Confesso que estou cheio de pré-conceitos( Globo Filmes...).A sinopse foi um tanto clichê(o que pode ser bom,dependendo da maneira como for desenvolvida a história(um pouco "estranha ",por sinal)).Espero ir ao cinema e sentir que quebrei a cara ao julgar um filme que a priori parece ser tão...ruim.
Gostei muito.Não tem uma grande moral(somente o da preservação cultural, muito pertinente aliás quando pensamos em certas hidrelétricas e povos indígenas num certo Estado).Porém, ele cumpre muito bem o papel de divertir e pronto.As pessoas esperam muito mais de algo que foi claramente feito pra ser ambicioso e divertido.Quanto a quantidade de dinheiro empregado, não sou técnico artístico ou de produção, ou diretor de efeitos especiais para dizer se pela quantidade de efeitos e computação gráfica utilizados, ele poderia ter saído mais "em conta".Só sei que pelo DVD demostrou ser algo bem grandioso e quem viu em 3D deve ter sentido uma experiência única.
Não consigo ver esse filme-da forma com foi concebido e com esses roteiro- com menos de 3 h.Aliás, poderia ter sido um pouco mais e eu nem ligaria.Muito emocionante.
Eu não sei, tem algo nesse filme que simplesmente não me agradou.As interpretações foram legais e o não-dito( a forte questão racial que transborda da tela para a realidade) foi bem interessante.Talvez tenha sido a direção um pouco novelesca.Mas indico, com certeza.
Não é um filme ruim, porém , não é bom. Tem aquele estética cômica meio pastelão que irá influenciar todo o cinema brasileiro do final da década de 90 ao novo milênio, afinal, querendo ou não, foi essa obra que deu uma revalorizada no cinema nacional, que passou uma década inteira totalmente estagnado, principalmente na era Collor e no primeiro governo de FHC.
A diretora peca pelo fato de ter dito que tinha feito uma pesquisa "minuciosa". Desde o cenário com bananeiras( Carlota deveria odiar isso em seu palácio) até as danças flamengas que (não existiam na época) foram retratados de forma imprudente. O filme trabalha com esteriótipos, seja com D. João VI ou com a Carlota. É anacrônico em vários momentos, como quando ela
tem um amante negro( do jeito que ela era, é bem provável que tivesse) do qual seu marido simplesmente oferece um cargo público de suma importância para a Coroa
( o que naquela época não só era improvável, como a lei nem permitia.Talvez se provasse que fosse filho de português e indígena, que era política adotada na época de Pombal e nem sei se ainda era válida em 1808).
Porém, o filme acerta- meio que exageradamente, no ódio que Carlota tinha, não do Brasil, mas de Portugal. Ela sempre achou a Coroa portuguesa muito "pobre" comparada à Espanhola, e como tal, se comportou a vida inteira. Tão feia, implicante que chega a ser uma Diva!Afinal de contas é mais do que verídico a ultima fala do filme,
O filme não é nem um pouco fiel a História de Lutero.Retrata as revoltas camponesas como simples atos rebeldes e de gente bárbara( não que não tenha ocorrido selvageria, principalmente por causa dos anabatistas que na época pregavam bens comuns e morte aos ricos, sendo naquele tempo verdadeiros monstros, tais como foram(considerados) os comunistas no século XX). Aqui, todas as mortes e todas as críticas ocasionados pelo teólogo são "esquecidos" ou abafados.Não esqueçamos que ele foi dono da famosa frase," se é um camponês rebelde, que mate!".O filme, por um lado, mostra bem como ele foi protegido e abrigado pela classe rica, os nobres, que logo aderiram ao luteranismo. A obra foca( e de maneira acertada) na vida Acadêmica e no processo complexo que foi o rompimento com a Igreja( o que era algo que ele não queria).Porém, não toca nos assuntos "pesados", como o anti-semitismo(muitos historiadores chegam a afirmar que Hitler só foi possível na Alemanha ,por causa da existência e dos manuscritos anti-semitistas de Lutero que acreditava muito na clássica versão católica dos judeus como culpados pela morte de Jesus). Porém, é um bom filme sim, mas assim como um livro de História, não deve ser levado à sério, afinal, logo no início fica evidente que uma associação luterana patrocinou o filme, o que justifica muita coisa.Um personagem tão decisivo para a história ocidental deveria ter tido uma biografia menos protecionista.
Preciso revê-lo. A minha professora de História o colocou no primeiro ano do ensino médio.Hje estou no 5 período do curso de história.Quero revê-lo com a percepção que tenho hj.
