Muito estudo de personagem... E eu dormi umas duas vezes durante o filme. O Schrader é um grande roteirista na construção de personagens e nos temas que aborda, mas é difícil manter a atenção nos filmes dele pela falta de ação. Se torna cansativo. E a impressão que tenho é que ele não está à altura como diretor.
É um tema realmente muito delicado e a forma como foi abordado, pela ótica do agressor tentando se reintegrar na sociedade, pode dividir muita gente por passar a falsa impressão de que o filme está tentando romantizar ou minimizar o que ele fez.
Mas claramente a proposta é retratar a realidade de uma forma neutra, e o diferencial é justamente mostrar isso por um ponto de vista que o público não está acostumado a ver, mas não quer dizer que você vai ter que aceitar o que o personagem fez. Eu acho até que o filme faz questão de deixar isso claro através dos diálogos que ele tem com o policial, e principalmente naquela conversa com o Walter que ele relata a brutalidade que uma garotinha foi morta por um agressor.
No geral, é um dos filmes mais angustiantes que eu já vi. A cena em que o Walter conversa com a garotinha no parque e ela faz a revelação pra ele, é de uma tensão absurda. Ótimo filme!
O Clint já dirigiu grandes filmes, mas nesse aqui, talvez pela limitação da idade, perdeu um pouco a mão. A direção é burocrática demais, o drama é raso, com muitas cenas que chegam a dar vergonha alheia por falta de lógica e até com resoluções patéticas.
O papel do protagonista não caiu bem pra ele, também pelas limitações de idade. Seria pra um ator no mínimo uns 20 anos mais jovem.
O filme é uma decepção, quase constrangedor. Uma pena pro velho Clint...
Tudo nesse filme funciona quase que perfeitamente. Tirando alguns momentos em que se torna um pouco repetitivo e cansativo, é um filme sensível, dramático, cômico, sensual e voyeurista na medida certa, e que consegue gerar identificação, seja pra muitas mulheres, pelo machismo exposto, e pra muitos homens, que já tiveram uma paixão platônica como a Malena na vida.
O filme é o carisma e a autenticidade absurda da Regina Casé e mais nada. Esse é o problema da maioria dos filmes nacionais desse gênero. Têm a proposta de serem cotidianos e realistas demais e se arrastam tanto que tornam a narrativa monótona e acabam afastando grande parte do público. 1h30 de filme que parece 3h30. Custa fazer uma trama realista e social, mas que tenha uma narrativa direta e envolvente?
Eu sempre prefiro filmes que trazem algo diferente do convencional, mas nem tudo que é diferente é bom.
O filme vale muito mais pela cinematográfica e os momentos de tensão, que são bem explorados nos 30 minutos finais. Mas de resto, é um filme raso, que tem a proposta de fazer algo cru, realista e "cotidiano" e com uma anti-trama, mas isso tornou a narrativa monótona e dispersa, apresentando vários personagens (inclusive destacados com textos na tela), mas sem aprofundar em nenhum deles, fazendo com que você pouco se importe com cada um.
As atuações são bem limitadas, apáticas, chegando a ficar sem nexo a calma e a naturalidade que muitos deles demonstram num momento de caos e desespero como aquele. Isso sem falar no final completamente abrupto e fora de tom.
Filme cult, sensorial, que exige paciência e não é pra todo mundo, mas pra mim, não rolou.
Um filme que é a fórmula caça-níquel clássica da Netflix: um terror cheio de jumpscares manjadíssimos com um elenco adolescente caricato que tenta pegar carona no sucesso de Stranger Things, apelando pra nostalgia dos anos 90.
Só assisti porque vi algumas pessoas comentando que chega a ser divertido se você vê não leva muito a sério, mas nem assim funcionou pra mim. Passei o filme inteiro torcendo pra matarem a protagonista chata.
Pro público médio que não é tão exigente e já está acostumado com filmes de terror assim, sem novidades, pode até funcionar, mas não consegui me identificar em nada. Gosto de terror que surpreenda e fuja do convencional, não é o caso desse.
Esperava um filme mais tenso e intenso, ainda mais se tratando do Hitchcock. Até que não me incomodou os efeitos especiais datados ou a falta de explicação pros ataques dos pássaros. O capricho técnico sempre foi uma marca do diretor, que estava à frente do seu tempo. Meu único incômodo foi o filme demorar demais pra engrenar, só da metade pro final.
