Se Jia Zhangke e Apichatpong tivessem um filho, seu nome seria Crosscurrent. Chao levou quatro anos para filmar e mais dois na sala de edição para criar, junto ao mago da luz Mark Lee e ao olhar cativante de Hao Qin, o épico pós Sexta Geração que o cinema chinês esperava. A história desse país sempre foi a história de seus rios, contada por seus poetas, e Crosscurrent revive isso. Um filme sobre perder tudo pra encontrar a paz em si, a jornada budista que vai de encontro à modernidade.
Encontre alguma coisa que você ame fazer, então vá e faça. Uma carta de amor à Taiwan, com cenas de grande apuro estético, trilha sonora cativante e o sorriso de Ming-hsiang saltando da tela como o vento costeiro do Pacífico. E não viemos todos ao mundo numa grande viagem solitária?
“Quando eu morrer, me enterrem Na minha amada Ucrânia, Meu túmulo ficará sobre um monte elevado, — grave, em meio à planície se espalhando, Assim como os campos, as estepes sem limites, A margem que mergulha do Dnieper. Meus olhos já podem ver, meus ouvidos ouvem O rugido poderoso do rio.” Taras Shevtchenko
Mais uma pérola da RDA. A decadência da cidade invade o interior de Ingrid Sommer: prédios tombando, fachadas com rachaduras, ruínas como um organismo vivo e cosmopolita. Grande trabalho de Renate, mas a personagem já é maravilhosa por si — she's Sunny, they will say.
É uma deliciosa experiência assistir a esse coming of age soviético sobre um adolescente que quer ser bateirista de jazz — já que na própria família ele sente-se um nada, um ninguém. A banda profissional que aparece em poucas cenas e encanta o rapazinho é um plus a mais para essa obra de Asanova. Já quero ver mais filmes dela.
Uma gema escondida. Crítica social contundente com um trabalho irrepreensível do elenco inteiro, tanto adulto quanto infantil. Imagens obscurecidas assim como as cicatrizes do pós guerra. E que final dolorido, difícil de esquecer...
“Le prolétariat sait que les contradictions et la misére dans le Borinage, comme dans la Belgique entière comme dans le monde sont les fruits du capitalisme et que l'humanité ne sera sauvée de la désordre et de l'exploitation de l'homme par l'homme...”
“Esse céu, pinheiros e areia - são um caminho triste para alguém trilhar. Hey, fique comigo, meu amigo! Descalço, magro e sujo, Com seu corpo mal vestido... Não tenha vergonha! Isso não é nada. Dessa forma já foram vários grandes homens.”
“Nessa hora, nessa noite, Essa dor que lateja. Ao entrar na porta da saudade logo vi o quanto doía Se maior, fundo penetra Se menor, faz-se infinita Se previsse tamanha dor Melhor não te ter conhecido.” Li Bai
“A garota sentou-se à beira-mar e observou a correnteza com os olhos bem abertos. Tentava imaginar de onde e para onde as ondas estavam correndo. Era um dia comum e um mar comum, e assim também eram as rochas e o céu. Nada tinha acontecido. Então, porque tudo parecia novo para ela? O céu, as ondas. Ela queria saber para onde e o porquê de estarem correndo, queria ver essas novas terras, o outro mundo. Ela também queria ser geóloga e cantar um pouco. Então, ela cantava.”
“The weight of my words, you can't feel it anymore. There are very many ways I would like to break the spell you've cast upon me. Because all the time I sacrificed myself to make you want me, has made you haunt me.”
“Portanto eu vos digo, Assim devereis pensar sobre este impermanente mundo [como se ele fosse]: Uma estrela ao amanhecer, uma bolha d'água em um riacho; Um clarão de um raio em uma nuvem de verão, Uma vela piscante, um fantasma, ou um sonho...” O Sutra do Diamante
Valeu a pena cruzar a cidade pra ver no cinema, melhor uso de 3D que já vi. Achei massa ver o JLG referenciando Levinas (o chamamento no rosto do Outro) e Derrida (a não nudez dos animais também é o humano desnudo); se deus nos fez humilhados na impossibilidade de sermos humildes, a nudez do rosto é o comunicar que mais nos aproxima do mistério divino, já que é o chamamento irresistível da alteridade num mundo (des)conectado pela própria linguagem (TV, internet).
