Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Woody Harrelson

Woody Harrelson

Nomes Alternativos: Woodrow Tracy Harrelson

2761Número de Fãs

Nascimento: 23 de Julho de 1961 (55 years)

Midland, Texas - Estados Unidos da América

Woody Harrelson é uma mistura rara de intensidade e carisma que sempre surpreende e encanta público e crítica por seu trabalho em projetos comerciais e independentes. Ele nasceu em Midland, Texas, mas passou os primeiros anos de juventude em Lebanon, Ohio. Desde cedo queria entrar no mundo das artes e por isso se formou em Arte Dramática e Inglês pela Hanover College, no estado de Indiana. Sua carreira teve início no teatro, em Nova York, fazendo um personagem em "Biloxi Blues", do dramaturgo Neil Simon, que foi adaptado para o cinema com o título "Metido em Encrencas".

Sua participação nos palcos chamou a atenção dos produtores da NBC, que o chamaram para integrar o elenco da série "Cheers". Foi a primeira grande oportunidade de sua carreira, uma vez que a série conquistou grande audiência - até hoje é considerada um clássico - e valeu ao ator um Emmy Award como ator coadjuvante. Mas os horários completamente tomados pelas gravações dos episódios acabaram atrapalhando sua passagem para o cinema.

Sua primeira participação com algum destaque na tela grande se deu apenas em 1986, na comédia "Uma Gatinha Boa de Bola", que tinha Goldie Hawn no papel principal. "Uma Paixão Inesquecível", que nos Estados Unidos foi lançado diretamente em home video, foi o projeto seguinte e sem grande repercussão. Em "L.A. Story", uma comédia romântica com roteiro de Steve Martin, ele fez uma ponta não creditada. Sua participação em "Dr. Hollywood - Uma Receita de Amor", estrelada por Michael J. Fox, foi a primeira em anos que lhe deu mais visibilidade, mas ainda assim as coisas não corriam bem para Woody no cinema. Por isso mesmo ele continuou com seus trabalhos no teatro. Em Los Angeles ele participou de "Zoo Story", "2 on 2" (um drama sobre basquete) e "Brooklyn Laundry" (ao lado de Glenn Close e Laura Dern). Somente no ano seguinte ele conseguiria a exposição que sempre buscou. Assim como na peça "2 on 2", novamente Woody Harrelson entrou no universo do basquete e estrelou "Homens Brancos não Sabem Enterrar" na companhia de Wesley Snipes. O filme foi um grande sucesso de bilheteria, o que finalmente lhe abriu as portas para projetos de maior relevância.

Seus projetos seguintes, nesse sentido, foram filmes de grande impacto na crítica e no público. Ao lado da então superestrela Demi Moore e do astro Robert Redford, Woody apareceu no polêmico "Proposta Indecente", dirigido por Adrian Lyne. Só aqui as pessoas passaram a realmente prestar atenção no ator, que na história enfrentava um dilema sem precedentes ao receber uma oferta tão indecente quanto tentadora: um milhão de dólares para permitir que sua esposa (vivida por Demi) passe apenas uma noite ao lado do galanteador milionário feito por Redford. Em seguida Woody apareceu em outro projeto polêmico: o violento "Assassinos por Natureza", no qual fazia o alucinado Mickey Knox. Ele e a esposa Mallory (Juliette Lewis) formam o casal de assassinos glorificados por um ambicioso repórter (Robert Downey Jr.) que faz da dupla verdadeiras celebridades junto ao público.

Mas foi apenas dois anos depois que Woody Harrelson chegaria à consagração. Em "O Povo Contra Larry Flynt" o ator vive o controverso editor da revista Hustler, Larry Flynt, que ficou rico publicando pornografia, foi processado centenas de vezes, julgado e preso por desafiar a moral e os bons costumes da sociedade americana, mas vítima de uma Suprema Corte que decidiu contrariar a constituição e negar a Flynt seu direito de expressão. Ele ainda sofreria um atentado que o deixou para sempre numa cadeira de rodas, mas sempre acompanhado de sua mulher Althea (a roqueira Courtney Love numa de sua atuações mais surpreendentes). A interpretação visceral de Woody lhe valeu indicações para Oscar, Globo de Ouro e Screen Actors Guild de Melhor Ator. Foi sem dúvida a maior prova de seu talento, mas não se pode deixar de dar créditos também ao hábil diretor Milos Forman.

A partir de então Woody Harrelson conseguiu seu espaço na competitiva Hollywood, fazendo algumas dezenas de filmes: "Mera Coincidência", "Além da Linha Vermelha", "EdTV", "Tratamento de Choque", "Quem é Morto Sempre Aparece", "O Homem Duplo", "Onde os Fracos Não Têm Vez". Passadas quase duas décadas de sua indicação ao Oscar, Woody novamente foi lembrado pela Academia por sua participação no drama de guerra "O Acompanhante", concorrendo como melhor ator coadjuvante.

Um ambientalista convicto, Harrelson juntou a sua militância com os esforços de seu filme "Go Further", dirigido por Ron Mann, um documentário que segue o ator e seus amigos em uma viagem de bicicleta na Pacific Coast Highway de Seattle para Santa Barbara. Ele também se dedica ao portal www.voiceyourself.com, um website criado por ele e sua esposa Laura Louie para promover o equilíbrio e harmonia do planeta.