Os roteiros do Aaron Sorkin tem um problema crônico: são uma metralhadora de diálogos genais, mas a narrativa se torna cansativa em alguns momentos. E nesse filme acontece exatamente isso.
"Se tivessem criado o Facebook, vocês teriam criado o Facebook".
Esse filme tinha potencial pra ir MUITO mais longe. Tem uma proposta de ser realista, mas é superficial e inverossímil demais em vários momentos. O Mud dá toda as pistas do mundo pra ser capturado e mesmo assim ninguém nem sequer sonda ele?!
O Matthew McConaughey tem um baita carisma e a relação do Mud com os garotos é bem legal. Mas o personagem dele podia ter sido muito melhor desenvolvido, ter um perfil mais dúbio e com um conflito maior e melhor, ainda mais por ser um fora da lei. Acaba sendo bonzinho e superficial demais.
O filme tem suas falhas e é um pouco anticlimático, mas não é tão ruim como estão falando. Talvez frustre muita gente que vá assistir achando que é um thriller investigativo e que vai dar uma solução no final com a justiça sendo feita, quando na verdade é um drama sobre os conflitos internos e os dilemas morais dos investigadores. Foge dos clichês, achei um bom filme.
É muito difícil fazer uma análise desse filme. Porque as atitudes dos personagens são muito ingênuas e muita coisa simplesmente não faz sentido. Mas ao mesmo tempo, você não pode julgar as ações deles, ainda mais sabendo que a história foi baseada em fatos, e talvez a ideia do filme seja justamente essa, de mostrar como o ser humano pode ser suscetível demais em situações assim.
Sem dúvidas, esse é um dos melhores filmes que eu já vi que representam a demência/Alzheimer. A narrativa funciona muito ao criar uma confusão que remete à cabeça do protagonista. É criativo e comovente.
O que eu acho mais bizarro é que no Oscar deve ser o filme mais injustiçado e não deve ganhar nem a categoria de Melhor Roteiro, nem de Melhor Ator e nem de Melhor Filme. Essa é a melhor atuação da carreira do Anthony Hopkins, mas devem premiar o Chadwick Boseman só pra fazer uma homenagem póstuma. Melhor filme pra Nomadland eu até engulo, mesmo não achando grande coisa, mas tirar o prêmio de roteiro de Meu Pai pra dar pra Nomadland também, aí já é um absurdo sem tamanho.
Esperava um suspense mais no estilo Midsommar ou O Homem de Palha, focado em algum culto estranho, mas é só um filme de vingança, com poucos elementos sobrenaturais, de baíssimo orçamento, e o festival, que parece ser o destaque do filme, é só um pano de fundo. Pode decepcionar muita gente por causa disso.
Esse filme faz um retrato bem profundo e angustiante da carência e da solidão. Já tava ficando meio assustado no início por ter me identificado com o conflito do personagem, e talvez por ter embarcado tanto naquele drama inicial, estranhei um pouco a mudança pro terror/thriller psicológico no ato final.
Apesar dessa transformação ter sido construída desde o início, e com desfecho até um pouco previsível, talvez teria funcionado mais pra mim se tivesse mantido a pegada mais dramática até o final. De qualquer forma, é um bom filme.
Me surpreendi com esse filme, e fazia tempo que não ficava tão tenso com um terror found footage.
É a prova que nem sempre você precisa de grandes orçamentos pra fazer um filme competente. Tem blockbusters por aí que não conseguem gerar a tensão que esse filme gerou. Menos é mais.
Também achei bem legal as sacadas que eles tiveram explorando as funções do Zoom, tipo os filtros. Vale a pena ver!
É moda falar que algum filme é "necessário". Eu não gosto de usar esse termo, até porque acho que isso remete a uma militância chata no cinema de hoje. Só que não consigo usar outro termo essencial pra definir esse filme.
Na sociedade atual que vivemos, da era das fake news, da cultura do "cancelamento" e dos justiceiros sociais, que na ânsia de querer fazer justiça social a qualquer custo, se precipitam e cometem injustiças, condenando antes pra julgar depois, sem perceber que isso pode acabar destruindo a vida de algum inocente, A Caça é realmente "necessário" para reflexão, e um dos raros filmes desse século que expõem essa hipocrisia que existe nos dias atuais.
