Damien Chazelle já não é mais o “jovem diretor” dos sonhos ingênuos de La La Land, mas a sua paixão pelo cinema se mantém incólume. Por mais que Babilônia venha a retratar a indústria em suas apoteóticas barbáries, o fascínio do cineasta pela sua arte de ofício se mantém na condução do elenco indefectível, em cada plano bem cortado com o jazz alucinado, nos movimentos de câmera sempre empolgantes (a cena da sessão de O Cantor de Jazz!), de mais um epílogo estremecedor – e que me deixou às lágrimas e acalentou logo quando cada dia mais eu perdia interesse na realização do meu próprio filme…
Somos todos Manny, querendo fazer parte disso tudo, mesmo que apaixonado ou assombrado, dentro ou diante das telas.
Para um filme cuja obra adaptada influenciou tantas franquias milionárias, é um alívio notar que o "Duna" de Villeneuve projeta uma identidade própria mesmo com inevitáveis comparações à versão lynchiana ou, ainda, ao projeto apenas documentado de Alejandro Jodorowski. Até a mecânica das naves difere de tudo que vimos em tantos Star Wars. Denis Villeneuve, com seu elenco indefectível e um departamento de som e música poderosos, faz de "Duna" uma experiência mística como se pede com um roteiro que aborda o essencial para o entendimento da mitologia composta por Frank Herbert enquanto cria uma fórmula de apresentação a partir do resgate do que havia de mais característico em seus últimos filmes.
Audacioso, bem feito na medida do po$$ível e relevante, mas irregular. O desenvolvimento lento da primeira parte tem muitas passagens vagas (a mitologia poderia ser antecipada, por exemplo), ainda que ecoam vários tópicos abordados na filmografia da dupla. Fiquei apreensivo com o restante da narrativa. Isabél Zuaa, fantástica!
Muito do que está em "Nomadland" já era visto aqui. O tato, o apreço à beleza das paisagens naturais, a câmera dedicada aos excluídos e seu cotidiano muitas vezes banal, mas desta vez sem momentos edificantes.
Belos planos e contraste, boas tiradas (a epifania sobre a crítica atual foi demais), Zendaya e John David Washington ótimos, mas aguentar quase 2 horas de agressões verbais é sufocante – e pouco cinematográfico.
O Jack Horner, que foi roteirista no Enola Holmes e na fanfic teatral do Harry Potter, tem sérios problemas em encher de flashbacks clichês toda a vez que o filme começa a engrenar…
Uma pena que a Regina King fique refém do texto expositivo da peça do Kemp Powers, que também assina o roteiro, mas é interessante notar como a (agora) diretora exprime muito do quarteto de atores e ainda enquadra planos bem convenientes sobre as relações dos personagens.
Marco pro Cinema Francês da década de 1920, "Napoleão" tem seus méritos técnicos e o apreço em buscar as locações por onde seu personagem passou. Bons usos da câmera, sobreposições de planos bem inventivas e cenas de guerras boas pra sua época. Pena que toda a enfadonha sequência envolvendo a relação com Josephine derruba o filme a ponto de o "triptych" ser algo nada mais que supérfluo já que nada mais me empolgou desde então.
"Ir ao cinema ver filmes não faz sentido sem o desejo de prolongar essa experiência, pela palavra, pela conversa, pela escrita. Cada uma dessas rememorações dá ao filme seu verdadeiro valor".
"Still Recording" é cinema da arquitetura do inesperado, da bravura de seu operador de câmera e de sua gente registrada na imagem, do aprofundamento sem receio. 120 avassaladores minutos de imagens do caos na Síria em que tudo pode acontecer.
Tá aí um filme de coração enorme, humor sagaz e que sabe a hora de expandir sua escala por conta do carisma também grande do elenco tão afiado quanto um batarangue.
Sem heroísmo. First Man foi bem diferente do que eu pensava, mas o Chazelle acertou de novo e fez um filme maduro que estremece, apesar de estar sob a mão pesada do Spielberg. A melancolia, as perdas e as falhas estão emparelhadas com a nossa capacidade de superação e a nossa pequenez perante o universo. No mais, trilha do Justin Hurwitz tá linda e a fotografia do Sandgren se faz um resgate cinematográfico.
Babilônia
3.6 332 Assista AgoraDamien Chazelle já não é mais o “jovem diretor” dos sonhos ingênuos de La La Land, mas a sua paixão pelo cinema se mantém incólume. Por mais que Babilônia venha a retratar a indústria em suas apoteóticas barbáries, o fascínio do cineasta pela sua arte de ofício se mantém na condução do elenco indefectível, em cada plano bem cortado com o jazz alucinado, nos movimentos de câmera sempre empolgantes (a cena da sessão de O Cantor de Jazz!), de mais um epílogo estremecedor – e que me deixou às lágrimas e acalentou logo quando cada dia mais eu perdia interesse na realização do meu próprio filme…
Somos todos Manny, querendo fazer parte disso tudo, mesmo que apaixonado ou assombrado, dentro ou diante das telas.
Duna: Parte 1
3.8 1,6K Assista AgoraPara um filme cuja obra adaptada influenciou tantas franquias milionárias, é um alívio notar que o "Duna" de Villeneuve projeta uma identidade própria mesmo com inevitáveis comparações à versão lynchiana ou, ainda, ao projeto apenas documentado de Alejandro Jodorowski. Até a mecânica das naves difere de tudo que vimos em tantos Star Wars.
