Não é o melhor filme do ano, mas é uma surpresa. O título engana aqueles que procuram ação e filmes de gangster, quando na verdade o filme se foca no drama e especialmente na construção de personagens.
O protagonista que sempre tenta ser "bonzinho", acaba sendo forçado pelo meio em que vive a se adaptar. Ele não era nenhum santo, como é mostrado naquela cena com Peter onde o personagem cita que Abel roubava os clientes e território dele. Ele, que procurava atingir seus adversários legalmente, acaba tendo que mudar para salvar sua empresa. Na última cena, o protagonista sugere indiretamente um suborno ao promotor. Quem diria que o mocinho que nós vemos no começo do filme chegaria a esse ponto? Abel acabou se transformando no que ele mais temia, tudo isso para ser bem sucedido. E que cena é aquela em que logo após o suicídio, Abel se apressa para tampar o furo no galão de óleo? Simplesmente genial;
Abel é um personagem ambicioso, não foge das regras para ter sucesso. Diferentemente de um gangster, o protagonista procura sempre resolver tudo de modo pacífico e é aí que entra a grande sacada do filme. Tanto Oscar Isaac como Jessica Chastain não decepcionam e nos entregam boas atuações, o elenco "secundário" não chega a brilhar mas também não frusta. Com um trama lenta e uma excelente direção de arte, o filme alcança seu propósito (interpretado erroneamente por muitos) com sucesso. A Most Violent Year não nos mostra a violência em seu sentido literal, mas sem dúvidas apresenta um significado tão devastador quanto.
Filme subestimado, tem uma tensão muito bem construída e a trama se desenvolve naturalmente. Morten Tyldum demonstra todo seu potencial nessa belíssima obra, sem dúvida é um dos nomes a serem vistos para o futuro. O único defeito fica por conta dos diálogos que as vezes acabam sendo vazios demais. Não sei se é erro da tradução ou algo do tipo. O final, apesar de possuir várias reviravoltas, se encaixa perfeitamente com o resto da história.
Birdman é uma obra-prima. Não pela filmagem em plano sequência, não por seu roteiro magnífico, não por uma direção praticamente impecável, não por atuações assombrosas. Mas sim pela junção de tudo isso aliado a uma alta subjetividade que nos leva a diversas interpretações possíveis. As metáforas se encaixam perfeitamente no filme e a maneira como fantasia e realidade se completam é algo simplesmente genial. Iñárritu merece todos os créditos por conduzir tão bem essa história.
Minha teoria é de que ele morreu quando estava tendo várias alucinações e se jogou do prédio. Tudo que acontece depois não é realidade e tem a ver com o fato de Riggan precisar se livrar de sua outra personalidade para ter um fim digno.
Após o "suicídio", ele começa a voar pela cidade e chega no teatro. O táxi poderia simbolizar a transição para a morte, o que não se encaixa ainda é o fato do taxista voltar e cobrar ele, mas esse parece ser o único ponto duvidoso da teoria. Se alguém tiver alguma ideia, se manifeste. Depois disso, Riggan aparece deitado numa posição similar ao dos mortos em caixão. Sua mulher aparece vestida de preto, uma possível referência ao luto? Logo após isso, ela questiona o fato de existirem várias rosas no camarim sendo que Riggan odeia rosas, isso reforça ainda mais a possível existência de um velório. A arma estava atrás de uma caixa que nunca tinha aparecido. É possível ver na cena em que Riggan destrói o camarim (por volta de 1 hora de filme), a presença de vários objetos na prateleira, destacando-se a caixa vermelha (que volta a aparecer nessa cena perto do final). Seria tudo uma alucinação após sua própria morte ou um erro? Enquanto caminha em direção ao palco, Riggan passa pelo mesmo baterista que encontrou enquanto andava ao lado de Mike (cerca de 32 minutos de filme). Ele pareceu ter gostado da música naquela ocasião, tanto que deu uma moeda ao sujeito. A presença do baterista no fundo do palco não faz nenhum sentido. A peça teatral tinha como cor marcante o vermelho, supostamente a cor do amor. Mas ela também representa o sangue. Posteriormente, Riggan consegue finalizar a sua obra de maneira magnífica atirando em si mesmo. Na cena do hospital, sua filha traz flores a ele e ainda veste preto. Sua missão estava concluída, ele finalmente tinha conseguido o sucesso. Com isso, Birdman (seu alter ego) desaparece e ele se joga da janela. Isso simbolizaria sua libertação, finalmente ele poderia morrer em paz. Outras interpretações são possíveis, mas essa me pareceu a mais plausível até aqui.
