Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Barbara Barrie

Barbara Barrie

Nomes Alternativos: Barbara Ann Berman

0Número de Fãs

Nascimento: 23 de Maio de 1931 (86 years)

Chicago, Illinois - Estados Unidos da América

Barbara Barrie (nascido em 23 de maio de 1931) é uma atriz e autora de livros infantis.
Barrie nasceu como Barbara Ann Berman, em Chicago, Illinois, de origem judaica, filha de Frances Rose (née Boruszak) e Louis Berman. Ela foi criada em Corpus Christi, Texas. Ela se formou pela Universidade do Texas, Austin, com um BFA em 1952. Ela se casou com Jay Harnick em julho de 1964. Eles tiveram dois filhos, Aaron e Jane. Seu falecido marido, Jay Harnick (d. 2007), foi o irmão do compositor musical Sheldon Harnick (Fiddler on the Roof).

Ela foi tratada com sucesso para o cancro rectal, em 1994, e escreveu um livro de memórias, Segunda Lei: A Vida Depois da colostomia e outras aventuras, sobre a experiência.
Barrie teve uma longa carreira no teatro e no cinema e na televisão. Ela recebeu o prêmio Prix d'feminino interpretação (melhor atriz - empatada com Anne Bancroft) em 1964 do Festival de Cannes por seu papel em One Potato, Two Potato, um filme sobre a descoberta de um casamento inter-racial e institucionalizado americano anti-miscigenação. Seus outros papéis de destaque foram a avó de Susan (Brooke Shields) na sitcom Suddenly Susan, e como a esposa do personagem-título (interpretado por Hal Linden) sobre a comédia-drama Barney Miller. Em meados da década de 2000, Barrie desempenhou um papel recorrente na TV a cabo Showtime drama da série Dead Like Me ". Ela também estrelou em 1963 o episódio de Twilight Zone "miniatura", ao lado de Robert Duvall.

Em 1970, Barrie ganhou um Tony Award por seu papel na produção original de Broadway da Companhia musical de Stephen Sondheim, na qual ela interpretou "Sarah", o peso-watching, karate-praticante amigo casado com a personagem principal, "Robert". Barrie é o autor de dois romances aclamados pela crítica para os jovens adultos: Lone Star (1989) e Adam Zigzag (1995).

Um encontro quase com Barrie é o tema da canção Christine Lavin, "A Moment escapou."

Barbara Barrie também atuou como tia Margo dos gêmeos (Liz e Jean Sagal) no programa de TV "Double Trouble" nos anos 80 (1984-1985), ela também desempenhou o papel como a menina cega Celia no episódio: "Mesmo Stones Have Eyes "parte os E.U. série Route 66 (segunda temporada).
Em 1964, ela recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes por seu trabalho em One Potato, Two Potato (dividido com Anne Bancroft, premiada por The Pumpkin Eater).

Em 1979, foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu desempenho em Breaking Away.

Cônjuge: Jay Harnick (de 1964 a 2007)
Filhos: Aaron Harnick, Jane Harnick
Filiação: Louis Berman, Frances Rose Berman