Cinekino

2018

Cinekino

Série exibida no Brasil pelo Canal Arte 1, que destaca as joias e curiosidades do cinema europeu, apresentando: Um Diretor, uma atriz, um ator, um lugar, uma data, um número, um acontecimento, uma personalidade, uma cena cômica, uma cena erótica... célebres de cada país. Cada episódio tem entre 25 e 27 minutos de duração.

Sinopse: Através de 10 episódios, um panorama eclético de 120 anos de cinema europeu.

Há mais de 120 anos de história cinematográfica europeia, com mais de 1.000 novas produções lançadas a cada ano. "CineKino" mostra os destaques, as principais cenas e os tesouros do cinema de dez países diferentes. Através de inúmeros trechos de filmes, imagens de arquivo e entrevistas com cineastas sobre seus filmes favoritos, essa série nos dá uma imagem clara das características específicas de cada país. Os destaques da indústria cinematográfica de cada país são mostrados através de um filme histórico e de um evento marcante. Conciso e divertido, preciso e surpreendente, este documentário lança uma nova luz sobre a história do cinema.

Episódio 1- Alemanha: Este episódio reflete sobre a diversidade do cinema alemão, desde filmes mudos do início do século XX ao recente sucesso "Toni Erdmann", de 2016.

Episódio 2 - França: O episódio mostra como o cinema faz parte da essência da França, desde o nascimento dessa arte com os irmãos Lumière em 1895, até obras contemporâneas como "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain".

Episódio 3 - Itália: O episódio aborda o cinema italiano desde seus históricos diretores como Fellini, Visconti e Pasolini e de ícones, como a atriz Claudia Cardinale, até o sucesso de produções atuais como "Quo Vado", de 2016.

Episódio 4 - Bélgica: O episódio aborda o cinema belga a partir da língua francesa e holandesa. Entre os destaques, estão as adaptações do clássico "Tintin", figuras como o diretor Jaco Van Dormael e os filmes dos irmãos Dardenne.

Episódio 5 - Grã-Bretanha: O episódio aborda o cinema britânico e suas personalidades inesquecíveis, como Daniel Craig, Helen Mirren, Stephen Frears, Tilda Swinton e Ken Loach.

Episódio 6 - Espanha: O episódio aborda a cinema espanhol a partir de nomes como Luis Buñel, Pedro Almodovar, Penelope Cruz, Javier Bardem e Fernando Fernán Gómez, que permaneceu desconhecido além das fronteiras espanholas.

Episódio 7 - República Tcheca e Eslováquia: O cinema tchecoslovaco tem uma história rica e variada, fortemente marcada por contos de fadas, animações surrealistas e por transformações políticas radicais, como no caso da atriz Magda Vasaryova.

Episódio 8 - Suíça: Em um país marcado pela diversidade geográfica e linguística, o cinema local, com uma tradição paradoxal de protestos, tem seu status elevado por nomes como Jean-Luc Godard e Bruno Ganz, além da heroína Heidi.

Episódio 9 - Áustria: A grandeza do cinema austríaco é abordada através do sucesso mundial de produções e diretores como Michael Haneke com “A Fita Branca”.

Episódio 10 - Polônia: O cinema polonês é abordado a partir de produções como “O Homem de Mármore”, do diretor Andrzej Waçda, e “Ida”, de Pawel Pawlikowski.

2018