Fico feliz de saber que conseguiu bastante reconhecimento mesmo abordando algo que vai contra a cultura atual. E sim, também é um baita filme, com grande atuação do Mads Mikkelsen e muito drama e suspense, apesar da estética crua e realista. Assistam!
Já tinha esbarrado algumas vezes com esse filme e sempre fiquei com um pé atrás pra assistir por achar que seria muito complexo e surrealista, mas nem tanto. O problema é que não é um filme tão atmosférico como eu esperava e como costuma ser suspenses psicológicos e o ritmo também me incomodou demais.
A produção realmente é bem caricata e amadora em alguns momentos, principalmente os efeitos sonoros nas sequências de ação, que são piores que os de novelas. O cinema indiano adora isso hahaha
Mesmo com uma produção galhofa, dou quatro estrelas pelo bom ritmo e a proposta de reflexão que o filme faz sobre a violência.
Como esse filme tem uma nota tão baixa? É um dos melhores found footages que já vi. Tá certo que é de baixíssimo orçamento, mas tem coisas muito interessantes. As atuações e o realismo são impressionantes.. Isso sem falar na sacada genial do final...
O Contador de Cartas
3.1 83 Assista AgoraMuito estudo de personagem... E eu dormi umas duas vezes durante o filme. O Schrader é um grande roteirista na construção de personagens e nos temas que aborda, mas é difícil manter a atenção nos filmes dele pela falta de ação. Se torna cansativo. E a impressão que tenho é que ele não está à altura como diretor.
O Lenhador
3.6 291É um tema realmente muito delicado e a forma como foi abordado, pela ótica do agressor tentando se reintegrar na sociedade, pode dividir muita gente por passar a falsa impressão de que o filme está tentando romantizar ou minimizar o que ele fez.
Mas claramente a proposta é retratar a realidade de uma forma neutra, e o diferencial é justamente mostrar isso por um ponto de vista que o público não está acostumado a ver, mas não quer dizer que você vai ter que aceitar o que o personagem fez. Eu acho até que o filme faz questão de deixar isso claro através dos diálogos que ele tem com o policial, e principalmente naquela conversa com o Walter que ele relata a brutalidade que uma garotinha foi morta por um agressor.
No geral, é um dos filmes mais angustiantes que eu já vi. A cena em que o Walter conversa com a garotinha no parque e ela faz a revelação pra ele, é de uma tensão absurda. Ótimo filme!
Cry Macho: O Caminho para Redenção
3.0 179 Assista AgoraO Clint já dirigiu grandes filmes, mas nesse aqui, talvez pela limitação da idade, perdeu um pouco a mão. A direção é burocrática demais, o drama é raso, com muitas cenas que chegam a dar vergonha alheia por falta de lógica e até com resoluções patéticas.
O papel do protagonista não caiu bem pra ele, também pelas limitações de idade. Seria pra um ator no mínimo uns 20 anos mais jovem.
O filme é uma decepção, quase constrangedor. Uma pena pro velho Clint...
Malena
3.9 406 Assista AgoraTudo nesse filme funciona quase que perfeitamente. Tirando alguns momentos em que se torna um pouco repetitivo e cansativo, é um filme sensível, dramático, cômico, sensual e voyeurista na medida certa, e que consegue gerar identificação, seja pra muitas mulheres, pelo machismo exposto, e pra muitos homens, que já tiveram uma paixão platônica como a Malena na vida.
Os Muitos Santos de Newark: Uma História Soprano
3.3 109 Assista AgoraTanta expectativa por esse filme e... Uma nostalgia aqui acolá de Sopranos e é isso.
Três Verões
3.2 77O filme é o carisma e a autenticidade absurda da Regina Casé e mais nada. Esse é o problema da maioria dos filmes nacionais desse gênero. Têm a proposta de serem cotidianos e realistas demais e se arrastam tanto que tornam a narrativa monótona e acabam afastando grande parte do público. 1h30 de filme que parece 3h30. Custa fazer uma trama realista e social, mas que tenha uma narrativa direta e envolvente?
