Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Antonio Banderas

Antonio Banderas

Nomes Alternativos: José Antonio Domínguez Banderas

4862Número de Fãs

Nascimento: 10 de Agosto de 1960 (57 years)

Málaga, Andaluzia - Espanha

Banderas foi levado para as artes dramáticas, depois que quebrou o pé, aos 14 anos de idade, e ficou impossibilitado de se tornar um jogador profissional de futebol. Inscreveu-se na Escola de Artes Dramáticas de sua cidade natal e, depois de formado, começou a carreira de ator trabalhando com uma pequena companhia de teatro local. Mudou-se para Madri em 1981 e tornou-se membro do prestigiado Teatro Nacional da Espanha onde permaneceu até 1986. Em 1982, Banderas foi escalado pelo excêntrico escritor e diretor Pedro Almodovar, Labirinto de paixões. Foi o primeiro de cinco filmes que Banderas fez com Almodovar. Os outros foram Matador, A Lei do Desejo, Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos e Ata-me! .Durante este tempo, Banderas também atuou em dramas espanhóis mais convencionais, como: The Stilts, O Prazer de Matar e Baton Rouge.

O sucesso internacional de Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos e Ata-me! , chamaram a atenção do público americano. Estreou no cinema americano em 1992, como o jovem músico cubano de Os Reis do Mambo. Banderas confessou que nunca terá palavras para agradecer Arnie Glincher o bastante pelo que ele chama de "coragem" de escolhê-lo para o elenco. Na época em que foi escalado para o filme, ele sabia apenas algumas dezenas de palavras em inglês e teve que decorar todos os diálogos foneticamente até "mergulhar" completamente em 8 horas diárias de aulas de Inglês para dominar a língua. Seu papel como o músico cubano no filme foi o pontapé que precisava para estrelar filmes americanos falando inglês. Os Reis do Mambo trouxe a Banderas papéis coadjuvantes em quatro grandes produções importantes, em dois anos: Filadélfia, A Casa dos Espíritos, Entrevista com o Vampiro e Casos e Casamentos.

O primeiro papel protagonista em um filme americano aconteceu em 1995 com A Balada do Pistoleiro, seguido por Nunca Fale Com Estranhos, Assassinos, Grande Hotel. Em 1995, durante as filmagens de Quero Dizer que Te Amo, apaixonou-se por Melanie Griffith, com quem se casou no ano seguinte, desfazendo uma união de 8 anos com Ana Leza. Banderas recebeu aclamação da crítica por sua atuação e talento como cantor quando interpretou Ché, contracenando com Madonna na grandiosa adaptação de Alan Parker, do musical de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice, Evita. Por este papel foi indicado ao prêmio Globo de Ouro como Melhor Ator. Banderas ficou entusiasmado com A Máscara do Zorro porque seria a chance de interpretar o único herói espanhol criado por Hollywood. "Conhecia o personagem porque a série de televisão da Disney, estrelada por Guy Williams, foi transmitida na Espanha nos anos 60", diz ele. "Eu adorava assistir o programa quando era criança e fingia que era Zorro. Quando apareceu a oportunidade de fazer o papel não hesitei e disse sim".

Após o término dos trabalhos em A Máscara do Zorro, Banderas seguiu para o Canadá com seu próximo filme, O 13º Guerreiro, do diretor John McTiernan. Banderas está atualmente fazendo sua estréia como diretor em Loucos do Alabama para a TriStar Pictures, estrelado por sua mulher, Melanie Griffith.