O original é melhor por pouco. Aqui ao menos os personagens são melhor desenvolvidos. Tem muita "atualização" também, como a troca de tapas do casal.
Mas cinema dos anos 90 era isso, muita violência clean, sexo só para vender, e o bom mocismo irritante (como na cena em que o sujeito deixa de matar o desafeto por nada).
Um supercine mais refinado, e melhor que muito filme badalado do gênero. Terminou por ficar esquecido, mas foi regastado pela versátil, que o relançou na caixa cinema policial V
Sam Peckinpah é o mestre da violência, e seu púpilo Walter Hill é o seu profeta. Aqui o roteiro é a cara de Walter, mas percebe-se que a direção não é sua. O que de certa forma soa estranho, pois é um Peckinpah meio diferente para mim. Mas da para perceber como Walter é uma boa cópia do mestre.
Durante as filmagens Steve McQueen e Ali McGraw começaram a se comer, Ali era casada com Robert Evans, um dos grandões da Paramount, que endoidou o cabeção ao perder a mulher para o astro McQueen.
Um verdadeiro clássico divisor de águas. Eu antes de conhecer esse filme achava Bay of blood, de Bava, o proto slasher por excelência, mas esse aqui rouba o posto. Ainda que o de Bava siga sendo um filme importante para o desenvolvimento do que viria a ser o slasher.
O enredo procura focar na misoginia dos homens, praticamente todos eles no filme são escrotos com mulheres. Cenas lésbicas, que não são raras no gênero, coisa impensável no cinema americano da época, procuram colocar as mulheres como independentes de homens.
O terço final é o que faz o filme se tornar um diferencial. É tensão pura, servindo de influência para muita gente, Eli Roth mesmo faz um breve depoimento sobre como foi influenciado.
Acho o desenrolar da trama excelente e a revelação do assassino é magistral.
Um filme político, que hoje soa meio cafona, meio datado. Um Alain Delon, produtor, que já mostra o peso da idade, mas que ainda entrega uma boa atuação.
O filme mostra a corrupção do sistema judicial e político francês. Mas a execução é meio atabalhoada e o filme termina ficando bem longo.
1º) Como já disseram, você esquece que o nome do filme se refere a uma Solange. Só quando mais da metade do filme ela aparece é que nos damos conta que esquecemos o título.
2º) Elizabeth surge como protagonista, e morre no meio do filme, uma grande ousadia do roteiro. Destruindo a imagem que se constrói dessa personagem.
3º) Ao longo do filme a esposa de Enrico é altamente suspeita, um recurso do roteiro para desviar a atenção.
Curioso é que o filme é um grande palco de marketing de cameras e lentes. As empresas não estiveram nada preocupadas com o enredo, que potencialmente poderia sujar suas imagens.
Eu de inicio achei que havia um tom moralista no filme, talvez tenha, mas lendo os comentários aqui parece que o enredo leva muita gente a adotar esse moralismo. Mas se repararem bem, o que o fotografo desnuda é uma família burguesa envolta em suas farsescas poses, ou não.
Paul Schrader sempre com esses roteiros de "decadência e redenção". Parece um Taxi Driver menos glamouroso (se é que dar pra chamar Taxi Driver de glamouroso).
o climax é bem mal feito, um sujeito que nunca atirou consegue trocar tiros com 2 caras e mata eles com tiros certeiros, assim como o tiro na testa de Tis.
Belissimo... esses filmes de Melville não são para qualquer público. E nem falo isso por questões de "nivel intelectual", é que são filmes para quem não sofre de "ejaculação precoce mental" mesmo.
Alain Delon era mais que um rostinho bonito (eu sei que ainda está vivo), ele tinha uma presença em cena que enchia a tela, era quase um desfilar.
Se Melville foi influenciado pelos noir americano dos anos 40, ele aqui vai influenciar os americanos nos anos seguintes ao seu filme.
Bem superior ao primeiro, bem mais produzido, com mais dinamismos.
Só achei tosca o infectado pai que parece adquirir alguma consciência, forçado demais. E claro o cara entrar ali sem ninguém ver nada, visto que tudo era monitorado, vai até a mulher dele e faz a merda.
E aqui temos um filme mais americanizado, diferente do primeiro que é um filme bem inglês.
Filmaço, trama que prende, tensa, e tecendo paralelos com a historia recente da Espanha. Tudo muito bem amarradinho, é quase um thriller histórico.