Que final de merda foi aquele? Muito forçado, fizeram aquilo só pra ficar bonito. Seria muito melhor se todos morressem e pronto. Outra coisa, a Rita diz que perdeu o poder quando recebeu sangue, como ela sabe que perdeu o poder uma vez que ela só saberia disso se morresse?
Tirando isso, o filme é bem legal. A ideia é interessante e bem explorada.
Sonata de Outono
4.5 491"Você era a dona de todas as palavras em nossa casa."
Harakiri
4.6 179puta que pariu bom pra caralho vai tomar no cu
Estranhos Prazeres
3.6 134 Assista Agorahorrivel nao assistam
Roma
4.1 1,4K Assista AgoraKÉFERA ESTAVA CERTA
Ouija: Origem do Mal
2.8 476 Assista Agoramuito bom dou 1
Blade Runner 2049
4.0 1,7K Assista Agoraher eyes were green
A Chegada
4.2 3,4K Assista AgoraPerfeição
Interestelar
4.3 5,7K Assista AgoraMUITO RUIM
Interestelar
4.3 5,7K Assista Agoraja que me provocou agora aguenta ate o fim
Interestelar
4.3 5,7K Assista Agorapassei aqui pra me lembrar de como esse filme eh ruim
abraços
Tetro
4.0 209sonhante
Batman vs Superman - A Origem da Justiça
3.4 5,0K Assista AgoraTwenty years in Gotham.
How many good guys are left?
How many stayed that way?
Eita
jason todd
Pacto de Sangue
4.3 247 Assista Agoranoir o fodão
O Pagamento Final
4.2 373 Assista AgoraSubestimado
Maior que Scarface (levemente)
Interestelar
4.3 5,7K Assista AgoraComo esse filme ainda tem a média tão alta?
Eu Estava Justamente Pensando em Você
3.6 373 Assista Agoraque merda de tradução é essa
2001: Uma Odisseia no Espaço
4.2 2,4K Assista Agora[spoiler]
Missão: Impossível - Nação Secreta
3.7 805 Assista AgoraSubestimado, só faltou sangue.
Um Mad Max urbano.
Amnésia
4.2 2,2K Assista Agoraesse filme que eu amo muito
Interestelar
4.3 5,7K Assista AgoraNolan
Você morreu pra mim
O Ano Mais Violento
3.5 285Não é o melhor filme do ano, mas é uma surpresa. O título engana aqueles que procuram ação e filmes de gangster, quando na verdade o filme se foca no drama e especialmente na construção de personagens.
O protagonista que sempre tenta ser "bonzinho", acaba sendo forçado pelo meio em que vive a se adaptar. Ele não era nenhum santo, como é mostrado naquela cena com Peter onde o personagem cita que Abel roubava os clientes e território dele. Ele, que procurava atingir seus adversários legalmente, acaba tendo que mudar para salvar sua empresa. Na última cena, o protagonista sugere indiretamente um suborno ao promotor. Quem diria que o mocinho que nós vemos no começo do filme chegaria a esse ponto? Abel acabou se transformando no que ele mais temia, tudo isso para ser bem sucedido.
E que cena é aquela em que logo após o suicídio, Abel se apressa para tampar o furo no galão de óleo? Simplesmente genial;
Abel é um personagem ambicioso, não foge das regras para ter sucesso. Diferentemente de um gangster, o protagonista procura sempre resolver tudo de modo pacífico e é aí que entra a grande sacada do filme. Tanto Oscar Isaac como Jessica Chastain não decepcionam e nos entregam boas atuações, o elenco "secundário" não chega a brilhar mas também não frusta.
