Essa frase fez eco em mim: "Pourquoi nier l'évidente necessite de la mémoire? (por que negar a evidente necessidade da memória?)" Os primeiros 15 minutos do filme é um presente da 7ª arte para nós!
Charlotte Rampling: mulher, que olhar bizarro é esse que tu tem? Medo...hahaha Charlotte Gainsbourg: lindíssima como sempre! Como você é suave em tudo. Fofa! Belas atuações em um drama/suspense.
"Olha só quantos de nós estão sozinhos. Mas eu costumava pensar que era possível encontrar alguém. Sou idiota?!"
"Eu quero dormir para sempre e não dormir nunca mais..."
"Eu sou um suicida. Nada aconteceu. Meu coração não foi partido, minhas esperanças não foram despedaçadas, eu não estou perdido, mas eu sou um suicida não realizado. Sempre fui um suicida não realizado."
Esse filme mexeu comigo por várias razões. É uma questão muito pessoal. Eu sou uma advogada em início de carreira e sinto todas as mesmas frustrações. No início da faculdade eu era extremamente sonhadora e achava que poderia evitar tanto sofrimento e o Direito era tão concreto, tão romântico e perfeito. Com o passar dos anos, tudo desmoronou. Na transição do 4º para o 5º ano eu queria desistir e estudar para medicina. Mas terminei o curso. Quando me perguntam sobre a faculdade de Direito eu digo: faça Artes! Você será bem mais feliz. A outra identificação é que eu justamente sempre fui apaixonada por Direito Penal. No fim das contas você se perde na questão como o advogado se perdeu: quem é mais cruel, aquele que comete um crime - seja qual for - ou o sistema que tem uma violência institucionalizada?
Claire e Justine: o Id e o superego. <3 Esse filme faz parte do meu top 5! A abertura é uma das mais belas que já vi. Toda vez que eu vejo essa cena no filme eu arrepio. Acho que é a síntese da mensagem do Lars: http://www.rua.ufscar.br/site/wp-content/uploads/melancholia1.jpg
Jane Birkin e Serge Gainsgbourg: casal que causou! Achei o filme bem interessante o filme e levando em consideração a densidade e que ele se passou em 1976, é bem ousado. A Charlotte Gainsgbourg tem a quem puxar. Sensacional.
Eu vi algumas opiniões que me chamaram a atenção: a) Joe era devasssa; 2) Joe queria se curar; 3) Joe está exigindo mais do pôr-do-sol. Fiz uma análise dessas ideias:
CAPÍTULO I - A "DEVASSIDÃO" DA JOE
Penso que a Joe estava em busca de ser quem ela era de fato. E que preço alto ela foi pagando, não é mesmo?! Quem ousa divergir e se desviar dos padrões atualmente, pagará de forma dolorosa por isso. Mas ainda tem um outro elemento importante no filme: Joe era mulher. Agora somando o "desvio" e o fato de ser mulher, tudo piora. E Lars deixou bem claro nessa conclusão:
"Você era uma pessoa exigindo o seu direito, e mais do que isso, você era uma mulher exigindo esse direito. Você acha que se dois homens entrassem em um trem à procura de mulheres, alguém levantaria uma sobrancelha, ou se um homem tivesse tido a vida que você teve? E a história da Sra. H. seria muito banal, se você fosse homem e a sua conquista teria sido uma mulher. Quando homem deixa seus filhos por causa do seu desejo, aceitamos com indiferença, mas você como uma mulher, você teve que assumir uma culpa, um fardo de culpa que nunca poderia ser aliviado. ...e você lutou. Você lutou contra o sexo que tinha sido oprimido e mutilado e matado você e milhares de mulheres."
O que é ser devassa? O que é ser normal? O que é bom? Muitas perguntas e poucas respostas. Estou do lado daqueles que não querem etiquetar as pessoas.
CAPÍTULO II - JOE QUERIA SE CURAR?
A questão do segundo filme me deixou reflexiva nesse ponto: Joe queria se curar? Será que ela buscava essa cura? Parece-me que não.
