Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Dolly Parton

Dolly Parton

Nomes Alternativos: Dolly Rebecca Parton

44Número de Fãs

Nascimento: 19 de Janeiro de 1946 (70 years)

Sevierville, Tennessee - Estados Unidos da América

Dolly Rebecca Parton (Sevierville, 19 de janeiro de 1946) é uma cantora, compositora, atriz e filantropa norte-americana mais conhecida pelo seu trabalho na música country. É considerada um dos maiores nomes na história da música mundial, sendo eventualmente reconhecida como "Rainha da Música Country".

Nascida em 1946, Dolly Parton, a filha de um fazendeiro, começou a compor e cantar na infância e, com 18 anos, foi para Nashville. Em 1967 entrou para a dupla Porter Wagoner no lugar de Norma Jean. No ano seguinte já ambos ganhavam o prêmio de "Melhor Dueto do Ano", da Academia de Música Country.

Em 1974, o seu primeiro LP solo "Jolene" fez muito sucesso nos EUA. Aos poucos, as suas composições abandonavam os temas country e Dolly começava a sua carreira a solo.

Linda Ronstadt, Emmylou Harris e Maria Muldaur gravaram canções suas, Whitney Houston gravou a música I Will Always Love You, composição de Dolly, e em 2008, Dolly participou no álbum Do You Know da cantora americana Jessica Simpson, compondo e cantando a faixa que nomeia o disco, entre outras grandes colaborações e composições.

Em 1977, fez o seu primeiro espectáculo na Inglaterra, para um público de rock, no Teatro Rainbow. No ano seguinte, ganhou o primeiro disco de ouro, com "Here You Come Again", onde afastou bastante o seu trabalho do country, e as suas influências de rock desagradavam cada vez mais os puristas. Dolly Parton revelou-se uma atriz competente ao participar no filme "Como Eliminar seu Chefe" ao lado de Jane Fonda e Lilli Tomlin. Atuou também no filme família buscapé, onde cantou If You Ain't Got Love. Também contracenou em um episódio da série Hannah Montana ao lado de Miley Cyrus, fazendo a madrinha de Miley Stewart. É madrinha de Miley Cyrus na vida real.

Em 1983, fez uma participação em dueto com Kenny Rogers na música "Islands In The Stream", escrita por Barry Gibb dos Bee Gees, onde obteve sucesso mundial.

Em 1993 fez um dueto com James Ingram na trilha sonora do filme Beethoven 2, The Day I Fall in Love, que recebeu indicação ao Oscar de melhor trilha sonora.

Em 1994, gravou, em dueto com Julio Iglesias, um sucesso da música americana: When You Tell Me That You Love Me.

A famosa intérprete construiu um parque temático inaugurado em 1985: o "Dollywood", que situa-se no Tennessee, na cidade de Pigeon Forge. O parque apresenta inúmeras diversões e shows, todos inspirados nas origens country e na história de sua criadora. Mais tarde construiu ainda o parque aquático "DollySplash", abriu o restaurante "Dixie Stampede" e fundou a "Imagination Library" especialmente dedicada às crianças.

Cônjuge: Carl Thomas Dean (desde 1966)

Irmãos: Stella Parton, Rachel Dennison, Randy Parton, Willadeene Parton, Freida Estelle Parton