Uma cuzona egoísta extremamente apaixonante. Acho que é assim que vejo Camila. Leandra Leal manda muito bem, mas a personagem cai tanto em clichês de uma adolescente que já não é, quanto em literatura barata que só é superada em raríssimos momentos de sobrevida poética. Retrata uma vida estereotipada de escritor. Filme medianíssimo, sendo ainda gentil demais.
O filme é ruim, está longe de equivaler o romance - e nem falo de fidelidade ao enredo. Mas Lavínia foi muito bem representada. Camila Pitanga está onírica!
Duas teorias muito interessantes (a ideia de universos paralelos e a do Big Crunch - oposto ao Big Ben) muito bem entrelaçadas aqui. A fotografia e a construção lírica dessa narrativa faz com o que o filme fique ainda mais belo. Entrou pra minha gama de filmes preferidos, sem dúvida alguma. Diane Kruger e Juno Temple estão apaixonantes!
escolher gravidade como título para um filme onde só existe gravidade na cena final. A luta pela sobrevivência faz o ser-humano voltar a ser como qualquer outro animal. Duas cenas foram geniais a meu ver. Uma, quando a Dra. Ryan Stone consegue pela primeira vez chegar na estação. A gravidade faz ela flutuar, enquanto ela recolhe as pernas e se dobra em posição fetal. No mesmo momento ela solta o cabo que a prendia. Clara ligação ao nascimento (cordão umbilical, feto etc). A outra é justamente a cena final, onde ela está se afogando depois de aterrissar. Parece novamente simbolizar a evolução humana. Ela se arrasta para fora da água, para depois se pôr de pé e poder continuar a vida. Filmaço
Mulheres sem história, sem rumo, sem nome. Poderiam ser quaisquer mulheres. Justamente, o filme é dominado por mulheres (homens aparecem de relance como figurantes). É um mundo no qual as mulheres se relacionam. A poeticidade é a marca do filme, mesmo nas relações sexuais. A fotografia videoclipsada e a trilha sonora com cara de retrô ajudam a dar essa tônica. Adorei o filme, ainda mais por mostrar uma outra face de Paris.
A crítica é bem vinda. Há que se analisar as obras, é necessário expô-las para sabermos se ela é boa ou não. Assim faz um escritor, um escultor, um pintor, e um cineasta. E é aí que entra a crítica. Contudo, gostaria de manifestar minha indignação com alguns críticos em afirmar que estão decepcionados com Ensaio Sobre a Cegueira, ou que o filme não é como o livro. Sinceramente, o filme me surpreendeu, e positivamente. Como fã de Saramago que sou, achei que o filme não fosse corresponder à altura de uma obra tão forte e complexa. Acho que Meirelles conseguiu dar-nos aquela horrenda sensação de ter a cegueira branca, porque tudo no filme, nos leva a isso (as roupas das personagens, o cabelo de Moore, o chão do manicômio, etc). É claro que Blindness não é um Cidade de Deus, mas é tão bom quanto, o que são é diferentes. Mas o talento do cineasta engrandece as duas obras.
