Esse filme causa um estranhamento não só por causa das cenas explícitas de sexo, mas também pelo cenário, pelo ritmo lento de narrativa, pelo trânsito constante entre sonho e realidade e pela personalidade fechada do personagem principal. A sensação que o filme passa é realmente de um tempo seco, abafado, opressivo, tendo como contraponto os momentos de liberação ou idealização do desejo. Acho que é isso que fez o filme me mover tanto.
Que presente ter uma obra de Clarice Lispector adaptada ao cinema, ainda mais de um modo tão poético e sensível. O filme consegue captar bem o sofrimento e sentimento de vazio da personagem Lori, presa à relações casuais e incapaz de desenvolver conexões de verdade. Não li ainda o romance, mas acredito que o filme fale por si só, independentemente de ter sido fiel ou não à obra original.
Comecei a assistir o filme para tentar entender o que havia de tão problemático na sua representação sobre a escravidão, mas terminei me perguntando por que o filme se tornou tão popular e continua a cativar audiências... De fato, o filme reproduz estereótipos racistas e omite as reais causas da guerra civil americana, que foi o fim do abolicionismo, mas o fato de haver tantas interpretações e debates a respeito da história - e aqui também se inclui o livro -, da construção dos personagens, de suas motivações, do que representam só mostram o quão relevante e rica a obra é. Acredito que seja possível apreciá-la de um modo crítico, sem ignorar os pontos mais problemáticos, que incluem também o comportamento agressivo e violento de Rhett. Quanto ao motivos por que se tornou tão popular, minha aposta é que o apelo está na combinação de diferentes gêneros - romance, guerra, ação, drama, história - e na natureza errática dos personagens principais, o que os torna muito mais próximos da gente. Quem nunca se interessou apenas pelo que é inalcançável, como Scarlet? Quem nunca se enganou a respeito do amor?
Sócrates traz uma ótima contribuição ao lançar luz sobre um personagem ainda pouco explorado em produções nacionais: gay, negro e favelado. Além disso, o filme nos apresenta o espetacular Christian Malheiros. Do início ao fim, a trama não se esquiva de mostrar todas as dificuldades que alguém como Sócrates, justamente por ser gay, negro e favelado, pode enfrentar. A narrativa é dura, angustiante e nos faz sentir tão abandonados quanto o protagonista, mas o que é mais angustiante ainda é que histórias como essa são totalmente plausíveis. Quantos Sócrates não existem no Brasil, rejeitados pela família por sua orientação sexual ou identidade de gênero e sem o menor amparado do Estado?
Por motivos óbvios, o filme já nasceu polêmico, mas a obra, de algum modo, conseguiu ser provocativa e ao mesmo tempo sutil ao retratar a pedofilia, pois não apela à cenas explícitas e adiciona até mesmo toques de humor à trágica narrativa. Essas estratégias não diminuem o impacto da trama nem o incômodo de acompanhar o arruinamento dos personagens; revelam, antes, a genialidade de Kubrick e de Nabokov. A obra também se beneficia da atuação assombrosa de James Mason no papel do abusador.
Sempre vi Casablanca ser citado em listas de melhores filmes de todos os tempos, mas não entendia por que era tão celebrado até finalmente assisti-lo. Em quase duas horas, o filme constrói um retrato belo e comovente das relações humanas em um contexto de guerra, com personagens complexos, que transitam entre os papeis de opressores e oprimidos. Pela necessidade de sobreviver, adaptam-se como podem às regras do jogo, abrindo mão, por vezes, de demonstrar paixões ou qualquer convicção, mas no momento certo revelam sua grandeza e ensinam uma valiosa lição sobre o amor: a abnegação.
Charles Chaplin era um mestre em extrair emoções genuínas de seus espectadores, o modo como ele constrói a relação entre o comediante e a bailarina e aquela cena do final é uma das mais bonitas do cinema.
