''atrás das máscaras os rostos sofrem a solidão.''
filme genial, que debocha constantemente dos padrões normativos da cultura oriental e ocidental (principalmente?). os elementos a serem transgredidos estão lá, basta apurarmos bem os sentidos.
''meu querido, vou lhe dizer uma coisa: na vida, não devemos nem nos lamentar nem mentir a nós mesmos! não se renega nada, não juramos por nada. e nunca devemos nos justificar a ninguém.''
parece confuso, mas se pararmos pra pensar, essa fala da avó de Guillaume norteia todo o roteiro bem construído para ''Les Garçons et Guillaume, à Table!'', que é despretensioso na medida certa.
autores existencialistas, Jung, metáforas e metalinguística, fotografia melancólica, roteiro elétrico, humor negro ''soft'' e trilha sonora tocante. ingredientes que me deixaram - e deixam - apaixonado por qualquer filme assim; Submarine. .
o trinômio filosofia/ciência/religião elevado ao nível máximo de genialidade, Tarkovsky extrai da incompreendida literatura soviética, o mais abismal destes termos. somos constantemente lançados ao questionamento sobre verdades que não existem, mas estão ali. os diálogos, as interpretações (magníficas), as cenas, a luz, a sonoplastia... elementos que constantemente corroboram a dúvida em crenças e ideologias fadadas ao egotismo humano, apenas. cada segundo aqui é precioso e inesquecível.
''- sobre que altruísmo você está falando? pessoas estão morrendo de fome. você caiu da lua?''
trilha sonora impecável. fotografia linda. roteiro deixa um pouco à desejar, principalmente quando se tem um Pierre Perrier completamente entregue ao personagem - que poderia ter sido um dos melhores psicopatas da história do cinema -, mas que só consegue crescer de fato da metade do filme em diante. Aurore, a ''companheira'' e ''comparsa'' do protagonista, no final das contas conseguiu me intrigar... talvez por ser tão psicótica quanto Chris (ordinariamente, óbvio)?
me intriguei com um detalhe: será que o roteiro foi inspirado na história dos mutantes Morlocks (Marvel Comics), que é antecedente em dois anos a este filme? de qualquer forma, escancaradamente anos 80.
a classe média taiwanesa retratada neste filme me lembrou, tirando os sintomas da culpa cristã, uma certa classe média ocidental (brasileira?). excelente filme.
o existencialismo visceral, nu e cru, (em forma de sétima arte) no qual o diretor lança mão de um exercício de questionamentos meticuloso, nos fazendo pôr em xeque dogmas outrora tão arraigados nas culturas humanas - independentemente dessa dualidade ocidente/oriente. filme para jamais ser esquecido!
a natureza entediada de Séverine, levada aos extremos por seu comportamento sexual, traduz perfeitamente a crítica ao je ne sais quois burguês, sempre recorrente na cinebiografia de Buñuel, e este é um ponto importantíssimo a ser observado. trata-se de um filme realizado na década de 60, mas que poderia, tranquilamente, ter sido rodado na década de 40, ou em qualquer época do século 21; permitindo-se apenas adaptações de abordagem, obviamente. outro ponto forte é o figurino, criado por Saint Laurent, e usado magistralmente por Deneuve, que de tão elegante, chega a ser opressor.
O Funeral das Rosas
4.3 69 Assista Agora''atrás das máscaras os rostos sofrem a solidão.''
filme genial, que debocha constantemente dos padrões normativos da cultura oriental e ocidental (principalmente?). os elementos a serem transgredidos estão lá, basta apurarmos bem os sentidos.
Eraserhead
3.9 922 Assista Agoraquer adicionar uma dose cavalar de agonia ao seu dia? eis a experiência cinematográfica ideal pra isso.
Um Sonho de Liberdade
4.6 2,4K Assista Agora-Gilda, are you decent?
-me?
e os homens de Shawshank vão à loucura, obviamente.
Eu, Mamãe e os Meninos
3.7 162 Assista Agora''meu querido, vou lhe dizer uma coisa: na vida, não devemos nem nos lamentar nem mentir a nós mesmos! não se renega nada, não juramos por nada. e nunca devemos nos justificar a ninguém.''
parece confuso, mas se pararmos pra pensar, essa fala da avó de Guillaume norteia todo o roteiro bem construído para ''Les Garçons et Guillaume, à Table!'', que é despretensioso na medida certa.