Apesar de pouco conhecido no Brasil,S.Zweing- o Camelot do Brasil para os gringos- foi o criador da alcunha do Brasil como um gigante adormecido. Assolado pelo estigma de judeu e imerso em uma Europa que estava se destruindo na velocidade da luz e alimentada por teorias de superioridade, ele viu na pobreza e na simplicidade brasileira- qual percorreu por dias- uma maneira diferente de viver e conviver, apesar da classe dominante ainda conflituosa sobre o que é o Brasil e sua identidade.Apesar dele ter sido criticado por ter escrito obras muito ufanistas no Brasil que na época estava sob o domínio de vargas,
ainda não entendi se ele se matou pelo pessimismo com a guerra européia( e a dificuldade de salvar os seus amigos judeus) ou se foi por pressão varguista para escrever bem sobre o regime
Mais do que um documentário, é um filme de terror!
A violência e o abandono que infelizmente é cotidiano em todas as capitais do país. E claro, esses "marginais" que nós -a sociedade- criamos e que depois queremos ver mortos.A culpa é nossa.
"Primeira tese tarantinesca: Like Virgen da Madonna. Fala sobre uma garota muito rodada que um dia encontra um cara com um pirocão, que faz ela voltar a sentir a pressão de quando ela era virgem".
Definitivamente é uma aula sobre historiografia, afinal, qual História será escrita?Ela representará a todos?
História, Memória e Progresso: um ótimo filme para se refletir sobre esses conceitos e a sua efetiva prática em todo o Brasil( seja com a destruição de monumentos históricos, Usina Hidrelétrica no Pará e o genocídio cultural de povos indígenas, a Comunidade de Vinhais Velho– que será expulsa de seu território aqui no MA para a construção de uma Avenida–, etc...)
Raízes do Brasil - Uma Cinebiografia de Sérgio Buarque de …
3.8 13Um livro atualíssimo. Um grande erudito.Chico Buarque teve para quem puxar na genialidade.
Reis e Ratos
2.6 259Confesso que estou cheio de pré-conceitos( Globo Filmes...).A sinopse foi um tanto clichê(o que pode ser bom,dependendo da maneira como for desenvolvida a história(um pouco "estranha ",por sinal)).Espero ir ao cinema e sentir que quebrei a cara ao julgar um filme que a priori parece ser tão...ruim.
Avatar
3.6 4,5K Assista AgoraGostei muito.Não tem uma grande moral(somente o da preservação cultural, muito pertinente aliás quando pensamos em certas hidrelétricas e povos indígenas num certo Estado).Porém, ele cumpre muito bem o papel de divertir e pronto.As pessoas esperam muito mais de algo que foi claramente feito pra ser ambicioso e divertido.Quanto a quantidade de dinheiro empregado, não sou técnico artístico ou de produção, ou diretor de efeitos especiais para dizer se pela quantidade de efeitos e computação gráfica utilizados, ele poderia ter saído mais "em conta".Só sei que pelo DVD demostrou ser algo bem grandioso e quem viu em 3D deve ter sentido uma experiência única.
O Curioso Caso de Benjamin Button
4.1 3,3K Assista AgoraNão consigo ver esse filme-da forma com foi concebido e com esses roteiro- com menos de 3 h.Aliás, poderia ter sido um pouco mais e eu nem ligaria.Muito emocionante.
Filhas do Vento
3.3 36Eu não sei, tem algo nesse filme que simplesmente não me agradou.As interpretações foram legais e o não-dito( a forte questão racial que transborda da tela para a realidade) foi bem interessante.Talvez tenha sido a direção um pouco novelesca.Mas indico, com certeza.
O Guarda-Costas
3.4 699 Assista AgoraMorreu.Todas chora....
Pokémon, O Filme 1: Mewtwo vs Mew
3.7 667 Assista AgoraEu queria ter um Pokémon.
Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
3.1 240Não é um filme ruim, porém , não é bom. Tem aquele estética cômica meio pastelão que irá influenciar todo o cinema brasileiro do final da década de 90 ao novo milênio, afinal, querendo ou não, foi essa obra que deu uma revalorizada no cinema nacional, que passou uma década inteira totalmente estagnado, principalmente na era Collor e no primeiro governo de FHC.
A diretora peca pelo fato de ter dito que tinha feito uma pesquisa "minuciosa". Desde o cenário com bananeiras( Carlota deveria odiar isso em seu palácio) até as danças flamengas que (não existiam na época) foram retratados de forma imprudente. O filme trabalha com esteriótipos, seja com D. João VI ou com a Carlota. É anacrônico em vários momentos, como quando ela
tem um amante negro( do jeito que ela era, é bem provável que tivesse) do qual seu marido simplesmente oferece um cargo público de suma importância para a Coroa
Porém, o filme acerta- meio que exageradamente, no ódio que Carlota tinha, não do Brasil, mas de Portugal. Ela sempre achou a Coroa portuguesa muito "pobre" comparada à Espanhola, e como tal, se comportou a vida inteira. Tão feia, implicante que chega a ser uma Diva!Afinal de contas é mais do que verídico a ultima fala do filme,
" do brasil não quero levar nem o pó dos meus sapatos( e bate o pé)".
Top Gun: Ases Indomáveis
3.5 924 Assista AgoraNão lembro muito do filme, mas da música....