Elefante
3.6 1,2K Assista AgoraEu sempre prefiro filmes que trazem algo diferente do convencional, mas nem tudo que é diferente é bom.
O filme vale muito mais pela cinematográfica e os momentos de tensão, que são bem explorados nos 30 minutos finais. Mas de resto, é um filme raso, que tem a proposta de fazer algo cru, realista e "cotidiano" e com uma anti-trama, mas isso tornou a narrativa monótona e dispersa, apresentando vários personagens (inclusive destacados com textos na tela), mas sem aprofundar em nenhum deles, fazendo com que você pouco se importe com cada um.
As atuações são bem limitadas, apáticas, chegando a ficar sem nexo a calma e a naturalidade que muitos deles demonstram num momento de caos e desespero como aquele. Isso sem falar no final completamente abrupto e fora de tom.
Filme cult, sensorial, que exige paciência e não é pra todo mundo, mas pra mim, não rolou.
Rua do Medo: 1994 - Parte 1
3.1 773 Assista AgoraUm filme que é a fórmula caça-níquel clássica da Netflix: um terror cheio de jumpscares manjadíssimos com um elenco adolescente caricato que tenta pegar carona no sucesso de Stranger Things, apelando pra nostalgia dos anos 90.
Só assisti porque vi algumas pessoas comentando que chega a ser divertido se você vê não leva muito a sério, mas nem assim funcionou pra mim. Passei o filme inteiro torcendo pra matarem a protagonista chata.
Pro público médio que não é tão exigente e já está acostumado com filmes de terror assim, sem novidades, pode até funcionar, mas não consegui me identificar em nada. Gosto de terror que surpreenda e fuja do convencional, não é o caso desse.
Os Pássaros
3.9 1,1KEsperava um filme mais tenso e intenso, ainda mais se tratando do Hitchcock. Até que não me incomodou os efeitos especiais datados ou a falta de explicação pros ataques dos pássaros. O capricho técnico sempre foi uma marca do diretor, que estava à frente do seu tempo. Meu único incômodo foi o filme demorar demais pra engrenar, só da metade pro final.
A Rede Social
3.6 3,1K Assista AgoraOs roteiros do Aaron Sorkin tem um problema crônico: são uma metralhadora de diálogos genais, mas a narrativa se torna cansativa em alguns momentos. E nesse filme acontece exatamente isso.
"Se tivessem criado o Facebook, vocês teriam criado o Facebook".
Amor Bandido
3.7 353 Assista AgoraEsse filme tinha potencial pra ir MUITO mais longe. Tem uma proposta de ser realista, mas é superficial e inverossímil demais em vários momentos. O Mud dá toda as pistas do mundo pra ser capturado e mesmo assim ninguém nem sequer sonda ele?!
O Matthew McConaughey tem um baita carisma e a relação do Mud com os garotos é bem legal. Mas o personagem dele podia ter sido muito melhor desenvolvido, ter um perfil mais dúbio e com um conflito maior e melhor, ainda mais por ser um fora da lei. Acaba sendo bonzinho e superficial demais.
Em resumo: faltou mais profundidade ao filme.
O Caminho do Mal
2.3 41Não entendo a nota baixa desse filme. Tem suas falhas, mas é um bom suspense/terror psicológico. O cinema espanhol é mestre nesse gênero.
Os Pequenos Vestígios
3.0 394 Assista AgoraO filme tem suas falhas e é um pouco anticlimático, mas não é tão ruim como estão falando. Talvez frustre muita gente que vá assistir achando que é um thriller investigativo e que vai dar uma solução no final com a justiça sendo feita, quando na verdade é um drama sobre os conflitos internos e os dilemas morais dos investigadores. Foge dos clichês, achei um bom filme.
Não Matarás
3.3 112 Assista AgoraAinda prefiro Depois de Horas, do Scorsese...
Obediência
3.4 309É muito difícil fazer uma análise desse filme. Porque as atitudes dos personagens são muito ingênuas e muita coisa simplesmente não faz sentido. Mas ao mesmo tempo, você não pode julgar as ações deles, ainda mais sabendo que a história foi baseada em fatos, e talvez a ideia do filme seja justamente essa, de mostrar como o ser humano pode ser suscetível demais em situações assim.