A concepção dos policiais e a relação entre eles lembra muito a de Mississippi em Chamas.
Muita coisa na trama não é respondida e nem vejo problemas nisso. Muita coisa obedece ao contexto de época onde o filme se passa.
Gostei também de como o filme termina mostrando que a linha entre ditadura e democracia é bem tênue e que em muitos casos a coisa se inverte nos valores, só ver que o inspetor local fala que o país era uma democracia mas acoberta as pilantragens dos poderosos locais.
Sedução e Vingança
3.7 151 Assista AgoraE o falo fez ela falar
Aquarius
4.2 1,9K Assista AgoraFilmaço. São tantas nuances que teria de escrever uma bíblia para definir.
Recife como centro do mundo, com suas referências e efemérides.
Infelizmente a sudestinada boicotou o filme na escolha do representante para o oscar.
A Piscina
3.7 44Essa trama cheia de complexo de Édipo poderia ser uns 15 minutos mais curta.
A Fuga
3.0 70O original é melhor por pouco. Aqui ao menos os personagens são melhor desenvolvidos. Tem muita "atualização" também, como a troca de tapas do casal.
Mas cinema dos anos 90 era isso, muita violência clean, sexo só para vender, e o bom mocismo irritante (como na cena em que o sujeito deixa de matar o desafeto por nada).
Um Policial Acima da Lei
3.0 10 Assista AgoraUm supercine mais refinado, e melhor que muito filme badalado do gênero. Terminou por ficar esquecido, mas foi regastado pela versátil, que o relançou na caixa cinema policial V
Os Implacáveis
3.9 72O personagem de Al Lettieri termina sendo nulo na historia.
fica o filme todo como uma grande ameaça que nunca se cumpre, quando chega no ápice do filme ele é morto facilmente.
Os Implacáveis
3.9 72Sam Peckinpah é o mestre da violência, e seu púpilo Walter Hill é o seu profeta. Aqui o roteiro é a cara de Walter, mas percebe-se que a direção não é sua. O que de certa forma soa estranho, pois é um Peckinpah meio diferente para mim. Mas da para perceber como Walter é uma boa cópia do mestre.
Durante as filmagens Steve McQueen e Ali McGraw começaram a se comer, Ali era casada com Robert Evans, um dos grandões da Paramount, que endoidou o cabeção ao perder a mulher para o astro McQueen.
Retroceder Nunca, Render-se Jamais
3.0 112 Assista Agora100 sa ci o nal
tudo é absolutamente tosco no filme hahahaahahaha
O Limite da Traição
3.4 18Várias caras conhecidas e mais uma execução excelente do mestre Walter Hill, que aqui claramente homenageia seu mentor Peckinpah.
PS: O policial Cortez, é interpretado pelo mesmo ator que faz o bandido no supermercado em Stallone Cobra.
A Breve Noite das Bonecas de Vidro
3.8 33Michel Temer sempre aprontando
Torso
3.4 57 Assista AgoraUm verdadeiro clássico divisor de águas. Eu antes de conhecer esse filme achava Bay of blood, de Bava, o proto slasher por excelência, mas esse aqui rouba o posto. Ainda que o de Bava siga sendo um filme importante para o desenvolvimento do que viria a ser o slasher.
O enredo procura focar na misoginia dos homens, praticamente todos eles no filme são escrotos com mulheres. Cenas lésbicas, que não são raras no gênero, coisa impensável no cinema americano da época, procuram colocar as mulheres como independentes de homens.
O terço final é o que faz o filme se tornar um diferencial. É tensão pura, servindo de influência para muita gente, Eli Roth mesmo faz um breve depoimento sobre como foi influenciado.
Acho o desenrolar da trama excelente e a revelação do assassino é magistral.
A Morte de um Corrupto
3.4 1Um filme político, que hoje soa meio cafona, meio datado. Um Alain Delon, produtor, que já mostra o peso da idade, mas que ainda entrega uma boa atuação.
O filme mostra a corrupção do sistema judicial e político francês. Mas a execução é meio atabalhoada e o filme termina ficando bem longo.
O Quê Vocês Fizeram com Solange?
3.8 32Acho a narrativa muito criativa...
1º) Como já disseram, você esquece que o nome do filme se refere a uma Solange. Só quando mais da metade do filme ela aparece é que nos damos conta que esquecemos o título.
