É um filme que não quer ter uma história que prende, que se desenrola, cheio de twists, com dramas, suspense e etc. É uma história que visa a apenas mostrar uma realidade. É um recorte de um modo de vida de um certo tipo de pessoas. E justamente por simplesmente querer mostrar pessoas e não uma história "eletrizante" que ele tem todo sucesso pretendido (Diferente de Julieta, por exemplo, que quer criar um super drama e não consegue).
Poderia dizer que o Mascaro é o Refn brasileiro. Dotado de uma cinematografia esplêndida e com histórias que pretendem ser muito mais sinceras e diretas (o que não significa que devam ser centradas na realidade, que é o caso do Refn) do que engenhosas e que preferem se preocupar em criar uma experiência visual com um objetivo narrativo menor, porém sem deixar de ser relevante.
O objetivo aqui é, numa primeira camada, trazer não uma reflexão sobre papel de gênero, como vi alguns comentando pela internet. Ele não faz reflexão, ele simplesmente mostra. Ele não vai criar cenas de preconceito, de descriminação e etc pra gerar uma reflexão, ele vai mostrar um caubói costureiro e uma mulher (feminina) caminhoneira. Pronto. Isso vai GERAR reflexões (como a que estou fazendo agora) mas sem apelar para um esforço óbvio querendo causar isso. E é neste ponto que digo que ele tem uma história simples, porém relevante.
Entre outras coisas, ele cria o contraste da beleza e das cores no sertão. Numa região que é predominantemente retratada com a mesma paleta de cores ele traz uma beleza e uma variação de tons e neons que enchem os olhos. Outro ponto interessantíssimo, é que ele aborda também a sexualidade feminina de uma maneira não fetichizada. E ainda mais longe, ele foca as cenas eróticas no prazer feminino e não o masculino, sendo contrário à tendência do cinema desde sempre.
O maior problema do filme são as cenas de maus tratos a animais (uma em específico poderia ser totalmente cortada sem perder nada). Alguns podem se incomodar que a história não anda pra lugar nenhum, e de fato, acaba do mesmo jeito que começou, mas isso não me incomodou pelo resultado ser algo tão humano e real como poucas vezes vi no cinema.
Uma fórmula reciclada, com uma fotografia que se contenta em ser apenas bonita e mais nada, mas pelo menos o filme conta com uma ambientação e propostas muitos legais. Não vale mais que 3 estrelas. Quem quiser conhecer um diretor oriental REALMENTE bom recomendo Confessions ou O Mundo de Kanako do Tetsuya Nakashima.
Nem tenho o que falar, depois de 3 filmes se a pessoa ainda não percebeu que essa série é uma bosta nada que eu falar vai mudar isso.
Sério, é meio patético o quão visível é que TODO mundo, absolutamente TODO MUNDO desse filme deixou de minimamente se importar em fazer algo decente. É meio ofensivo até, fiquei pessoalmente ofendido com o quão porco ele é, com o quão idiota os envolvidos acham que somos pra aceitarmos isso. É deplorável em TODOS os aspectos.
Vou dar 0,1 porque tenho esperança que um estagiário sequer estava ali tentando fazer um bom trabalho, esse 0,1 vai pra essa pessoa (se é que ela existe).
Ele tem uma edição espetacular. Sem dúvidas é a melhor que vi até o momento em um filme mudo. Sensacional. As cenas de ação são tensíssimas, os cortes rápidos, as montagens, efeitos, tudo nele nesse quesito é perfeito. As metáforas são maravilhosas, há várias quotes de autores que enriquecem demaaais o filme, buuut, o problema é o roteiro.
É um sacoooo. É chato demais, sem graça demais. Que história boba, mds, dava pra ser contada em 2h. Insuportável. Foi um parto chegar no fim dessas quase 5h de filme.
Das obras do Bergman até 52 esta é onde ele atinge o ápice na fotografia, mas de enredo é bem fraco. Dos quatro "curtas" apenas um é minimante interessante.