Meu Pai
4.4 1,2K Assista AgoraSem dúvidas, esse é um dos melhores filmes que eu já vi que representam a demência/Alzheimer. A narrativa funciona muito ao criar uma confusão que remete à cabeça do protagonista. É criativo e comovente.
O que eu acho mais bizarro é que no Oscar deve ser o filme mais injustiçado e não deve ganhar nem a categoria de Melhor Roteiro, nem de Melhor Ator e nem de Melhor Filme. Essa é a melhor atuação da carreira do Anthony Hopkins, mas devem premiar o Chadwick Boseman só pra fazer uma homenagem póstuma. Melhor filme pra Nomadland eu até engulo, mesmo não achando grande coisa, mas tirar o prêmio de roteiro de Meu Pai pra dar pra Nomadland também, aí já é um absurdo sem tamanho.
The Droving
2.6 3Esperava um suspense mais no estilo Midsommar ou O Homem de Palha, focado em algum culto estranho, mas é só um filme de vingança, com poucos elementos sobrenaturais, de baíssimo orçamento, e o festival, que parece ser o destaque do filme, é só um pano de fundo. Pode decepcionar muita gente por causa disso.
Rent-A-Pal
3.6 87Esse filme faz um retrato bem profundo e angustiante da carência e da solidão. Já tava ficando meio assustado no início por ter me identificado com o conflito do personagem, e talvez por ter embarcado tanto naquele drama inicial, estranhei um pouco a mudança pro terror/thriller psicológico no ato final.
Apesar dessa transformação ter sido construída desde o início, e com desfecho até um pouco previsível, talvez teria funcionado mais pra mim se tivesse mantido a pegada mais dramática até o final. De qualquer forma, é um bom filme.
Black Mountain Side
2.5 15Uma cópia mal feita de Enigma do Outro Mundo...
Cuidado Com Quem Chama
3.4 630Me surpreendi com esse filme, e fazia tempo que não ficava tão tenso com um terror found footage.
É a prova que nem sempre você precisa de grandes orçamentos pra fazer um filme competente. Tem blockbusters por aí que não conseguem gerar a tensão que esse filme gerou. Menos é mais.
Também achei bem legal as sacadas que eles tiveram explorando as funções do Zoom, tipo os filtros. Vale a pena ver!
A Caça
4.2 2,0K Assista AgoraÉ moda falar que algum filme é "necessário". Eu não gosto de usar esse termo, até porque acho que isso remete a uma militância chata no cinema de hoje. Só que não consigo usar outro termo essencial pra definir esse filme.
Na sociedade atual que vivemos, da era das fake news, da cultura do "cancelamento" e dos justiceiros sociais, que na ânsia de querer fazer justiça social a qualquer custo, se precipitam e cometem injustiças, condenando antes pra julgar depois, sem perceber que isso pode acabar destruindo a vida de algum inocente, A Caça é realmente "necessário" para reflexão, e um dos raros filmes desse século que expõem essa hipocrisia que existe nos dias atuais.
Fico feliz de saber que conseguiu bastante reconhecimento mesmo abordando algo que vai contra a cultura atual. E sim, também é um baita filme, com grande atuação do Mads Mikkelsen e muito drama e suspense, apesar da estética crua e realista. Assistam!
Alucinações do Passado
3.9 257Já tinha esbarrado algumas vezes com esse filme e sempre fiquei com um pé atrás pra assistir por achar que seria muito complexo e surrealista, mas nem tanto. O problema é que não é um filme tão atmosférico como eu esperava e como costuma ser suspenses psicológicos e o ritmo também me incomodou demais.
A Wednesday
3.1 9 Assista AgoraA produção realmente é bem caricata e amadora em alguns momentos, principalmente os efeitos sonoros nas sequências de ação, que são piores que os de novelas. O cinema indiano adora isso hahaha
Mesmo com uma produção galhofa, dou quatro estrelas pelo bom ritmo e a proposta de reflexão que o filme faz sobre a violência.
Exhibit A
2.8 7Como esse filme tem uma nota tão baixa? É um dos melhores found footages que já vi. Tá certo que é de baixíssimo orçamento, mas tem coisas muito interessantes. As atuações e o realismo são impressionantes.. Isso sem falar na sacada genial do final...
de colocar a câmera embaçada pra indicar que a menina ainda estava viva e respirando.