“Preferiria perder-me com os outros, a ter de me salvar sozinha. Só quem é completamente livre pode se confundir com todos. Só quem está ligado a nada, está ligado a todos os seres humanos.”
Lindo filme sobre coisas que só percebemos tarde demais, sobre a ação do tempo em desvelar nossas memórias. Só Shunji Iwai pra juntar Proust e Seiko Matsuda rs.
“Realmente dizemos que a hora da morte é incerta, mas, quando dizemos tal coisa, imaginamos essa hora como que situada num espaço vago e remoto, não pensamos que tenha a mínima relação com o dia já começado e (...) possa ocorrer nessa mesma tarde, tão pouco incerta, essa tarde em que o emprego de todas as horas está previamente regulado.” (Proust - O Caminho de Guermantes, p. 284)
“Toda vez que te encontro esqueço de tudo fico como uma garotinha você pode sentir meu coração esquentar Brilho de coral na sua pele não consigo ficar sem você (...) Oh, meu amor escapa com o vento sul corre com o vento para aquela ilha de azul.” (Seiko Matsuda - Aoi Sangosho)
Crianças Lobo
4.4 339O filme definitivo sobre a maternidade.
Não vi nada melhor sobre o assunto até hoje.
Crosscurrent
4.2 4Se Jia Zhangke e Apichatpong tivessem um filho, seu nome seria Crosscurrent. Chao levou quatro anos para filmar e mais dois na sala de edição para criar, junto ao mago da luz Mark Lee e ao olhar cativante de Hao Qin, o épico pós Sexta Geração que o cinema chinês esperava. A história desse país sempre foi a história de seus rios, contada por seus poetas, e Crosscurrent revive isso. Um filme sobre perder tudo pra encontrar a paz em si, a jornada budista que vai de encontro à modernidade.
Trama Fantasma
3.7 804 Assista AgoraE não é que tem um filme bom concorrendo nesse Oscar? Valeu PTA!
Estudando a Ilha
4.2 1Encontre alguma coisa que você ame fazer, então vá e faça. Uma carta de amor à Taiwan, com cenas de grande apuro estético, trilha sonora cativante e o sorriso de Ming-hsiang saltando da tela como o vento costeiro do Pacífico. E não viemos todos ao mundo numa grande viagem solitária?
O Desna Encantado
4.4 3“Quando eu morrer, me enterrem
Na minha amada Ucrânia,
Meu túmulo ficará sobre um monte elevado,
— grave, em meio à planície se espalhando,
Assim como os campos, as estepes sem limites,
A margem que mergulha do Dnieper.
Meus olhos já podem ver, meus ouvidos ouvem
O rugido poderoso do rio.”
Taras Shevtchenko
Solo Sunny
3.8 1Mais uma pérola da RDA. A decadência da cidade invade o interior de Ingrid Sommer: prédios tombando, fachadas com rachaduras, ruínas como um organismo vivo e cosmopolita. Grande trabalho de Renate, mas a personagem já é maravilhosa por si — she's Sunny, they will say.
Pica-paus Não Têm Dor de Cabeça
3.6 4É uma deliciosa experiência assistir a esse coming of age soviético sobre um adolescente que quer ser bateirista de jazz — já que na própria família ele sente-se um nada, um ninguém. A banda profissional que aparece em poucas cenas e encanta o rapazinho é um plus a mais para essa obra de Asanova. Já quero ver mais filmes dela.
Rio de Lama
4.2 8Uma gema escondida. Crítica social contundente com um trabalho irrepreensível do elenco inteiro, tanto adulto quanto infantil. Imagens obscurecidas assim como as cicatrizes do pós guerra. E que final dolorido, difícil de esquecer...
Nunca Te Amei
4.0 7Um dos mais comoventes relatos que eu já tive o prazer de ver, coroado pelo trabalho monumental de Sir Redgrave. Para mim, inesquecível.
Miséria em Borinage
3.9 4“Le prolétariat sait que
les contradictions
et la misére
dans le Borinage, comme dans la Belgique entière
comme dans le monde
sont les fruits du capitalisme
et que l'humanité ne sera sauvée de la désordre
et de l'exploitation de l'homme par l'homme...”
A Professora da Aldeia
3.3 1“Esse céu, pinheiros e areia -
são um caminho triste para alguém trilhar.