Não dá para dizer que o filme é ruim, mas, também não dá para dizer que é bom, e ele ainda sofre o preconceito, muitas vezes com razão, por ser adaptado do Nicholas Sparks.
Muitas pessoas com que falei não gostaram desse filme, é claro que os cenários, os figurinos não são lá essas coisas, mas, a atuação e a história são boas, o interessante é que eles tratam o amor adolescente como um artifício, o que verdadeiramente é, para atrair audiência, mas, você não sabe se eles se amam de verdade.
Vento Seco
3.2 91Esse filme causa um estranhamento não só por causa das cenas explícitas de sexo, mas também pelo cenário, pelo ritmo lento de narrativa, pelo trânsito constante entre sonho e realidade e pela personalidade fechada do personagem principal. A sensação que o filme passa é realmente de um tempo seco, abafado, opressivo, tendo como contraponto os momentos de liberação ou idealização do desejo. Acho que é isso que fez o filme me mover tanto.
O Livro dos Prazeres
3.3 44Que presente ter uma obra de Clarice Lispector adaptada ao cinema, ainda mais de um modo tão poético e sensível. O filme consegue captar bem o sofrimento e sentimento de vazio da personagem Lori, presa à relações casuais e incapaz de desenvolver conexões de verdade. Não li ainda o romance, mas acredito que o filme fale por si só, independentemente de ter sido fiel ou não à obra original.
...E o Vento Levou
4.3 1,4K Assista AgoraComecei a assistir o filme para tentar entender o que havia de tão problemático na sua representação sobre a escravidão, mas terminei me perguntando por que o filme se tornou tão popular e continua a cativar audiências... De fato, o filme reproduz estereótipos racistas e omite as reais causas da guerra civil americana, que foi o fim do abolicionismo, mas o fato de haver tantas interpretações e debates a respeito da história - e aqui também se inclui o livro -, da construção dos personagens, de suas motivações, do que representam só mostram o quão relevante e rica a obra é. Acredito que seja possível apreciá-la de um modo crítico, sem ignorar os pontos mais problemáticos, que incluem também o comportamento agressivo e violento de Rhett. Quanto ao motivos por que se tornou tão popular, minha aposta é que o apelo está na combinação de diferentes gêneros - romance, guerra, ação, drama, história - e na natureza errática dos personagens principais, o que os torna muito mais próximos da gente. Quem nunca se interessou apenas pelo que é inalcançável, como Scarlet? Quem nunca se enganou a respeito do amor?
Sócrates
3.6 90 Assista AgoraSócrates traz uma ótima contribuição ao lançar luz sobre um personagem ainda pouco explorado em produções nacionais: gay, negro e favelado. Além disso, o filme nos apresenta o espetacular Christian Malheiros.
Do início ao fim, a trama não se esquiva de mostrar todas as dificuldades que alguém como Sócrates, justamente por ser gay, negro e favelado, pode enfrentar.
A narrativa é dura, angustiante e nos faz sentir tão abandonados quanto o protagonista, mas o que é mais angustiante ainda é que histórias como essa são totalmente plausíveis. Quantos Sócrates não existem no Brasil, rejeitados pela família por sua orientação sexual ou identidade de gênero e sem o menor amparado do Estado?
Lolita
3.7 632 Assista AgoraPor motivos óbvios, o filme já nasceu polêmico, mas a obra, de algum modo, conseguiu ser provocativa e ao mesmo tempo sutil ao retratar a pedofilia, pois não apela à cenas explícitas e adiciona até mesmo toques de humor à trágica narrativa.
Essas estratégias não diminuem o impacto da trama nem o incômodo de acompanhar o arruinamento dos personagens; revelam, antes, a genialidade de Kubrick e de Nabokov.
A obra também se beneficia da atuação assombrosa de James Mason no papel do abusador.