Na segunda parte o parceiro/marido/namorado soberbo Jerôme faz questão de acusar a Joe de ser má esposa e uma péssima mãe. E o episódio da psicóloga do trabalho que a faz ir para a terapia? A psicóloga diz claramente no filme que a Joe não tem escolha, ela VAI PARA A TERAPIA. E a Joe vai para a maldita terapia. Mas notem: tudo em função de se adequar aos padrões de casamento, padrões laborais e padrões maternos. (pausa para abraçar a Joe)
Não, somos nós que estamos impondo essa cura.
CAPÍTULO III - JOE EXIGE MAIS DO PÔR-DO-SOL
A análise deve reunir as duas partes do filme. Logo no início da parte I, a Joe fala essa frase:
“Meu problema é que sempre esperei mais do pôr-do-sol que as outras pessoas”.
BINGO! Lars no disse ali: vou mostrar a vocês o quanto a sociedade é hipócrita. Em algumas partes me senti o chicote e a pessoa do "K". Será que não era a gente que estava açoitando também a Joe?! Esse filme é sobre nossa hipocrisia. É engraçado o Lars abusar do título do filme: NINFOMANÍACA. Olha como o título soa pesado, grave e obscuro. É mais que intencional esse título. Em outros momentos eu me senti a Joe, não necessariamente no campo sexual. Mas me coloquei ao lado da Joe em diversos momentos por notar que o "feliz" é o padronizado. O "desviante" está fadado a ser condenado moralmente. No fundo, todos querem que sua vida se aproxime da felicidade. Portanto, não imponha seus padrões a ninguém... Aliás, essa é uma boa crítica: http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/03/ninfomaniaca-contra-normatizacao-desejo/
Bem, sou suspeita para dizer, mas considero o Lars um gênio. O filme dele não é para todo mundo! Aliás, esse filme é para ser estudado e discutido.
"Mas Joe quer pecar. Quer voltar a pecar. E quer não ser apedrejada quando peca. Nem quando não peca. Nem quando volta a pecar. Nem quando decide que pecará muitas e muitas vezes. Mas quer pecar com quem ela quiser. Sem ser criminalizada por isso. Nem ser tratada como doente. Nem como alguém que precisa de ajuda ou compreensão.
No mundo de Lars von Trier, a crueldade é o único ponto que une todos os homens. Homens ou mulheres, somos todos sobreviventes, mas só alguns têm as armas a seu favor. É o caso Grace, de Dogville. Ou de Justine, de Melancolia. Não seria dessa vez que doutores e pacientes entrariam em um acordo."
Assisti esse filme pela Charlotte Gainsgbourg, pela trilha sonora e pelo Jhonny. É um filme para relaxar mesmo. Sabe aquele domingão preguiçoso e chuvoso? É nesse dia que esse filme merece ser visto. Dei uma descansada legal... Creep tocando foi jogar baixo comigo! hahaha
Lars é meu diretor favorito no momento! Ele e a Charlotte precisam continuar a parceria enquanto houver disposição dos dois lados. Eita dupla sensacional! #clapclap Eu sofri no momento em que há a cena que lembra o Anticristo....quando tocou Lascia ch'io pianga eu quase chorei! Pensei comigo: Lars, não Lars. De novo não... Aplausos para a Charlotte e sua - como sempre - atuação séria e impecável. Dá para entender porque ela caiu na graça do Lars... Gente, Ninfomaníaca II vai me deixar em crise por mais de uma semana. Preciso rever mais umas 3x e estudar tudo o que o Lars quis transmitir na obra. É um filme extraordinário! Não sei se classifico como o melhor dele, mas está entre os melhores...
Um Dia
3.9 3,5K Assista AgoraLivro >² Filme.
Quando Nietzsche Chorou
3.5 291 Assista AgoraFilme ruim seguindo a mesma sistemática do livro. Para quem conhece um pouco da obra do Nietzsche é de dar urticária a forma como fizeram a exposição.
Hiroshima, Meu Amor
4.2 315 Assista AgoraEssa frase fez eco em mim:
"Pourquoi nier l'évidente necessite de la mémoire? (por que negar a evidente necessidade da memória?)"
Os primeiros 15 minutos do filme é um presente da 7ª arte para nós!
Lemming - Instinto Animal
3.3 16Charlotte Rampling: mulher, que olhar bizarro é esse que tu tem? Medo...hahaha
Charlotte Gainsbourg: lindíssima como sempre! Como você é suave em tudo. Fofa!
Belas atuações em um drama/suspense.