Hey, fique comigo, meu amigo!
Descalço, magro e sujo,
Com seu corpo mal vestido...
Não tenha vergonha! Isso não é nada.
Dessa forma já foram vários grandes homens.”
Primavera Numa Pequena Cidade
3.6 2“Nessa hora, nessa noite,
Essa dor que lateja.
Ao entrar na porta da saudade
logo vi o quanto doía
Se maior, fundo penetra
Se menor, faz-se infinita
Se previsse tamanha dor
Melhor não te ter conhecido.”
Li Bai
Sonho e Silêncio
2.9 2A impossibilidade de compartilhar a dor filmada em planos assustadoramente precisos de silêncio ensurdecedor.
Lissy
4.0 2“É impossível para uma pessoa ser enganada por alguém que não seja ela própria.”
R. W. Emerson
Dingo, o Cão Selvagem
4.0 1“A garota sentou-se à beira-mar
e observou a correnteza com os olhos bem abertos.
Tentava imaginar de onde e para onde as ondas estavam correndo.
Era um dia comum e um mar comum,
e assim também eram as rochas e o céu.
Nada tinha acontecido.
Então, porque tudo parecia novo para ela?
O céu, as ondas.
Ela queria saber para onde e o porquê de estarem correndo,
queria ver essas novas terras, o outro mundo.
Ela também queria ser geóloga e cantar um pouco.
Então, ela cantava.”
A Academia das Musas
3.4 11 Assista Agora“The weight of my words,
you can't feel it anymore.
There are very many ways
I would like to break the spell
you've cast upon me.
Because all the time
I sacrificed myself
to make you want me,
has made you haunt me.”
Mais do que Eu Possa Me Reconhecer
3.8 4A solidão do olhar de um Rembrandt é a mesma do olhar trocado entre dois desconhecidos no metrô.
Kaili Blues
3.9 10“Portanto eu vos digo,
Assim devereis pensar sobre este impermanente mundo [como se ele fosse]:
Uma estrela ao amanhecer, uma bolha d'água em um riacho;
Um clarão de um raio em uma nuvem de verão,
Uma vela piscante, um fantasma, ou um sonho...”
O Sutra do Diamante
Cemitério do Esplendor
3.8 43“De repente, passei a ler sua mente.
Eu vi seu sonho.
E eu vi o seu.”
Adeus à Linguagem
3.5 118 Assista AgoraValeu a pena cruzar a cidade pra ver no cinema, melhor uso de 3D que já vi. Achei massa ver o JLG referenciando Levinas (o chamamento no rosto do Outro) e Derrida (a não nudez dos animais também é o humano desnudo); se deus nos fez humilhados na impossibilidade de sermos humildes, a nudez do rosto é o comunicar que mais nos aproxima do mistério divino, já que é o chamamento irresistível da alteridade num mundo (des)conectado pela própria linguagem (TV, internet).
Periferia
3.1 8Roteiro com o selo Cristian Mungiu de desgraça.
Europa '51
4.1 26 Assista Agora“Preferiria perder-me com os outros,
a ter de me salvar sozinha.
Só quem é completamente livre
pode se confundir com todos.
Só quem está ligado a nada, está
ligado a todos os seres humanos.”
Love Letter
3.8 18Lindo filme sobre coisas que só percebemos tarde demais, sobre a ação do tempo em desvelar nossas memórias. Só Shunji Iwai pra juntar Proust e Seiko Matsuda rs.
“Realmente dizemos que a hora da morte é incerta, mas, quando dizemos tal coisa, imaginamos essa hora como que situada num espaço vago e remoto, não pensamos que tenha a mínima relação com o dia já começado e (...) possa ocorrer nessa mesma tarde, tão pouco incerta, essa tarde em que o emprego de todas as horas está previamente regulado.”
(Proust - O Caminho de Guermantes, p. 284)
“Toda vez que te encontro
esqueço de tudo
fico como uma garotinha
você pode sentir meu coração esquentar
Brilho de coral na sua pele
não consigo ficar sem você
(...)
Oh, meu amor escapa com o vento sul
corre com o vento para aquela ilha de azul.”
(Seiko Matsuda - Aoi Sangosho)
Jauja
3.5 40“Todas as famílias desaparecem um dia.
O deserto as engole.”