Em 1958, James Stevens (Anthony Hopkins), um homem de idade, em um grande carro antigo começa uma viagem pela Inglaterra em direção ao mar.
Por muitos anos ele foi o mordomo-chefe de Darlington Hall, uma famosa casa de campo.
Neste época sacrificou sua vida pessoal por vários anos para ter um alto desempenho profissional, mesmo reprimindo seus sentimentos e passasse uma frieza que na verdade não era parte da sua personalidade.
Ele está indo visitar Sally Kenton (Emma Thompson), que ele não vê há muito tempo e tinha sido governanta em Darlington.
Ele pensa que talvez ela possa ser persuadida a retomar a sua antiga posição, trabalhando para o novo proprietário de Darlington, um congressista americano aposentado.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
O que traumatizou tanto Stevens, que fez ele se limitar tanto, enquanto der humano? 🤔🤔🤔 Deve ter sido algo muito forte... tão forte que pra se proteger ele se limitou tanto...
Infelizmente a vida de um clt é ficar preso, simplesmente obedecer, e servir à grande elite rica que, ou, enquanto articulam e manipulam tudo e todos no mundo.
"Mordomo pode por favor me ajudar a tirar os sapatos?!"
"Seu pai quantos anos tem? Ah sim 75. Ele não está nada bem, se ele piorar entre em contato."
"Não existe mais greve na Alemanha. Todos são mantidos na linha!"
17.01.2026
.
Não hesito em afirmar que esse é um dos filmes mais comoventes que já assisti. Genuinamente comovente, ao passo que é introspectivo, emocionalmente distante e inclemente na sua crítica às convenções sociais. James Ivory não tenciona despertar as lágrimas do público, pelo contrário, sua intenção é provocar aqueles questionamentos dolorosos que lutamos para evitar.
Sir Anthony Hopkins é como essas pinturas estilo natureza morta. O seu Stevens é um completo analfabeto emocional abrigado sob um manto de formalidade e tradição. Surpreendemente, simpatizei com a sua figura esnobe, mas, de certo modo, hilária.
Já a presença de Emma Thompson como miss Keaton irradia alguma humanidade para aquele ambiente de extrema rigidez. Adorei o jogo de atração e fuga entre Keaton e Stevens, justamente porque ele se desenrola entre sutilezas e silêncio.