A Guerra Invisível
4.3 69Um sentimento ao assistir o filme: vergonha de ser gente!
Insolação
3.3 115Que filme tocante. Mar de sensações em cada cena e diálogo.
Todos esses me marcaram:
"Olha só quantos de nós estão sozinhos. Mas eu costumava pensar que era possível encontrar alguém. Sou idiota?!"
"Eu quero dormir para sempre e não dormir nunca mais..."
"Eu sou um suicida. Nada aconteceu. Meu coração não foi partido, minhas esperanças não foram despedaçadas, eu não estou perdido, mas eu sou um suicida não realizado. Sempre fui um suicida não realizado."
Ah o cinema e a poesia <3
Natimorto
3.6 141Leio o livro primeiro ou vejo o filme? Vi tantas críticas boas *-*
A Musa Impassível
3.9 70Quero ver só pelos belos comentários!
Não Matarás
4.1 131 Assista AgoraEsse filme mexeu comigo por várias razões. É uma questão muito pessoal. Eu sou uma advogada em início de carreira e sinto todas as mesmas frustrações.
No início da faculdade eu era extremamente sonhadora e achava que poderia evitar tanto sofrimento e o Direito era tão concreto, tão romântico e perfeito. Com o passar dos anos, tudo desmoronou. Na transição do 4º para o 5º ano eu queria desistir e estudar para medicina. Mas terminei o curso.
Quando me perguntam sobre a faculdade de Direito eu digo: faça Artes! Você será bem mais feliz.
A outra identificação é que eu justamente sempre fui apaixonada por Direito Penal. No fim das contas você se perde na questão como o advogado se perdeu: quem é mais cruel, aquele que comete um crime - seja qual for - ou o sistema que tem uma violência institucionalizada?
Abraços de uma desiludida.
Melancolia
3.8 3,1K Assista AgoraClaire e Justine: o Id e o superego. <3
Esse filme faz parte do meu top 5!
A abertura é uma das mais belas que já vi. Toda vez que eu vejo essa cena no filme eu arrepio. Acho que é a síntese da mensagem do Lars:
http://www.rua.ufscar.br/site/wp-content/uploads/melancholia1.jpg
Intimidade
3.1 27Nossas dificuldades na criação de laços...
Paixão Selvagem
3.3 52Jane Birkin e Serge Gainsgbourg: casal que causou!
Achei o filme bem interessante o filme e levando em consideração a densidade e que ele se passou em 1976, é bem ousado.
A Charlotte Gainsgbourg tem a quem puxar. Sensacional.
Ninfomaníaca: Volume 2
3.6 1,6K Assista AgoraEu vi algumas opiniões que me chamaram a atenção: a) Joe era devasssa; 2) Joe queria se curar; 3) Joe está exigindo mais do pôr-do-sol. Fiz uma análise dessas ideias:
CAPÍTULO I - A "DEVASSIDÃO" DA JOE
Penso que a Joe estava em busca de ser quem ela era de fato. E que preço alto ela foi pagando, não é mesmo?! Quem ousa divergir e se desviar dos padrões atualmente, pagará de forma dolorosa por isso. Mas ainda tem um outro elemento importante no filme: Joe era mulher. Agora somando o "desvio" e o fato de ser mulher, tudo piora. E Lars deixou bem claro nessa conclusão:
"Você era uma pessoa exigindo o seu direito, e mais do que isso, você era uma mulher exigindo esse direito.
Você acha que se dois homens entrassem em um trem à procura de mulheres, alguém levantaria uma sobrancelha, ou se um homem tivesse tido a vida que você teve?
E a história da Sra. H. seria muito banal, se você fosse homem e a sua conquista teria sido uma mulher.
Quando homem deixa seus filhos por causa do seu desejo, aceitamos com indiferença, mas você como uma mulher, você teve que assumir uma culpa, um fardo de culpa que nunca poderia ser aliviado.
...e você lutou. Você lutou contra o sexo que tinha sido oprimido e mutilado e matado você e milhares de mulheres."
O que é ser devassa? O que é ser normal? O que é bom? Muitas perguntas e poucas respostas. Estou do lado daqueles que não querem etiquetar as pessoas.
CAPÍTULO II - JOE QUERIA SE CURAR?
A questão do segundo filme me deixou reflexiva nesse ponto: Joe queria se curar? Será que ela buscava essa cura? Parece-me que não.