Os encontros de Doces Encontros não são tão açucarados quanto o nome diz. Há, inclusive, muitos desencontros e perdas. É uma história de duas famílias, que se entrelaçam, quando o patriarca de uma delas, Easy, mantém um caso com a matriarca de outra. Sua mulher falece, e mesmo a traindo, ele sofre com a situação, ausentando-se durante toda a sua doença. Beagle, seu filho mais novo é quem ajuda a mãe, visto que o irmão mais velho, Lloyd, fora tentar carreira de músico em Nova York. Beagle trabalha em uma escola, e ajuda o pai quando pode no açougue. Em uma feira de produtos usados ele conhece Geórgia, menina de quinze anos que sofre de uma rara doença neurológica e que tem de ser amparada para andar por conta de sua fraqueza muscular e confusão de seus movimentos. Geórgia está na mesma feira vendendo fotos tiradas por sua mãe, fotógrafa e que quer mostrar ao mundo a filha deficiente. A garota é neta de Marg, amante do pai de Beagle. Geórgia estuda na mesma escola em que Beagle trabalha, mas é só nesta feira que eles têm o primeiro contato. Geórgia o convida para ajudá-la na lição. Ele aceita e, na mesma noite, eles se beijam. No dia seguinte eles decidem sair, Geórgia tem planos de perder a virgindade. Corta seus cabelos e enfrenta a família super protetora para poder realizar o que deseja. Enquanto isso, Beagle descobre o romance do pai com Marg. Lloyd, que havia voltado só após a morte da mãe, vai atrás de sua antiga amada. Inicialmente ela recusa a fazer contato, e, após uma cena em que ela volta atrás e que eles se beijam, Lloyd descobre que ela é casada e mãe. O diretor perde a chance de um grande filme por sua pressa e superficialidade. As personagens não são bem exploradas e tudo se “resolve” em pouco mais de uma hora. Com a idéia original, podia-se ir mais além, mostrando a fundo os problemas das personagens, sobretudo de Geórgia, que vive uma vida com doença rara e que pode matá-la a qualquer momento. O amor de Beagle por Geórgia também é pouco desenvolvido, bem como a situação amorosa de seu pai. Contudo, há certos vôos belos. Na cena em que está na moto indo ao motel juntamente com Beagle, ela abre os braços em uma nítida atitude de quem pouco gozou da vida sabe viver um instante com vento e flores ao redor da estrada como uma aventura. Aliás, Geórgia é interpretada por Kristen Stewart, que talvez tenha feito seu melhor papel até agora na sua carreira. Aqui, pode-se ver uma atriz que consegue, à sua maneira, mergulhar em uma personagem não muito simples, e que está bem diferente daquela personagem sem expressão da saga crepúsculo. O filme nos conduz a certas reflexões a respeito da família e das relações pessoais. Longe de ser genial é um filme que merece ser visto.
Apenas uma vez tem uma trilha sonora de fazer inveja a muitos filmes, e também a muitos cantores e bandas. Não é para menos, a canção “Falling Slowly” saiu da premiação do Oscar com uma estatueta. O filme conta a história de um jovem rapaz inominado (Glen Hansard) que trabalha em uma loja de consertos de aspiradores de pó com o pai, e de uma jovem também inominada (Marketa Irglová) vendedora de flores e diarista. Ele toca seu violão nas praças de Dublin todas as tardes e noites para ganhar dinheiro. É um músico muito talentoso mas que tem medo de expor sua obra. Ela é musicista e recém divorciada, que vive com sua pequena filha e sua mãe. Um dia se conhecem por acaso e acabam ficando amigos, o que nos faz imaginar que daí nascerá mais uma das tantas histórias de amor vistas nas telonas. Contudo, o filme não é só isso. Os protagonistas do filme na verdade são mais músicos que atores, o que capta melhor a essência do filme, dois compositores que se aproximam e compõem juntos e gravam algumas dessas músicas. Inclusive Glen Hansard é o compositor dessas canções, criadas a pedido de John Carney, diretor do filme. Falling Slowly nos é apresentada em uma loja de instrumentos musicais onde a personagem de Marketa Irglová toca piano todos os dias no horário do almoço. A singela da canção conquista a todos. Outras grandes canções são ouvidas na trama como “Lies” “Say it to me” e “If You Want me”. Aliás, em se tratando desta última, o personagem interpretado por Hansard pede à personagem interpretada por Irglová que escreva uma letra