Num mundo com Quem tem medo de Virginia Woolf porque alguém ainda se atreve a fazer um filme tão parecido???? Polanski é ótimo, mas não adianta, Quem tem Medo é soberano. Fiquei sentindo como se tivesse vendo uma peça de escola infantil o tempo todo pensando "óooh que fofinho ele se esforçando".
É um filme que tenta ser muito mais do que ele jamais vai ter capacidade de ser. Ainda bem que pelo menos tem só 80min.
Mas não é um filme horrível, é bom, só é fraco. Tem diálogos legais, mas também cenas forçadas. Tem cenas engraçadas e algumas sem graça. Esperava bem mais do Polanski aqui.
Atuações horríveis e o final é PÉSSIMO, péssimo, mas tão péssimo, que até o próprio filme precisa logo em seguida se justificar falando que "ela ficava sempre reclamando que tinha um coração fraco" pra poder ter um mínimo de coerência. E obviamente, ele tem que falar explicar o filme inteiro porque o espectador é burro e não conseguiria entender os outros pontos tão óbvios.
Totalmente previsível.
O que se salva é a parte tecnica da direção que é bastante competente.
Gente, to vendo os comentários aqui, vcs perceberam que o filme é sobre uma doença, né? Não é sobre a natureza humana, nem sobre reprodução, nem sobre prazer, nem sobre incesto e muito menos sobre "nova york". Ele tem um vício e o filme mostra como esse vício destrói a vida dele e não tem nada de prazeroso.
Fraco, fraquíssimo, como alguém consegue juntar dois dos caras mais fodas da atualidade e não ter NADA de conteúdo no documentário? Parece que quando eles iam falar alguma coisa interessante o diretor cortava de propósito pra uma cena tosca de trem.
Boi Neon
3.6 459 Assista AgoraÉ um filme que não quer ter uma história que prende, que se desenrola, cheio de twists, com dramas, suspense e etc. É uma história que visa a apenas mostrar uma realidade. É um recorte de um modo de vida de um certo tipo de pessoas. E justamente por simplesmente querer mostrar pessoas e não uma história "eletrizante" que ele tem todo sucesso pretendido (Diferente de Julieta, por exemplo, que quer criar um super drama e não consegue).
Poderia dizer que o Mascaro é o Refn brasileiro. Dotado de uma cinematografia esplêndida e com histórias que pretendem ser muito mais sinceras e diretas (o que não significa que devam ser centradas na realidade, que é o caso do Refn) do que engenhosas e que preferem se preocupar em criar uma experiência visual com um objetivo narrativo menor, porém sem deixar de ser relevante.
O objetivo aqui é, numa primeira camada, trazer não uma reflexão sobre papel de gênero, como vi alguns comentando pela internet. Ele não faz reflexão, ele simplesmente mostra. Ele não vai criar cenas de preconceito, de descriminação e etc pra gerar uma reflexão, ele vai mostrar um caubói costureiro e uma mulher (feminina) caminhoneira. Pronto. Isso vai GERAR reflexões (como a que estou fazendo agora) mas sem apelar para um esforço óbvio querendo causar isso. E é neste ponto que digo que ele tem uma história simples, porém relevante.
Entre outras coisas, ele cria o contraste da beleza e das cores no sertão. Numa região que é predominantemente retratada com a mesma paleta de cores ele traz uma beleza e uma variação de tons e neons que enchem os olhos. Outro ponto interessantíssimo, é que ele aborda também a sexualidade feminina de uma maneira não fetichizada. E ainda mais longe, ele foca as cenas eróticas no prazer feminino e não o masculino, sendo contrário à tendência do cinema desde sempre.
O maior problema do filme são as cenas de maus tratos a animais (uma em específico poderia ser totalmente cortada sem perder nada). Alguns podem se incomodar que a história não anda pra lugar nenhum, e de fato, acaba do mesmo jeito que começou, mas isso não me incomodou pelo resultado ser algo tão humano e real como poucas vezes vi no cinema.
