Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Xavier Dolan

Xavier Dolan

Nomes Alternativos: Xavier Dolan-Tadros

5180Número de Fãs

Nascimento: 20 de Março de 1989 (28 years)

Montreal - Quebec - Canadá

Xavier Dolan , às vezes creditado como Xavier Dolan-Tadros, é um ator canadense, diretor, roteirista e produtor.

Dolan nasceu em Montreal, Quebec, Canadá. Ele é o filho de Geneviève Dolan, uma professora de francês-canadense, e Manuel Tadros , um ator canadense nascido no Egito e cantor com fortes laços na indústria do entretenimento em Quebec. Dolan foi um ator mirim de sucesso.

Dolan atraiu a atenção internacional com seu primeiro longa-metragem como diretor, ''Eu Matei a Minha Mãe/J'ai tué ma mère'' (2009), que ele escreveu, dirigiu, produziu e estrelou, usando fundos de seu extenso trabalho como ator infantil. O filme estreou no Quinzena do Diretor do programa do Festival de Cannes 2009 , onde recebeu uma ovação de oito minutos e ganhou 3 awards em Cannes.

Em maio de 2012, Dolan anunciou que o seu quarto filme seria uma adaptação de Michel Marc Bouchard, ''Tom na Fazenda /Tom à la Ferm''. Em sua estréia mundial, que ocorreu na seção de competição principal do 70º Venice International Festival de Cinema em 2 de Setembro de 2013 e ganhou o prêmio FIPRESCI.

O filme de Dolan de 2014, ''Mommy'', dividiu o Prêmio do Júri na seção de competição principal do Festival de Cannes 2014 com Jean-Luc Godard. O filme foi apontada pelos críticos como sendo seu filme "mais maduro" de Dolan até à data e tornou-se seu primeiro filme a alcançar o sucesso considerável em bilheteria mundial.

Em 2015, dirigiu o vídeo da música " Hello ", o primeiro single do álbum de Adele intitulado 25. O vídeo passou a quebrar o Vevo recorde de maior número de visualizações em 24 horas, acumulando mais de 27,7 milhões de visualizações num curtíssimo período de tempo. O vídeo também foi notável por apresentar imagens filmadas em IMA.

Em 2016, estreou em Hollywood como diretor, com ''The Death and Life of John F. Donovan'', com Natalie Portman, Jessica Chastain, Nicholas Hoult, Kit Harington, Taylor Kitsch, entre outros.