em cima de uma melodia já criada por ele. Esta é uma das cenas mais interessantes do filme. Depois de escrever a letra, ela vai à padaria comprar mais pilhas para ouvir a melodia no seu aparelho portátil. A cena dura uns quatro minutos desde a saída da padaria até sua casa. Mas neste trajeto vemos, como na maioria do filme, a câmera tremida no andar da personagem, focando-a de frente. Vemos carros passando, carros estacionando e semáforos abrindo e fechando. Temos a sensação de um recorte verdadeiro na vida de alguém, a cena nos aproxima do real tamanha é a força da retratação do cotidiano. Por hora a luz desaparece, a câmera fica filmando o vazio com uma silhueta mal definida. Era a personagem de Irglová que acaba de passar por um beco mal iluminado. Ela ainda sofre com o relacionamento acabo, assim como ele, que deixou a ex-namorada em Londres. E Dublin parece fria ao retratar a vida desses dois personagens, fechados em suas dores, mas com uma doçura a construir-lhes a amizade. Encorajado pela moça, ele resolve ir a Londres e, antes de ir, resolve ir ao estúdio gravar umas canções para levar consigo para lá, em busca de um contrato. Eles conseguem uma banda e gravam suas belas canções. Vêmos o trabalho interno das gravações, tanto dos músicos quando da pessoa responsável por mixar e ajustar os detalhes de som. Ao fim da gravação, temos uma bela cena na praia, no amanhecer, onde temos a sensação de dever cumprido, de um sonho que começa a ser realizado. Agora podem estar se perguntando, eles ficam juntos ou cada um tenta reatar o relacionamento antigo? Ou nenhum dos dois? Deveras, esse dado no final do filme realmente não importa, porque o filme se transpõe além disso, a singeleza e a doçura que o filme nos traz torna esse dado menor em relação ao todo. Um dos melhores filmes desta década. Um estilo diferente de cinema para verdadeiros apreciadores da arte, seja cinematográfica, seja musical. Atores com uma qualidade musical absurda, e um olhar interessantíssimo sobre a vida e sobre a arte. Um dos meus filmes prediletos!
Nome Próprio
3.3 294 Assista AgoraUma cuzona egoísta extremamente apaixonante. Acho que é assim que vejo Camila.
Leandra Leal manda muito bem, mas a personagem cai tanto em clichês de uma adolescente que já não é, quanto em literatura barata que só é superada em raríssimos momentos de sobrevida poética. Retrata uma vida estereotipada de escritor. Filme medianíssimo, sendo ainda gentil demais.
Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios
3.5 554 Assista AgoraO filme é ruim, está longe de equivaler o romance - e nem falo de fidelidade ao enredo. Mas Lavínia foi muito bem representada. Camila Pitanga está onírica!
Amante a Domicílio
3.2 234 Assista AgoraAlleníssimo!
Livre
3.8 1,2K Assista AgoraPoético!
Lucy
3.3 3,4K Assista AgoraManooooooo
Sr. Ninguém
4.3 2,7KDuas teorias muito interessantes (a ideia de universos paralelos e a do Big Crunch - oposto ao Big Ben) muito bem entrelaçadas aqui. A fotografia e a construção lírica dessa narrativa faz com o que o filme fique ainda mais belo. Entrou pra minha gama de filmes preferidos, sem dúvida alguma. Diane Kruger e Juno Temple estão apaixonantes!
Expresso do Amanhã
3.5 1,3K Assista grátisTipo de história que eu gostaria de ter escrito. Que filmaço!
A Onda
4.2 1,9KFilmão!
Belíssimo exemplo em tempos sombrios!
Cidade dos Sonhos
4.2 1,7K Assista AgoraAjuda a entender:
https://firenewissues.wordpress.com/2012/06/11/midia-dkfe/
Gravidade
3.9 5,1K Assista AgoraFilmão!
Gostei da sacada pro nome do filme:
escolher gravidade como título para um filme onde só existe gravidade na cena final. A luta pela sobrevivência faz o ser-humano voltar a ser como qualquer outro animal. Duas cenas foram geniais a meu ver. Uma, quando a Dra. Ryan Stone consegue pela primeira vez chegar na estação. A gravidade faz ela flutuar, enquanto ela recolhe as pernas e se dobra em posição fetal. No mesmo momento ela solta o cabo que a prendia. Clara ligação ao nascimento (cordão umbilical, feto etc). A outra é justamente a cena final, onde ela está se afogando depois de aterrissar. Parece novamente simbolizar a evolução humana. Ela se arrasta para fora da água, para depois se pôr de pé e poder continuar a vida. Filmaço
Biutiful
4.0 1,1KBah, que filmaço!
