Quando descobri que a Édith Scob foi também a protagonista de Les Yeux Sans Visage, que inclusive possui referência clara no filme, fiquei maravilhado em pensar na simbologia de ela guiar todo o filme o Denis Lavant, sempre abrindo as portas para ele, enfim. Holy Motors é precioso, Carax conseguiu criar aqui um dispositivo extremamente prolífico, cheio de interpretações, simbologias, caminhos... Daquelas obras a se retornar.
O sublime sobre o sublime dificilmente produz um contraste, e tem-se necessidade de descansar de tudo, até do belo. Parece, ao contrário, que o grotesco é um tempo de parada, um termo de comparação, um ponto de partida, de onde nos elevamos para o belo com uma percepção mais fresca e mais excitada. (p. 33)
HUGO, Victor. Do grotesco e do sublime. Prefácio de Cromwell. Trad. Célia Berrettini. São Paulo: Perspectiva, 2 ed., 2002.
Exemplicação da mais bem sucedida persistência em um conceito, o da sugestão como principal aliado do contador de história para aguçar imaginações e suscitar, do nosso íntimo, as sombras mais distantes. Uma obra de arte de sensibilidade e cuidado incomparáveis.
Os gestos sensuais da jovem Juliete, suas curvas, o jeito selvagem e o anseio de liberdade quase inocente, mostrados incansavelmente, são elementos que fazem do filme um tratado à beleza dessa mulher. Porém, esta mesma beleza estarrecedora é o motivo de todos os engodos que afligem os homens que a rodeiam, retratados quase como inocentes e indefesos diante de tão magnânima força destruidora. A mulher é colocada como um mal e a analogia com Eva, ser gerador do pecado, é clara e recorrente. Um roteiro frágil, com uma visão da liberdade sexual feminina restrita, raras vezes o drama vivido por essa mulher, mal vista pela sociedade local por ser tão liberal é tratado como um assunto sério.
Órfã 2: A Origem
2.7 773 Assista AgoraA Órfã, se você fosse um filme, qual você seria?
Edifício Master
4.3 372 Assista AgoraLittle Couto não brinca
Lola Montes
4.0 23A little life-giver
Retrato de uma Jovem em Chamas
4.4 901 Assista AgoraAo voltar, Orfeu faz uma escolha. A escolha do poeta e não a do amante.
Cidade dos Sonhos
4.2 1,7K Assista AgoraNo hay banda
Holy Motors
3.9 651Quando descobri que a Édith Scob foi também a protagonista de Les Yeux Sans Visage, que inclusive possui referência clara no filme, fiquei maravilhado em pensar na simbologia de ela guiar todo o filme o Denis Lavant, sempre abrindo as portas para ele, enfim.
Holy Motors é precioso, Carax conseguiu criar aqui um dispositivo extremamente prolífico, cheio de interpretações, simbologias, caminhos... Daquelas obras a se retornar.
Holy Motors
3.9 651A beleza do ato.
Mal dos Trópicos
4.0 85Em tempos de diluições culturais, ver algo tão fortemente belo e regional é de encher os olhos.
Salò, ou os 120 Dias de Sodoma
3.2 1,0KO sublime sobre o sublime dificilmente produz um contraste, e tem-se necessidade de descansar de tudo, até do belo. Parece, ao contrário, que o grotesco é um tempo de parada, um termo de comparação, um ponto de partida, de onde nos elevamos para o belo com uma percepção mais fresca e mais excitada. (p. 33)
HUGO, Victor. Do grotesco e do sublime. Prefácio de Cromwell. Trad. Célia Berrettini. São Paulo: Perspectiva, 2 ed., 2002.
O Alfabeto
3.7 121Interessante ver os grafismos dele...
Os Amantes de Pont Neuf
4.2 129 Assista AgoraA doença nos olhos dela, a doença nos olhos dele. A dimensão física do amor.
Denso, sublime, lindo.
Sangue de Pantera
3.7 100Exemplicação da mais bem sucedida persistência em um conceito, o da sugestão como principal aliado do contador de história para aguçar imaginações e suscitar, do nosso íntimo, as sombras mais distantes.
Uma obra de arte de sensibilidade e cuidado incomparáveis.
...E Deus Criou a Mulher
3.5 113 Assista AgoraOs gestos sensuais da jovem Juliete, suas curvas, o jeito selvagem e o anseio de liberdade quase inocente, mostrados incansavelmente, são elementos que fazem do filme um tratado à beleza dessa mulher. Porém, esta mesma beleza estarrecedora é o motivo de todos os engodos que afligem os homens que a rodeiam, retratados quase como inocentes e indefesos diante de tão magnânima força destruidora. A mulher é colocada como um mal e a analogia com Eva, ser gerador do pecado, é clara e recorrente.
Um roteiro frágil, com uma visão da liberdade sexual feminina restrita, raras vezes o drama vivido por essa mulher, mal vista pela sociedade local por ser tão liberal é tratado como um assunto sério.
Um Canto de Amor
4.1 52Eroticamente metafórico. Lindo!
Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo
3.9 501 Assista AgoraVida lazer.
Pequenas Mortes
3.9 16Brilhante!
Uma Semana
4.4 47a grande base do desconstrutivismo. keaton é gênio.