Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Clive Owen
2240Número de Fãs

Nascimento: 3 de Outubro de 1964 (53 years)

Keresley, Coventry, Warwickshire - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Quarto de cinco irmãos, Clive Owen é filho de Pamela e Jess Owen. O seu pai, um cantor de música country, abandonou a família quando Clive tinha três anos e, apesar de uma breve reconciliação quando tinha dezenove anos, os dois permanecem de relações cortadas. Criado pela sua mãe e pelo padrasto, um empregado de ferrovia, ele descreve a sua infância como tendo sido "dura". Apesar de inicialmente se ter oposto a frequentar a escola de teatro, ele mudou de ideias em 1984, após uma longa e infrutífura procura por trabalho.

Owen formou-se na Royal Academy of Dramatic Art em 1987, em uma turma onde se incluíam Ralph Fiennes e Jane Horrocks. Após o final do curso, Owen ganhou um papel na peça teatral Young Vic, aparecendo em diversas peças de William Shakespeare. Foi por esta época que ele se apaixonou pela futura mulher, quando os dois tinham os principais papéis na peça Romeu e Julieta.

Inicialmente Owen talhou uma carreira na televisão. Em 1988, Owen protagonizou o personagem Gideon Sarn numa produção para a BBC de Precious Bane, e participou no filme Vroom, do Channel 4, antes de na década de 1990 ter-se tornado numa personalidade regular nos palcos e televisão do Reino Unido, notabilizando-se pela sua presença na série Chancer, da ITV, seguido pela aparição na produção de Lorna Doone, da Thames Television. Mas o grande salto na carreira aconteceu com Closer, atuação que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator (coadjuvante/secundário).