será que compensa? Ah, é claro que tem apenas um negro no filme todo, e ele só dorme.
Submarine
4.0 1,6KAchei o Oliver um otário.
O Riso dos Outros
4.2 152O Rafinha não aprende. Mesmo na hora de se defender sobre a "piada" do estupro fala merda. Como pode?
O doc é incrível, vale muito a pena assistir e se posicionar de uma vez por todas!
God Help The Girl
3.6 238A primeira metade do filme é bem boring, mas depois fica puro amor!
Enquanto Somos Jovens
3.2 229 Assista AgoraAdam e eu estamos em uma relação de amor e ódio no momento.
O Jogo da Imitação
4.3 3,0K Assista AgoraAmei amei amei o filme, mas fiquei confusa com uma parte. (conto com a ajuda dos cinéfilos daqui)
Quando Turing conta pro "chefe" que o colega dele é o espião, ele diz que já sabia e que era exatamente por isso que tinha o chamado pra fazer parte do caso. Mas eu (e todos que assistiram o filme junto comigo) não entendi o porquê disso. Por que era positivo ter um espião soviético trabalhando com eles? E por que ele disse que, a partir daquele momento, Turing também deveria ser um espião?
Tentei achar algumas explicações na internet mas falhei nessa missão, hahaha.
Achei a trilha sonora incrível! Fiquei muito arrependida de não ter ido ver o Alexandre Desplat quando ele veio pro Brasil!
Ponte Aérea
3.5 401 Assista AgoraOdiei aquelas primeiras cenas onde só focavam na bunda da protagonista. Qual a necessidade disso? E aquele estupro romantizado/perdoado? Que merda, hein?
Mas tirando isso, achei puro amor. Amei aqueles contrastes janela-mar, prédio-oceano, concreto-areia. O começo é meio bastante tosco mas, sei lá, me envolvi muito e o filme (quase) entregou o que prometeu. <3
PS.: Caio, meu querido, tira essa tatuagem nas costas que tá feio.
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
3.8 3,4K Assista AgoraAmei toda a dinâmica! Trilha sonora insana!
Grandes Olhos
3.8 1,1K Assista grátisCom essa trilha sonora do Danny Elfman e alguns elementos já conhecidos de Tim Burton, achei que o início do filme tem um clima semelhante à Edward Mãos de Tesoura.
Whiplash: Em Busca da Perfeição
4.4 4,1K Assista AgoraFui ver ontem, no cinema. Passei o filme todo nervosa, eletrizada, surpreendida, e mal conseguia pensar em outra coisa. Assim que o filme acabou e começaram os créditos, comecei a chorar. Olha, são raros os filmes nos quais choro ~depois~ que acabam.