The Final Girl
2.0 2Mulheres sem história, sem rumo, sem nome. Poderiam ser quaisquer mulheres. Justamente, o filme é dominado por mulheres (homens aparecem de relance como figurantes). É um mundo no qual as mulheres se relacionam. A poeticidade é a marca do filme, mesmo nas relações sexuais. A fotografia videoclipsada e a trilha sonora com cara de retrô ajudam a dar essa tônica. Adorei o filme, ainda mais por mostrar uma outra face de Paris.
No Começo
3.7 6Genial!
Ensaio Sobre a Cegueira
4.0 2,5KA crítica é bem vinda. Há que se analisar as obras, é necessário expô-las para sabermos se ela é boa ou não. Assim faz um escritor, um escultor, um pintor, e um cineasta. E é aí que entra a crítica. Contudo, gostaria de manifestar minha indignação com alguns críticos em afirmar que estão decepcionados com Ensaio Sobre a Cegueira, ou que o filme não é como o livro. Sinceramente, o filme me surpreendeu, e positivamente. Como fã de Saramago que sou, achei que o filme não fosse corresponder à altura de uma obra tão forte e complexa. Acho que Meirelles conseguiu dar-nos aquela horrenda sensação de ter a cegueira branca, porque tudo no filme, nos leva a isso (as roupas das personagens, o cabelo de Moore, o chão do manicômio, etc). É claro que Blindness não é um Cidade de Deus, mas é tão bom quanto, o que são é diferentes. Mas o talento do cineasta engrandece as duas obras.
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Doces Encontros
2.8 247DOCES ENCONTROS
Os encontros de Doces Encontros não são tão açucarados quanto o nome diz. Há, inclusive, muitos desencontros e perdas. É uma história de duas famílias, que se entrelaçam, quando o patriarca de uma delas, Easy, mantém um caso com a matriarca de outra. Sua mulher falece, e mesmo a traindo, ele sofre com a situação, ausentando-se durante toda a sua doença. Beagle, seu filho mais novo é quem ajuda a mãe, visto que o irmão mais velho, Lloyd, fora tentar carreira de músico em Nova York.
Beagle trabalha em uma escola, e ajuda o pai quando pode no açougue. Em uma feira de produtos usados ele conhece Geórgia, menina de quinze anos que sofre de uma rara doença neurológica e que tem de ser amparada para andar por conta de sua fraqueza muscular e confusão de seus movimentos. Geórgia está na mesma feira vendendo fotos tiradas por sua mãe, fotógrafa e que quer mostrar ao mundo a filha deficiente. A garota é neta de Marg, amante do pai de Beagle. Geórgia estuda na mesma escola em que Beagle trabalha, mas é só nesta feira que eles têm o primeiro contato. Geórgia o convida para ajudá-la na lição. Ele aceita e, na mesma noite, eles se beijam.
No dia seguinte eles decidem sair, Geórgia tem planos de perder a virgindade. Corta seus cabelos e enfrenta a família super protetora para poder realizar o que deseja. Enquanto isso, Beagle descobre o romance do pai com Marg. Lloyd, que havia voltado só após a morte da mãe, vai atrás de sua antiga amada. Inicialmente ela recusa a fazer contato, e, após uma cena em que ela volta atrás e que eles se beijam, Lloyd descobre que ela é casada e mãe.
O diretor perde a chance de um grande filme por sua pressa e superficialidade. As personagens não são bem exploradas e tudo se “resolve” em pouco mais de uma hora. Com a idéia original, podia-se ir mais além, mostrando a fundo os problemas das personagens, sobretudo de Geórgia, que vive uma vida com doença rara e que pode matá-la a qualquer momento. O amor de Beagle por Geórgia também é pouco desenvolvido, bem como a situação amorosa de seu pai.
Contudo, há certos vôos belos. Na cena em que está na moto indo ao motel juntamente com Beagle, ela abre os braços em uma nítida atitude de quem pouco gozou da vida sabe viver um instante com vento e flores ao redor da estrada como uma aventura. Aliás, Geórgia é interpretada por Kristen Stewart, que talvez tenha feito seu melhor papel até agora na sua carreira. Aqui, pode-se ver uma atriz que consegue, à sua maneira, mergulhar em uma personagem não muito simples, e que está bem diferente daquela personagem sem expressão da saga crepúsculo. O filme nos conduz a certas reflexões a respeito da família e das relações pessoais. Longe de ser genial é um filme que merece ser visto.