Na segunda parte o parceiro/marido/namorado soberbo Jerôme faz questão de acusar a Joe de ser má esposa e uma péssima mãe.
E o episódio da psicóloga do trabalho que a faz ir para a terapia? A psicóloga diz claramente no filme que a Joe não tem escolha, ela VAI PARA A TERAPIA.
E a Joe vai para a maldita terapia. Mas notem: tudo em função de se adequar aos padrões de casamento, padrões laborais e padrões maternos. (pausa para abraçar a Joe)
Não, somos nós que estamos impondo essa cura.
CAPÍTULO III - JOE EXIGE MAIS DO PÔR-DO-SOL
A análise deve reunir as duas partes do filme. Logo no início da parte I, a Joe fala essa frase:
“Meu problema é que sempre esperei mais do pôr-do-sol que as outras pessoas”.
Em outros momentos eu me senti a Joe, não necessariamente no campo sexual. Mas me coloquei ao lado da Joe em diversos momentos por notar que o "feliz" é o padronizado. O "desviante" está fadado a ser condenado moralmente. No fundo, todos querem que sua vida se aproxime da felicidade. Portanto, não imponha seus padrões a ninguém...
Aliás, essa é uma boa crítica:
http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/03/ninfomaniaca-contra-normatizacao-desejo/
Bem, sou suspeita para dizer, mas considero o Lars um gênio. O filme dele não é para todo mundo! Aliás, esse filme é para ser estudado e discutido.
Ninfomaníaca: Volume 2
3.6 1,6K Assista AgoraEntrevista com a Charlotte Gainsgbourg e o Stellan Skarsgård:
http://wegotthiscovered.com/movies/exclusive-video-interview-cast-nymphomaniac/
Sexo, Mentiras e Videotape
3.7 251 Assista AgoraGraham, me passa seu endereço que vou aí gravar um videotape! hahaha
Que olhar tem esse Graham....
Ninfomaníaca: Volume 2
3.6 1,6K Assista AgoraCrítica incrível sobre o filme!
"Mas Joe quer pecar. Quer voltar a pecar. E quer não ser apedrejada quando peca. Nem quando não peca. Nem quando volta a pecar. Nem quando decide que pecará muitas e muitas vezes. Mas quer pecar com quem ela quiser. Sem ser criminalizada por isso. Nem ser tratada como doente. Nem como alguém que precisa de ajuda ou compreensão.
No mundo de Lars von Trier, a crueldade é o único ponto que une todos os homens. Homens ou mulheres, somos todos sobreviventes, mas só alguns têm as armas a seu favor. É o caso Grace, de Dogville. Ou de Justine, de Melancolia. Não seria dessa vez que doutores e pacientes entrariam em um acordo."
http://www.cartacapital.com.br/cultura/ninfomaniaca-2-e-o-direito-de-nao-ser-curada-1021.html
E Viveram Felizes Para Sempre
3.4 96Assisti esse filme pela Charlotte Gainsgbourg, pela trilha sonora e pelo Jhonny.
É um filme para relaxar mesmo. Sabe aquele domingão preguiçoso e chuvoso? É nesse dia que esse filme merece ser visto. Dei uma descansada legal...
Creep tocando foi jogar baixo comigo! hahaha
Ela
4.2 5,8K Assista AgoraGenial. Sem mais. Acho que até merecia o Oscar de melhor filme..
Ninfomaníaca: Volume 2
3.6 1,6K Assista AgoraLars é meu diretor favorito no momento! Ele e a Charlotte precisam continuar a parceria enquanto houver disposição dos dois lados. Eita dupla sensacional! #clapclap
Eu sofri no momento em que há a cena que lembra o Anticristo....quando tocou Lascia ch'io pianga eu quase chorei! Pensei comigo: Lars, não Lars. De novo não...
Aplausos para a Charlotte e sua - como sempre - atuação séria e impecável. Dá para entender porque ela caiu na graça do Lars...
Gente, Ninfomaníaca II vai me deixar em crise por mais de uma semana. Preciso rever mais umas 3x e estudar tudo o que o Lars quis transmitir na obra. É um filme extraordinário! Não sei se classifico como o melhor dele, mas está entre os melhores...
Ladra e sedutora
3.4 5Alguém conhece um torrent do filme?