Lutero
3.4 190O filme não é nem um pouco fiel a História de Lutero.Retrata as revoltas camponesas como simples atos rebeldes e de gente bárbara( não que não tenha ocorrido selvageria, principalmente por causa dos anabatistas que na época pregavam bens comuns e morte aos ricos, sendo naquele tempo verdadeiros monstros, tais como foram(considerados) os comunistas no século XX). Aqui, todas as mortes e todas as críticas ocasionados pelo teólogo são "esquecidos" ou abafados.Não esqueçamos que ele foi dono da famosa frase," se é um camponês rebelde, que mate!".O filme, por um lado, mostra bem como ele foi protegido e abrigado pela classe rica, os nobres, que logo aderiram ao luteranismo.
A obra foca( e de maneira acertada) na vida Acadêmica e no processo complexo que foi o rompimento com a Igreja( o que era algo que ele não queria).Porém, não toca nos assuntos "pesados", como o anti-semitismo(muitos historiadores chegam a afirmar que Hitler só foi possível na Alemanha ,por causa da existência e dos manuscritos anti-semitistas de Lutero que acreditava muito na clássica versão católica dos judeus como culpados pela morte de Jesus).
Porém, é um bom filme sim, mas assim como um livro de História, não deve ser levado à sério, afinal, logo no início fica evidente que uma associação luterana patrocinou o filme, o que justifica muita coisa.Um personagem tão decisivo para a história ocidental deveria ter tido uma biografia menos protecionista.
Amistad
3.9 317 Assista AgoraPreciso revê-lo. A minha professora de História o colocou no primeiro ano do ensino médio.Hje estou no 5 período do curso de história.Quero revê-lo com a percepção que tenho hj.
Lost Zweig - Os Últimos Dias de Stefan Zweig no …
3.3 7 Assista AgoraApesar de pouco conhecido no Brasil,S.Zweing- o Camelot do Brasil para os gringos- foi o criador da alcunha do Brasil como um gigante adormecido. Assolado pelo estigma de judeu e imerso em uma Europa que estava se destruindo na velocidade da luz e alimentada por teorias de superioridade, ele viu na pobreza e na simplicidade brasileira- qual percorreu por dias- uma maneira diferente de viver e conviver, apesar da classe dominante ainda conflituosa sobre o que é o Brasil e sua identidade.Apesar dele ter sido criticado por ter escrito obras muito ufanistas no Brasil que na época estava sob o domínio de vargas,
ainda não entendi se ele se matou pelo pessimismo com a guerra européia( e a dificuldade de salvar os seus amigos judeus) ou se foi por pressão varguista para escrever bem sobre o regime
As Brasileiras
3.8 113Juliana, tá peituda, tá gostosa. Agora sim esperarei o remake de Gabriela com ela.
P.S: Vou agregar agora o Psirico Esportivo ao meu vocabulário.
Ônibus 174
3.9 297Mais do que um documentário, é um filme de terror!
A violência e o abandono que infelizmente é cotidiano em todas as capitais do país. E claro, esses "marginais" que nós -a sociedade- criamos e que depois queremos ver mortos.A culpa é nossa.
O Código Tarantino
4.4 716"Primeira tese tarantinesca: Like Virgen da Madonna. Fala sobre uma garota muito rodada que um dia encontra um cara com um pirocão, que faz ela voltar a sentir a pressão de quando ela era virgem".
Cinderela Baiana
2.0 1,1KDeve ser (muito) ruim. Quero ver!
Sabor da Paixão
2.4 184Penelope Cruz interpreta uma baiana como se não soubesse a diferença entre uma mexicana e uma brasileira(no fundo ele não deve saber mesmo...).
Todo Mundo Odeia o Chris (1ª Temporada)
4.4 373 Assista AgoraRochelle é diva!
Spartacus: Sangue e Areia (1ª Temporada)
4.5 632 Assista AgoraTem uma vibe meio 300 na hora das lutas. Muito bom!!!
Narradores de Javé
3.9 273Definitivamente é uma aula sobre historiografia, afinal, qual História será escrita?Ela representará a todos?
História, Memória e Progresso: um ótimo filme para se refletir sobre esses conceitos e a sua efetiva prática em todo o Brasil( seja com a destruição de monumentos históricos, Usina Hidrelétrica no Pará e o genocídio cultural de povos indígenas, a Comunidade de Vinhais Velho– que será expulsa de seu território aqui no MA para a construção de uma Avenida–, etc...)
Kill Bill: Volume 2
4.2 1,5K Assista AgoraHoje é dia de sangue, bebê.
Bandidas
3.0 320 Assista AgoraBandidas - Janete e Valéria.
Memórias Póstumas
3.5 309 Assista AgoraNão lembro-me pouco, porém sei que foi uma boa adaptação de um dos meus livros preferidos.
Maria do Bairro
3.8 239Na próxima semana o sbt vai reprisá-la.
P.S: sei que essa novela é muito brega, mas eu prefiro Rosalinda, Maria do Bairro ou a usurpadora do que qualquer novela da Globo atualmente.