filmow.com/usuario/vitoroliv/
    Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > vitoroliv
18 years
Usuário desde Junho de 2013
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

Últimas opiniões enviadas

  • Vitor

    Kubrick foi eficiente demais ao fazer a denúncia acerca da separação dos meios de produção e dos trabalhadores. Podemos ver o macaco aprendendo a manejar a ferramenta como um grevista que cai em si e atenta contra as opressões por ele sofridas. Logo após, ocorre a elipse, a qual representa a Revolução Industrial, que destrói o proletário que pensou que havia adquirido alguma condição acima da que ostentava. Com a revolução, vemos pessoas frias, sem qualquer compaixão, trabalhando para a proliferação do capitalismo liberal predatório. Fica claro quando vemos que HAL 9000 tem mais sentimentos do que os ditos humanos. Para mim o monolito representa Luiz Inácio Lula da Silva, vindo de encontro aos autômatos de carne para lembrar sua condição humana. O bebê representa o ressurgimento dos ideais comunistas após a crise de 2008.

    Realmente, kubrick mto à frente de seu tempo.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Vitor

    Le Monde Est À (N)Vous

    7 de Janeiro de 2015, acontece um ataque terrorista que atingiu um jornal satírico francês. A comoção foi enorme: As pessoas dizendo Je Suis Charlie e expressando suas opiniões, defendendo a liberdade de expressão acima de tudo sem claro, um embasamento e uma contextualização, que num evento tão grotesco como esse, eram necessárias em todo e qualquer debate.

    Aqui no Brasil, temos a ideia de Ocidente e Oriente, que por sinal, destoa completamente da visão que países da União Europeia tem, ou ainda, até os Estados Unidos que tanto copiamos, nos espelhamos e babamos ovo(Rodrigo Constantino, Lobão e outras putas são exemplos.). Porém, esquecemo-nos de como somos diferentes tanto dos Estados Unidos, como da Inglaterra ou como da França retratada nesse filme. O tratamento que damos à imigrantes é diferente(mesmo que aqui no Brasil exista sim uma xenofobia por parte dos “cidadãos de bem”), os “guetos”, os subúrbios e regiões periféricas são super diferentes, além claro, da agenda política.

    Dei essa volta toda, porque o longa de Mathieu Kassovitz nos apresenta uma França dividida, que mesmo com a escolha do preto-e-branco para a película, exibe contrastes claríssimos entre a França dos conjuntos habitacionais e a França do centro, tanto que, Said se impressiona como no centro os policiais são educados. Além disso, existem as tribos urbanas, sempre lideradas por jovens, e que sempre que possível, entram em conflito com a polícia.

    Conflito esse, glamourizado pelos mesmos, já que, passam um tempo na televisão, esperando que fossem filmados, ou quando Vinz recupera a arma e quer porque quer matar um policial, para demonstrar uma força frente aos seus companheiros. Essa cultura do “mais forte, mais tudo”, é explorada de forma inteligente pelo roteiro de Kassovitz, já que, os 3 personagens principais sempre contam mentiras de determinados feitos, desde saber dirigir, até ter transado com uma garota.

    A câmera de Kassovitz nos dá belos planos, e é interessante ver, como o protagonista Said, está sempre no meio de dois extremos(Vinz e Hubbert). Legal é ver também, a composição do cenário, alguns planos abertos nos deixam apreciar a cultura suburbana francesa, com belos grafittis, ao som sempre de um reggae ou um rap.

    Assim, o excelente filme aborda vários outros temas como camarotização, acesso, preconceito e racismo, mas a mensagem principal talvez seja que precisamos de um pouco mais de empatia e embasamento. Os jovens aqui retratados são movidos pelo ódio, e não pelas ideias(como acontece nas discussões de bar/facebook/escola/qualquer lugar hoje), e como o inteligente Hubbert disse: “O ódio só gera ódio”.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/

  • Lucas Thurow
    Lucas Thurow

    Que agonia tu não dá nota nas paradas pqp

  • Lika
    Lika

    Não é? Dou pelo menos 10 razões pra isso.
    Achei sua lista de favoritos bem interessante, e quero ver alguns. Obrigada.