Quando descobri que a Édith Scob foi também a protagonista de Les Yeux Sans Visage, que inclusive possui referência clara no filme, fiquei maravilhado em pensar na simbologia de ela guiar todo o filme o Denis Lavant, sempre abrindo as portas para ele, enfim. Holy Motors é precioso, Carax conseguiu criar aqui um dispositivo extremamente prolífico, cheio de interpretações, simbologias, caminhos... Daquelas obras a se retornar.
O sublime sobre o sublime dificilmente produz um contraste, e tem-se necessidade de descansar de tudo, até do belo. Parece, ao contrário, que o grotesco é um tempo de parada, um termo de comparação, um ponto de partida, de onde nos elevamos para o belo com uma percepção mais fresca e mais excitada. (p. 33)
HUGO, Victor. Do grotesco e do sublime. Prefácio de Cromwell. Trad. Célia Berrettini. São Paulo: Perspectiva, 2 ed., 2002.
Exemplicação da mais bem sucedida persistência em um conceito, o da sugestão como principal aliado do contador de história para aguçar imaginações e suscitar, do nosso íntimo, as sombras mais distantes. Uma obra de arte de sensibilidade e cuidado incomparáveis.
Os gestos sensuais da jovem Juliete, suas curvas, o jeito selvagem e o anseio de liberdade quase inocente, mostrados incansavelmente, são elementos que fazem do filme um tratado à beleza dessa mulher. Porém, esta mesma beleza estarrecedora é o motivo de todos os engodos que afligem os homens que a rodeiam, retratados quase como inocentes e indefesos diante de tão magnânima força destruidora. A mulher é colocada como um mal e a analogia com Eva, ser gerador do pecado, é clara e recorrente. Um roteiro frágil, com uma visão da liberdade sexual feminina restrita, raras vezes o drama vivido por essa mulher, mal vista pela sociedade local por ser tão liberal é tratado como um assunto sério.
Órfã 2: A Origem
2.7 773 Assista AgoraA Órfã, se você fosse um filme, qual você seria?
Edifício Master
4.3 372 Assista AgoraLittle Couto não brinca
Lola Montes
4.0 23A little life-giver
Retrato de uma Jovem em Chamas
4.4 899 Assista AgoraAo voltar, Orfeu faz uma escolha. A escolha do poeta e não a do amante.
Cidade dos Sonhos
4.2 1,7K Assista AgoraNo hay banda
Holy Motors
3.9 652 Assista AgoraQuando descobri que a Édith Scob foi também a protagonista de Les Yeux Sans Visage, que inclusive possui referência clara no filme, fiquei maravilhado em pensar na simbologia de ela guiar todo o filme o Denis Lavant, sempre abrindo as portas para ele, enfim.
Holy Motors é precioso, Carax conseguiu criar aqui um dispositivo extremamente prolífico, cheio de interpretações, simbologias, caminhos... Daquelas obras a se retornar.
Holy Motors
3.9 652 Assista AgoraA beleza do ato.
Mal dos Trópicos
4.0 85Em tempos de diluições culturais, ver algo tão fortemente belo e regional é de encher os olhos.
Salò, ou os 120 Dias de Sodoma
3.2 1,0KO sublime sobre o sublime dificilmente produz um contraste, e tem-se necessidade de descansar de tudo, até do belo. Parece, ao contrário, que o grotesco é um tempo de parada, um termo de comparação, um ponto de partida, de onde nos elevamos para o belo com uma percepção mais fresca e mais excitada. (p. 33)
HUGO, Victor. Do grotesco e do sublime. Prefácio de Cromwell. Trad. Célia Berrettini. São Paulo: Perspectiva, 2 ed., 2002.
Os Amantes de Pont Neuf
4.2 129 Assista AgoraA doença nos olhos dela, a doença nos olhos dele. A dimensão física do amor.
Denso, sublime, lindo.
Sangue de Pantera
3.7 99Exemplicação da mais bem sucedida persistência em um conceito, o da sugestão como principal aliado do contador de história para aguçar imaginações e suscitar, do nosso íntimo, as sombras mais distantes.
Uma obra de arte de sensibilidade e cuidado incomparáveis.
...E Deus Criou a Mulher
3.5 113 Assista AgoraOs gestos sensuais da jovem Juliete, suas curvas, o jeito selvagem e o anseio de liberdade quase inocente, mostrados incansavelmente, são elementos que fazem do filme um tratado à beleza dessa mulher. Porém, esta mesma beleza estarrecedora é o motivo de todos os engodos que afligem os homens que a rodeiam, retratados quase como inocentes e indefesos diante de tão magnânima força destruidora. A mulher é colocada como um mal e a analogia com Eva, ser gerador do pecado, é clara e recorrente.
Um roteiro frágil, com uma visão da liberdade sexual feminina restrita, raras vezes o drama vivido por essa mulher, mal vista pela sociedade local por ser tão liberal é tratado como um assunto sério.
Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo
3.9 502 Assista AgoraVida lazer.