Casablanca
4.3 1,0K Assista AgoraSempre vi Casablanca ser citado em listas de melhores filmes de todos os tempos, mas não entendia por que era tão celebrado até finalmente assisti-lo.
Em quase duas horas, o filme constrói um retrato belo e comovente das relações humanas em um contexto de guerra, com personagens complexos, que transitam entre os papeis de opressores e oprimidos. Pela necessidade de sobreviver, adaptam-se como podem às regras do jogo, abrindo mão, por vezes, de demonstrar paixões ou qualquer convicção, mas no momento certo revelam sua grandeza e ensinam uma valiosa lição sobre o amor: a abnegação.
Luzes da Ribalta
4.5 281 Assista AgoraCharles Chaplin era um mestre em extrair emoções genuínas de seus espectadores, o modo como ele constrói a relação entre o comediante e a bailarina e aquela cena do final é uma das mais bonitas do cinema.
As Aventuras de Pi
3.9 4,4KTem algumas falhas no roteiro, mas, que são compensadas pelas belezas da imagens.
O Mundo dos Pequeninos
4.2 653 Assista AgoraNossa que final emocionante. Se tiver continuação vai estragar a beleza do filme.
Holy Motors
3.9 651 Assista AgoraParece o roteiro daqueles filmes do Charlie Kaufman e é muito interessante em suas proposições.
Filadélfia
4.2 909 Assista AgoraEu fiquei pensando na reação das pessoas ao assistirem o filme quando foi lançando, que apesar de ser irregular teve o seu papel social.
Moonrise Kingdom
4.2 2,1K Assista AgoraWes Anderson é um diretor com um estilo único e pro isso esse filme é tão especial, agradável de se assistir.
Todo Mundo Quase Morto
3.7 980 Assista AgoraSem dúvidas um dos melhores filme B da década passada.
O Que Terá Acontecido a Baby Jane?
4.4 830 Assista Agorafiquei com um dúvida, Bette Davis quando fez esse filme estava velha daquele jeito ou aquilo era maquiagem?
Um Método Perigoso
3.5 1,1KEu não sei se é uma falha do roteiro, mas, após o término do filme dá vontade de saber mais sobre a obra de Freud e Jung.
O Abrigo
3.6 720 Assista AgoraSó achei que o final desfavoreceu o filme.
Ed Wood
4.0 583 Assista Agoraum filme tão sensível, engraçado, apaixonante, pena que seja um dos menos vistos de Tim Burton.
Deus da Carnificina
3.8 1,4KSó de ter a Kate Winslet nesse filme já é um bom motivo para assisitr, de qualquer forma é um bom filme.
Diário de uma Paixão
4.1 2,6K Assista AgoraNão dá para dizer que o filme é ruim, mas, também não dá para dizer que é bom, e ele ainda sofre o preconceito, muitas vezes com razão, por ser adaptado do Nicholas Sparks.
Nao Confie na P--- do Apartamento 23 (1ª Temporada)
4.0 203é difícil se surpreender com alguma coisa hoje em dia, mas, essa série trás cada situação...
Jogos Vorazes
3.8 5,0K Assista AgoraMuitas pessoas com que falei não gostaram desse filme, é claro que os cenários, os figurinos não são lá essas coisas, mas, a atuação e a história são boas, o interessante é que eles tratam o amor adolescente como um artifício, o que verdadeiramente é, para atrair audiência, mas, você não sabe se eles se amam de verdade.
Aqui é o Meu Lugar
3.6 580 Assista AgoraVale pela atuação de Sean Penn, mas, o filme todo é uma mistura de gêneros que não leva a lugar algum.
Cantando na Chuva
4.4 1,1K Assista AgoraO que dizer? Esse filme te dá vontade de gargalhar, de dar um grande sorriso...
Persépolis
4.5 754O inicio do filme pode até ser um pouco chato, mas, depois o filme ganha vida e te faz pensar sobre a situação que essas pessoas passam. Muito bom.