2º) Elizabeth surge como protagonista, e morre no meio do filme, uma grande ousadia do roteiro. Destruindo a imagem que se constrói dessa personagem.
3º) Ao longo do filme a esposa de Enrico é altamente suspeita, um recurso do roteiro para desviar a atenção.
Uma Lagartixa num Corpo de Mulher
3.6 44Florinda Bolkan brilha na atuação desse filme. Uma atriz que se mostrou bem versátil nas mãos de Fulci.
Retratos de uma Obsessão
3.3 212Curioso é que o filme é um grande palco de marketing de cameras e lentes. As empresas não estiveram nada preocupadas com o enredo, que potencialmente poderia sujar suas imagens.
Eu de inicio achei que havia um tom moralista no filme, talvez tenha, mas lendo os comentários aqui parece que o enredo leva muita gente a adotar esse moralismo. Mas se repararem bem, o que o fotografo desnuda é uma família burguesa envolta em suas farsescas poses, ou não.
O Dono da Noite
3.5 33 Assista AgoraPaul Schrader sempre com esses roteiros de "decadência e redenção". Parece um Taxi Driver menos glamouroso (se é que dar pra chamar Taxi Driver de glamouroso).
Porém a
o climax é bem mal feito, um sujeito que nunca atirou consegue trocar tiros com 2 caras e mata eles com tiros certeiros, assim como o tiro na testa de Tis.
O Abutre
4.0 2,5K Assista AgoraEsse filme é uma aula sobre o neoliberalismo.
Que atuação de Jake Gyllenhaal.
Rene Russo, que andava sumida, tá ótima.
Ronin
3.6 205 Assista AgoraMelhor filme de ação dos anos 90, inclusive é melhor que o incensado Fogo contra Fogo.
Cenas de perseguição alucinantes, variedades de carros. Tiro, porrada e bomba da melhor qualidade, além de excelentes atores de várias nacionalidades.
PS: Uma curiosidade. Tem três ex vilões de Bond movies no filme.
O Samurai
4.2 145Belissimo... esses filmes de Melville não são para qualquer público. E nem falo isso por questões de "nivel intelectual", é que são filmes para quem não sofre de "ejaculação precoce mental" mesmo.
Alain Delon era mais que um rostinho bonito (eu sei que ainda está vivo), ele tinha uma presença em cena que enchia a tela, era quase um desfilar.
Se Melville foi influenciado pelos noir americano dos anos 40, ele aqui vai influenciar os americanos nos anos seguintes ao seu filme.
O Círculo Vermelho
4.1 47 Assista AgoraAs cenas no carro onde a tela fica cheia com Montand, Volonté e Delon já vale o filme. É muito peso.
Mas o filme é muito mais do que isso, são duas horas e vinte de puro deleite.
O Exterminador do Futuro: A Salvação
3.3 769 Assista AgoraBom passatempo, melhor que o terceiro. E no fim é um prequel que é na verdade um posquel hahahaha
Extermínio 2
3.5 628 Assista AgoraAlguém entendeu o final?
O helicoptero foi para a França, mas aqueles zumbis chegaram lá como? tudo ficou confuso, talvez fosse explicado numa sequência.
Extermínio 2
3.5 628 Assista AgoraBem superior ao primeiro, bem mais produzido, com mais dinamismos.
Só achei tosca o infectado pai que parece adquirir alguma consciência, forçado demais. E claro o cara entrar ali sem ninguém ver nada, visto que tudo era monitorado, vai até a mulher dele e faz a merda.
E aqui temos um filme mais americanizado, diferente do primeiro que é um filme bem inglês.
Pecados Antigos, Longas Sombras
3.6 79 Assista AgoraFilmaço, trama que prende, tensa, e tecendo paralelos com a historia recente da Espanha. Tudo muito bem amarradinho, é quase um thriller histórico.
A concepção dos policiais e a relação entre eles lembra muito a de Mississippi em Chamas.
Muita coisa na trama não é respondida e nem vejo problemas nisso. Muita coisa obedece ao contexto de época onde o filme se passa.
Gostei também de como o filme termina mostrando que a linha entre ditadura e democracia é bem tênue e que em muitos casos a coisa se inverte nos valores, só ver que o inspetor local fala que o país era uma democracia mas acoberta as pilantragens dos poderosos locais.