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Apenas Uma Vez
4.0 1,4K Assista AgoraApenas uma vez tem uma trilha sonora de fazer inveja a muitos filmes, e também a muitos cantores e bandas. Não é para menos, a canção “Falling Slowly” saiu da premiação do Oscar com uma estatueta. O filme conta a história de um jovem rapaz inominado (Glen Hansard) que trabalha em uma loja de consertos de aspiradores de pó com o pai, e de uma jovem também inominada (Marketa Irglová) vendedora de flores e diarista. Ele toca seu violão nas praças de Dublin todas as tardes e noites para ganhar dinheiro. É um músico muito talentoso mas que tem medo de expor sua obra. Ela é musicista e recém divorciada, que vive com sua pequena filha e sua mãe. Um dia se conhecem por acaso e acabam ficando amigos, o que nos faz imaginar que daí nascerá mais uma das tantas histórias de amor vistas nas telonas.
Contudo, o filme não é só isso. Os protagonistas do filme na verdade são mais músicos que atores, o que capta melhor a essência do filme, dois compositores que se aproximam e compõem juntos e gravam algumas dessas músicas. Inclusive Glen Hansard é o compositor dessas canções, criadas a pedido de John Carney, diretor do filme. Falling Slowly nos é apresentada em uma loja de instrumentos musicais onde a personagem de Marketa Irglová toca piano todos os dias no horário do almoço. A singela da canção conquista a todos. Outras grandes canções são ouvidas na trama como “Lies” “Say it to me” e “If You Want me”. Aliás, em se tratando desta última, o personagem interpretado por Hansard pede à personagem interpretada por Irglová que escreva uma letra em cima de uma melodia já criada por ele. Esta é uma das cenas mais interessantes do filme. Depois de escrever a letra, ela vai à padaria comprar mais pilhas para ouvir a melodia no seu aparelho portátil. A cena dura uns quatro minutos desde a saída da padaria até sua casa. Mas neste trajeto vemos, como na maioria do filme, a câmera tremida no andar da personagem, focando-a de frente. Vemos carros passando, carros estacionando e semáforos abrindo e fechando. Temos a sensação de um recorte verdadeiro na vida de alguém, a cena nos aproxima do real tamanha é a força da retratação do cotidiano. Por hora a luz desaparece, a câmera fica filmando o vazio com uma silhueta mal definida. Era a personagem de Irglová que acaba de passar por um beco mal iluminado.
Ela ainda sofre com o relacionamento acabo, assim como ele, que deixou a ex-namorada em Londres. E Dublin parece fria ao retratar a vida desses dois personagens, fechados em suas dores, mas com uma doçura a construir-lhes a amizade. Encorajado pela moça, ele resolve ir a Londres e, antes de ir, resolve ir ao estúdio gravar umas canções para levar consigo para lá, em busca de um contrato. Eles conseguem uma banda e gravam suas belas canções. Vêmos o trabalho interno das gravações, tanto dos músicos quando da pessoa responsável por mixar e ajustar os detalhes de som. Ao fim da gravação, temos uma bela cena na praia, no amanhecer, onde temos a sensação de dever cumprido, de um sonho que começa a ser realizado.
Agora podem estar se perguntando, eles ficam juntos ou cada um tenta reatar o relacionamento antigo? Ou nenhum dos dois? Deveras, esse dado no final do filme realmente não importa, porque o filme se transpõe além disso, a singeleza e a doçura que o filme nos traz torna esse dado menor em relação ao todo. Um dos melhores filmes desta década. Um estilo diferente de cinema para verdadeiros apreciadores da arte, seja cinematográfica, seja musical. Atores com uma qualidade musical absurda, e um olhar interessantíssimo sobre a vida e sobre a arte. Um dos meus filmes prediletos!
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