Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Val Kilmer

Val Kilmer

Nomes Alternativos: Val Edward Kilmer

591Número de Fãs

Nascimento: 31 de Dezembro de 1959 (56 years)

Los Angeles, California - Estados Unidos da América

É um ator estadunidense. Originalmente um ator de teatro, Kilmer se tornou popular em meados da década de 1980 após estrelar em vários filmes de comédia, começando com Top Secret! Super Confidencial (1984) e Academia de Gênios (1985), também estrelou vários filmes de ação, incluindo um papel secundário em Top Gun: Ases Indomáveis (1986) e um papel maior em Willow - Na Terra da Magia (1988).

Durante a década de 1990, Kilmer ganhou o respeito crítico depois de estrelar vários filmes que também foram bem sucedidos comercialmente, incluindo seu papel como Jim Morrison em The Doors (1991), Doc Holliday em Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993), Batman Eternamente (1995), Chris Shiherlis em Fogo Contra Fogo (1995), Coronel John Henry Patterson em A Sombra e a Escuridão (1996), Simon Templar, em O Santo (1997) e Moisés em O Príncipe do Egito (1998). Durante o início da década de 2000, Kilmer estrelou vários papéis que também foram bem recebidos, incluindo A Sombra de um Homem, Spartan, Beijos e Tiros, e dublou a vóz de KITT em A Super Máquina.

Biografia

Kilmer nasceu em Los Angeles, na Califórnia, filho de Gladys e Eugene Kilmer, um distribuidor de equipamentos aeroespaciais e promotor imobiliário. O avô de Kilmer era um minerador de ouro em Novo México , o poeta Joyce Kilmer, nascido em 1886 e falecido em 1918, é um primo distante de Kilmer. O sobrenome Kilmer é de ascendência alemão, sueco, irlandês, e cherokee. Ele cresceu em Vale de São Fernando com seus dois irmãos, o irmão mais velho Mark e o irmão mais novo Wesley (que morreu com 15 anos de idade devido a um ataque epilético em uma piscina). Kilmer, que foi criado por um cientista cristão, estudou na universidade de Chatsworth, onde foi colega de Kevin Spacey e Mare Winningham, também participou da escola profissional de Hollywood. Ele também frequentou uma escola sobre ciência cristã em Los Angeles, desde a creche até a formatura do 9º ano. Na idade de 17 anos, ele estava sendo a pessoa mais jovem para ser aceite no programa de drama Juilliard. Ele estava no grupo da divisão de drama.

Carreira

Começou no cinema em filmes como Top Secret! Super Confidencial e Academia de Gênios.

Despontou para o sucesso como coadjuvante no filme Top Gun - Ases Indomáveis, mas seu grande momento foi ao interpretar, com perfeição, o lendário Jim Morrison, vocalista e compositor da banda The Doors, no filme "The Doors", de Oliver Stone, lançado em 1990.

Val Kimer fez muitos filmes de aventura, sendo que em dois deles interpreta famosos heróis de quadrinhos: Batman ("Batman Forever") e O Santo ("The Saint").

Apesar de preferir o teatro às telonas, ganhou bastante reconhecimento pelos filmes feitos na última década.

O ator escreveu e dirigiu um vídeo documentário sobre armas nucleares chamado Journey to Victory. Apesar do tema pesado, Kilmer diz que seu trabalho fala, basicamente, sobre pessoas e seus medos e esperanças em relação ao futuro.

Ao longo da década de 2000, a carreira de Kilmer pareceu entrar em colapso. Os seus filmes são lançados diretamente em DVD, e ele não mais é um protagonista. Prova de seu fracasso artístico é um papel pequeno em um filme chamado Lendas De Um Antigo Império, dirigido pelo terrível Albert Pyun, um diretor notório pelos trabalhos horrorosos.

Vida pessoal

Ao contrário do que se pensa, Val não é um apelido ou abreviação de outro nome. Seu pai, Eugene, era proprietário de uma distribuidora de equipamentos aeroespaciais e promotor imobiliário onde um de seus sócios era vice-presidente e se chamava Val. Ele gostou tanto do nome que resolveu dar o nome ao seu filho.

Em seu casamento com Joanne Whalley, o ator teve dois filhos: Mercedes, nascida em 1992, e Jack, de 1995.

Sempre que pode Kilmer ajuda ONGs cujas causas acha justas, como a Habitat For Humanity, a AmeriCares e a Wildlife Center.

Quando estava na Juilliard, Val recebeu a notícia de que seu irmão mais novo, Wesley, havia morrido. Ele diz que o caçula dos Kilmer era um rapaz único no universo. O que aprendeu com a morte dele foi ver todos os talentos e qualidades contidos naquela pessoa única no mundo. Que deve procurar essas qualidades em si mesmo, respeitando-as e cultivando-as.

Na infância, em Los Angeles, o pequeno Val morava perto da casa de Roy Rogers e Dale Evans. Um belo dia, o menino resolveu ir tocar na casa dos vizinhos famosos.