Denis Villeneuve, com seu elenco indefectível e um departamento de som e música poderosos, faz de "Duna" uma experiência mística como se pede com um roteiro que aborda o essencial para o entendimento da mitologia composta por Frank Herbert enquanto cria uma fórmula de apresentação a partir do resgate do que havia de mais característico em seus últimos filmes.
Crítica completa no Plano Extra.
Luca
4.1 769Me deixou com uma vontade danada por trenette al pesto, mas fica com a nota máxima.
Memórias de Ontem
4.1 234O estrago que as pessoas podem fazer ao querer moldar nossas vidas.
As Boas Maneiras
3.5 647 Assista AgoraAudacioso, bem feito na medida do po$$ível e relevante, mas irregular.
O desenvolvimento lento da primeira parte tem muitas passagens vagas (a mitologia poderia ser antecipada, por exemplo), ainda que ecoam vários tópicos abordados na filmografia da dupla. Fiquei apreensivo com o restante da narrativa.
Isabél Zuaa, fantástica!
Songs My Brothers Taught Me
3.7 11 Assista AgoraMuito do que está em "Nomadland" já era visto aqui. O tato, o apreço à beleza das paisagens naturais, a câmera dedicada aos excluídos e seu cotidiano muitas vezes banal, mas desta vez sem momentos edificantes.
Até o Fim: A Luta Pela Democracia
4.0 9 Assista AgoraPerfeito para indicar a conhecidos que pressupõem que deveríamos ter voto impresso aqui já que os EUA são, dizem, mais avançados…
Malcolm & Marie
3.5 314 Assista AgoraBelos planos e contraste, boas tiradas (a epifania sobre a crítica atual foi demais), Zendaya e John David Washington ótimos, mas aguentar quase 2 horas de agressões verbais é sufocante – e pouco cinematográfico.
Os Aeronautas
3.6 117 Assista AgoraO Jack Horner, que foi roteirista no Enola Holmes e na fanfic teatral do Harry Potter, tem sérios problemas em encher de flashbacks clichês toda a vez que o filme começa a engrenar…
Uma Noite em Miami...
3.7 189 Assista AgoraUma pena que a Regina King fique refém do texto expositivo da peça do Kemp Powers, que também assina o roteiro, mas é interessante notar como a (agora) diretora exprime muito do quarteto de atores e ainda enquadra planos bem convenientes sobre as relações dos personagens.
Tenet
3.4 1,3K Assista AgoraComplicado, mas grandioso.
Napoleão
4.2 33Marco pro Cinema Francês da década de 1920, "Napoleão" tem seus méritos técnicos e o apreço em buscar as locações por onde seu personagem passou. Bons usos da câmera, sobreposições de planos bem inventivas e cenas de guerras boas pra sua época. Pena que toda a enfadonha sequência envolvendo a relação com Josephine derruba o filme a ponto de o "triptych" ser algo nada mais que supérfluo já que nada mais me empolgou desde então.
João Bénard da Costa - Outros Amarão as Coisas que …
4.2 1 Assista Agora"Ir ao cinema ver filmes não faz sentido sem o desejo de prolongar essa experiência, pela palavra, pela conversa, pela escrita. Cada uma dessas rememorações dá ao filme seu verdadeiro valor".
Luta Por Justiça
4.2 250 Assista AgoraCretton trilhando nos passos da Ava DuVernay.
Anna: O Perigo Tem Nome
3.4 286 Assista AgoraBrega, fetichista, repleto de erros na constituição da época, mas ainda bom…
Seguir Filmando
4.3 1"Still Recording" é cinema da arquitetura do inesperado, da bravura de seu operador de câmera e de sua gente registrada na imagem, do aprofundamento sem receio. 120 avassaladores minutos de imagens do caos na Síria em que tudo pode acontecer.
Mueda, Memória e Massacre
3.8 2A luta do povo é justa!
Jacquot de Nantes
4.3 19É incrível como quase toda a filmografia da Agnés Varda (e do Demy) é, no mínimo, apaixonante.
Shazam!
3.5 1,2K Assista AgoraTá aí um filme de coração enorme, humor sagaz e que sabe a hora de expandir sua escala por conta do carisma também grande do elenco tão afiado quanto um batarangue.
Aquaman
3.7 1,7K Assista AgoraAinda bem que o Hans Zimmer vai voltar pra Mulher-Maravilha 1984.
O Primeiro Homem
3.6 648 Assista AgoraSem heroísmo. First Man foi bem diferente do que eu pensava, mas o Chazelle acertou de novo e fez um filme maduro que estremece, apesar de estar sob a mão pesada do Spielberg. A melancolia, as perdas e as falhas estão emparelhadas com a nossa capacidade de superação e a nossa pequenez perante o universo. No mais, trilha do Justin Hurwitz tá linda e a fotografia do Sandgren se faz um resgate cinematográfico.
Não Se Aceitam Devoluções
2.6 54Conseguiram estragar a ideia do filme do Eugenio Derbez com uma produção preguiçosa e personagens com inglês péssimo.
Madame
3.2 100Possuída pelo ritmo Ragatanga.
Tomb Raider: A Origem
3.2 942 Assista AgoraAlicia Vikander faz toda a diferença.