A Criada
4.4 1,3K Assista AgoraUma fórmula reciclada, com uma fotografia que se contenta em ser apenas bonita e mais nada, mas pelo menos o filme conta com uma ambientação e propostas muitos legais. Não vale mais que 3 estrelas. Quem quiser conhecer um diretor oriental REALMENTE bom recomendo Confessions ou O Mundo de Kanako do Tetsuya Nakashima.
A Série Divergente: Convergente
2.8 599 Assista AgoraNota: 0,1
Nem tenho o que falar, depois de 3 filmes se a pessoa ainda não percebeu que essa série é uma bosta nada que eu falar vai mudar isso.
Sério, é meio patético o quão visível é que TODO mundo, absolutamente TODO MUNDO desse filme deixou de minimamente se importar em fazer algo decente. É meio ofensivo até, fiquei pessoalmente ofendido com o quão porco ele é, com o quão idiota os envolvidos acham que somos pra aceitarmos isso. É deplorável em TODOS os aspectos.
Vou dar 0,1 porque tenho esperança que um estagiário sequer estava ali tentando fazer um bom trabalho, esse 0,1 vai pra essa pessoa (se é que ela existe).
É o sumo do mínimo esforço e do lixo.
A Roda
3.7 26Ele tem uma edição espetacular. Sem dúvidas é a melhor que vi até o momento em um filme mudo. Sensacional. As cenas de ação são tensíssimas, os cortes rápidos, as montagens, efeitos, tudo nele nesse quesito é perfeito. As metáforas são maravilhosas, há várias quotes de autores que enriquecem demaaais o filme, buuut, o problema é o roteiro.
É um sacoooo. É chato demais, sem graça demais. Que história boba, mds, dava pra ser contada em 2h. Insuportável. Foi um parto chegar no fim dessas quase 5h de filme.
O fim é bem bonito.
Apesar disso, o roteiro tem um ponto bem positivo, ele mata um protagonista bem antes de Hitchcock.
Quando as Mulheres Esperam
3.7 18 Assista AgoraDas obras do Bergman até 52 esta é onde ele atinge o ápice na fotografia, mas de enredo é bem fraco. Dos quatro "curtas" apenas um é minimante interessante.
Deus da Carnificina
3.8 1,4KNum mundo com Quem tem medo de Virginia Woolf porque alguém ainda se atreve a fazer um filme tão parecido???? Polanski é ótimo, mas não adianta, Quem tem Medo é soberano. Fiquei sentindo como se tivesse vendo uma peça de escola infantil o tempo todo pensando "óooh que fofinho ele se esforçando".
É um filme que tenta ser muito mais do que ele jamais vai ter capacidade de ser. Ainda bem que pelo menos tem só 80min.
Mas não é um filme horrível, é bom, só é fraco. Tem diálogos legais, mas também cenas forçadas. Tem cenas engraçadas e algumas sem graça. Esperava bem mais do Polanski aqui.
As Diabólicas
4.2 208 Assista AgoraAtuações horríveis e o final é PÉSSIMO, péssimo, mas tão péssimo, que até o próprio filme precisa logo em seguida se justificar falando que "ela ficava sempre reclamando que tinha um coração fraco" pra poder ter um mínimo de coerência. E obviamente, ele tem que falar explicar o filme inteiro porque o espectador é burro e não conseguiria entender os outros pontos tão óbvios.
Totalmente previsível.
O que se salva é a parte tecnica da direção que é bastante competente.
Shame
3.6 2,0K Assista AgoraGente, to vendo os comentários aqui, vcs perceberam que o filme é sobre uma doença, né? Não é sobre a natureza humana, nem sobre reprodução, nem sobre prazer, nem sobre incesto e muito menos sobre "nova york". Ele tem um vício e o filme mostra como esse vício destrói a vida dele e não tem nada de prazeroso.
Os Incrédulos
3.4 53Fraco, fraquíssimo, como alguém consegue juntar dois dos caras mais fodas da atualidade e não ter NADA de conteúdo no documentário? Parece que quando eles iam falar alguma coisa interessante o diretor cortava de propósito pra uma cena tosca de trem.