Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Amanda Seyfried
9073Número de Fãs

3 de Dezembro de 1985 (30 years)

Allentown, Pensilvânia - Estados Unidos da América

Amanda Michelle Seyfried, mais conhecida como Amanda Seyfried nasceu em 3 de dezembro de 1985 na cidade de Allentown, localizada no estado americano da Pensilvânia. Amanda é filha do farmacêutico Jack Seyfried e da terapeuta Ann Seyfried e irmã da musicista Jennifer Seyfried. Amanda sofre de ansiedade e ataques de pânico. Amanda começou sua carreira artística como modelo aos 11 anos, aos 15 se tornou atriz, começando com papéis pequenos em óperas.

Em 2002 estrelou em um importante papel na série de televisão exibida pela rede ABC, “All My Children”. Em 2004, fez sua estreia no cinema ao lado de Lindsay Lohan e de Rachel McAdams na comédia “Meninas Malvadas”.

Na televisão também participou como Lilly Kane na série “Veronica Mars” e como Sarah Hanrickson em “Big Love”, que conta a história de uma família mórmon. Depois de “Meninas Malvadas”, Amanda apareceu em títulos como “Questão de Vida” (2005), drama dirigido por Rodrigo Garcia (Filho de Gabriel García Márquez), e também participou de “Alpha Dog” (2006) ao lado de nomes como Justin Timberlake e Bruce Willis. Esses trabalhos impulsionou a carreira da atriz para ganhar a atenção de importantes produtores e obter um dos seus principais papéis no grande sucesso da Universal Pictures, o musical “Mamma Mia!” (2008), Amanda Seyfried usou sua habilidade vocal no papel de ‘Sophie’, filha de ‘Donna’ que foi interpretado pela atriz Meryl Streep. O filme foi dirigido por Phyllida Lloyd, e foi lançado em julho de 2008 e conseguiu arrecadar mais de 600 milhões de dólares no mundo inteiro.

Suas outras aparições incluem papéis principais em “Garota Infernal” (2009), filme que mistura terror e comédia e que conta com uma famosa cena quente entre Amanda e Megan Fox. Em “O Preço da Traição” (2009) contracena ao lado da atriz Julianne Moore, o filme é dirigido por Atom Egoyan, e Amanda vive uma prostituta de luxo que se envolve na vida de um casal. Em 2010 manteve uma relação passional com Channing Tatum no filme romântico “Querido John”, seu empenho no filme foi elogiado pela crítica. Em “Cartas para Julieta” (2010) é uma jovem americana que viaja para Verona, Itália, para responder às cartas de pessoas que escrevem para “Shakespeare” dando conselhos de amor, o filme foi dirigido por Gary Winick e também teve a participação de Vanessa Redgrave e Gael Garcia Bernal. No thriller de ficção científica “O Preço do Amanhã” (2011) estrelou novamente ao lado de Justin Timberlake, o filme é dirigido por Andrew Niccol e distribuído internacionalmente pela 20th Century Fox, e conta a história de uma sociedade em que as pessoas param de envelhecer quando completam 25 anos e o tempo torna-se a moeda. Em 2012 foi ‘Cosette’ em “Os Miseráveis”, o filme é uma adaptação do romance de Victor Hugo. Na produção com a Milennium Filmes foi Linda Lovelace em “Lovelace” (2013) drama dirigido por Rob Epstein e Jeffrey Driedman, e conta a história da primeira estrela no mundo da pornografia, que sofreu abusos da indústria e de seu marido.

Entre seus filmes mais recentes estão “Enquanto Somos Jovens” (2015) dirigido por Noah Baumbach onde contracena ao lado de Ben Stiller e Naomi Watts. Participa também na sequência do filme de comédia Ted em “Ted 2” (2015) e na grande produção “Peter Pan” (2015) filme que conta a história de como e quando Peter Pan, um órfão que ainda não tinha esse nome virou o menino que não cresce e de como chegou a “Terra do Nunca”.

Amanda Seyfried já namorou atores como Dominic Cooper, Ryan Philippe e Desmond Harrington. Seu último parceiro foi o ator Justin Jake Long. A atriz já afirmou diversas vezes ser fã do ator Leonardo DiCaprio e que se não fosse atriz teria gostado de estudar meteorologia, por ser fascinada pelo tempo. Ela tem grande habilidade para a dança, canto e tênis e é considerada uma grande fã de música e seu animal favorito são gatos. Atualmente, Amanda passa seu tempo entre Los Angeles e Nova Iorque.