O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante
4.1 155oh god o final! o que dizer do final!? <3
Submarine
4.0 1,6Kautores existencialistas, Jung, metáforas e metalinguística, fotografia melancólica, roteiro elétrico, humor negro ''soft'' e trilha sonora tocante. ingredientes que me deixaram - e deixam - apaixonado por qualquer filme assim; Submarine. .
Crepúsculo dos Deuses
4.5 794 Assista Agorao crepúsculo de uma deusa: Gloria Swanson!
Stalker
4.3 500 Assista Agorao trinômio filosofia/ciência/religião elevado ao nível máximo de genialidade, Tarkovsky extrai da incompreendida literatura soviética, o mais abismal destes termos. somos constantemente lançados ao questionamento sobre verdades que não existem, mas estão ali. os diálogos, as interpretações (magníficas), as cenas, a luz, a sonoplastia... elementos que constantemente corroboram a dúvida em crenças e ideologias fadadas ao egotismo humano, apenas. cada segundo aqui é precioso e inesquecível.
''- sobre que altruísmo você está falando? pessoas estão morrendo de fome. você caiu da lua?''
O Idioma do Desejo
2.9 67trilha sonora impecável. fotografia linda. roteiro deixa um pouco à desejar, principalmente quando se tem um Pierre Perrier completamente entregue ao personagem - que poderia ter sido um dos melhores psicopatas da história do cinema -, mas que só consegue crescer de fato da metade do filme em diante. Aurore, a ''companheira'' e ''comparsa'' do protagonista, no final das contas conseguiu me intrigar... talvez por ser tão psicótica quanto Chris (ordinariamente, óbvio)?
Enter The Void: Viagem Alucinante
4.0 871 Assista Agora4 estrelas e meia por ser tão longo.
Sozinho Contra Todos
4.0 313''viver é um ato egoísta. sobreviver é uma lei genética.''
Subway
3.4 52 Assista Agorame intriguei com um detalhe: será que o roteiro foi inspirado na história dos mutantes Morlocks (Marvel Comics), que é antecedente em dois anos a este filme? de qualquer forma, escancaradamente anos 80.
The Normal Heart
4.3 1,0K Assista Agora''bem vinda à política gay''. para considerações...
E Sua Mãe Também
4.0 518''la vida es como la espuma, por eso hay que darse como el mar."
300: A Ascensão do Império
3.2 1,6K Assista Agoraa rainha de Esparta, ela é babado!!!
Batman: O Retorno
3.4 850 Assista AgoraO melhor Batman para todo o sempre. <3
As Coisas Simples da Vida
4.3 120a classe média taiwanesa retratada neste filme me lembrou, tirando os sintomas da culpa cristã, uma certa classe média ocidental (brasileira?). excelente filme.
Quando Duas Mulheres Pecam
4.4 1,1K Assista Agoratalvez um dos filmes com recortes experimentais mais bem acentuados de Bergman, que eu tenha visto até aqui.
Eu Te Amo
3.4 75Sônia Braga de tão sublime, lembrou-me uma certa Gal fatal.
Encontros e Desencontros
3.8 1,7K Assista Agora''More Than This'' <3! amor pela trilha sonora desse filme!
Faça a Coisa Certa
4.2 398o desenrolar da intolerância em dois atos.
A Balada de Narayama
4.3 31o existencialismo visceral, nu e cru, (em forma de sétima arte) no qual o diretor lança mão de um exercício de questionamentos meticuloso, nos fazendo pôr em xeque dogmas outrora tão arraigados nas culturas humanas - independentemente dessa dualidade ocidente/oriente. filme para jamais ser esquecido!
A Bela da Tarde
4.1 340 Assista Agoraa natureza entediada de Séverine, levada aos extremos por seu comportamento sexual, traduz perfeitamente a crítica ao je ne sais quois burguês, sempre recorrente na cinebiografia de Buñuel, e este é um ponto importantíssimo a ser observado. trata-se de um filme realizado na década de 60, mas que poderia, tranquilamente, ter sido rodado na década de 40, ou em qualquer época do século 21; permitindo-se apenas adaptações de abordagem, obviamente. outro ponto forte é o figurino, criado por Saint Laurent, e usado magistralmente por Deneuve, que de tão elegante, chega a ser opressor.
Felizes Juntos
4.2 261 Assista Agora''(...) acaba que pessoas solitárias são todas iguais.''