Com um trama lenta e uma excelente direção de arte, o filme alcança seu propósito (interpretado erroneamente por muitos) com sucesso. A Most Violent Year não nos mostra a violência em seu sentido literal, mas sem dúvidas apresenta um significado tão devastador quanto.
Headhunters
3.9 355Filme subestimado, tem uma tensão muito bem construída e a trama se desenvolve naturalmente. Morten Tyldum demonstra todo seu potencial nessa belíssima obra, sem dúvida é um dos nomes a serem vistos para o futuro.
O único defeito fica por conta dos diálogos que as vezes acabam sendo vazios demais. Não sei se é erro da tradução ou algo do tipo. O final, apesar de possuir várias reviravoltas, se encaixa perfeitamente com o resto da história.
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
3.8 3,4K Assista AgoraBirdman é uma obra-prima. Não pela filmagem em plano sequência, não por seu roteiro magnífico, não por uma direção praticamente impecável, não por atuações assombrosas. Mas sim pela junção de tudo isso aliado a uma alta subjetividade que nos leva a diversas interpretações possíveis.
As metáforas se encaixam perfeitamente no filme e a maneira como fantasia e realidade se completam é algo simplesmente genial. Iñárritu merece todos os créditos por conduzir tão bem essa história.
Sobre o final:
Minha teoria é de que ele morreu quando estava tendo várias alucinações e se jogou do prédio.
Tudo que acontece depois não é realidade e tem a ver com o fato de Riggan precisar se livrar de sua outra personalidade para ter um fim digno.
Após o "suicídio", ele começa a voar pela cidade e chega no teatro. O táxi poderia simbolizar a transição para a morte, o que não se encaixa ainda é o fato do taxista voltar e cobrar ele, mas esse parece ser o único ponto duvidoso da teoria. Se alguém tiver alguma ideia, se manifeste.
Depois disso, Riggan aparece deitado numa posição similar ao dos mortos em caixão. Sua mulher aparece vestida de preto, uma possível referência ao luto? Logo após isso, ela questiona o fato de existirem várias rosas no camarim sendo que Riggan odeia rosas, isso reforça ainda mais a possível existência de um velório.
A arma estava atrás de uma caixa que nunca tinha aparecido. É possível ver na cena em que Riggan destrói o camarim (por volta de 1 hora de filme), a presença de vários objetos na prateleira, destacando-se a caixa vermelha (que volta a aparecer nessa cena perto do final). Seria tudo uma alucinação após sua própria morte ou um erro?
Enquanto caminha em direção ao palco, Riggan passa pelo mesmo baterista que encontrou enquanto andava ao lado de Mike (cerca de 32 minutos de filme). Ele pareceu ter gostado da música naquela ocasião, tanto que deu uma moeda ao sujeito. A presença do baterista no fundo do palco não faz nenhum sentido.
A peça teatral tinha como cor marcante o vermelho, supostamente a cor do amor. Mas ela também representa o sangue.
Posteriormente, Riggan consegue finalizar a sua obra de maneira magnífica atirando em si mesmo. Na cena do hospital, sua filha traz flores a ele e ainda veste preto. Sua missão estava concluída, ele finalmente tinha conseguido o sucesso. Com isso, Birdman (seu alter ego) desaparece e ele se joga da janela. Isso simbolizaria sua libertação, finalmente ele poderia morrer em paz.
Outras interpretações são possíveis, mas essa me pareceu a mais plausível até aqui.
No Limite do Amanhã
3.8 1,5K Assista AgoraEsse filme tinha tudo pra ser ótimo, mas...
Que final de merda foi aquele? Muito forçado, fizeram aquilo só pra ficar bonito. Seria muito melhor se todos morressem e pronto.
Outra coisa, a Rita diz que perdeu o poder quando recebeu sangue, como ela sabe que perdeu o poder uma vez que ela só saberia disso se morresse?
Tirando isso, o filme é bem legal. A ideia é interessante e bem explorada.