Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Greta Gerwig

Greta Gerwig

Nomes Alternativos: Greta Celeste Gerwig

1029Número de Fãs

Nascimento: 4 de Agosto de 1983 (34 years)

Sacramento, Califórnia - Estados Unidos da América

Greta Celeste Gerwig (Sacramento, 4 de agosto de 1983), é uma atriz, roteirista e diretora americana de ascendência alemã. Mais conhecida pelo seu envolvimento com o movimento cinematográfico nova-iorquino Mumblecore e por filmes como To Rome with Love de Woody Allen e Frances Ha de Noah Baumbach.

Greta Gerwig nasceu em Sacramento, California filha de Christine Sauer, uma enfermeira, e Gordon Gerwig, um consultor finâceiro e programador. De origem alemã, irlandesa e inglesa foi criada em uma família liberal. Gerwig foi criada no Unitário-Universalismo mas frequentou uma escola católica. Ela se descreveu como uma criança intensa e interessada pelas artes. Sempre amou a dança e tem um diploma e Musical e Teatro em Nova York. Se formou no Barnard College da Universidade de Columbia em Inglês e Filosofia. Seu sonho era ser dramaturga, mas durante a faculdade conseguiu um papel no filme indie "LOL" de Joe Swanberg e se apaixonou pela atuação.

Seu primeiro filme "LOL" de Joe Swanberg foi em 2006 e nele Gerwig interpretava um papel pequeno. Ela começou então uma parceria com o movimento artístico cinematográfico independente nova-iorquino chamado Mumblecore. Seu filme seguinte foi "Hannah Takes the Stairs" em 2007 também do diretor Joe Swanberg onde juntos escreveram o roteiro e Greta estrelou como a protagonista Hannah.

Em 2008 estrelou alguns filmes do Mumblecore como o "Baghead" dos diretores Jay Duplass e Mark Duplass, e "Yeast" de Mary Bronstein, alé de sua estreia como diretora junto a Joe Swanberg, no filme em que também co-escreveram "Nights and Weekends". També neste ano estrelou o curta "Quick Feet, Soft Hands" e o longa "I Thought You Finally Completely Lost It".

Em 2009 estrelou o longa de Ry Russo-Young "You Wont Miss Me", o curta "Family Tree" , o filme televisivo "Une aventure New-Yorkaise" e o filme de terror aclamado pela crítica "The House of the Devil".

Em 2010 interpretou um dos seus papéis mais elogiados de sua carreira o de Florence no filme de Noah Baumbach, "Greenberg" onde protagonizou junto a Ben Stiller. O filme lhe rendeu sua primeira indicação ao Independent Spirit Award de melhor atriz, e o prêmio de melhor atriz no Athena Film Festival. Logo após isto Gerwig dublou um dos personagens principais do desenho para adultos China, IL. Também em 2010 estrelou os filmes independentes Art House e Northern Comfort.

Em 2011 fez uma aparição no filme de Ivan Reitman, Sexo sem Compromisso estelado por Natalie Portman e Ashton Kutcher, está foi sua estréia no cinema mainstream. Neste mesmo estrelou "Damsels in Distress" no papel principal de Violet, "The Dish & the Spoon" e o filme "Arthur" estrelado por Russell Brand.

Em 2012 interpretou Sally no filme do aclamado diretor Woody Allen, To Rome with Love. Também interpretou a protagonista do filme "Lola Versus". E co-escreveu junto a Noah Baumbach o filme indie aclamado pela crítica Frances Ha.

Formada em Inglês e Filosofia pela Universidade de Columbia, também tem diploma em dança. Namorou o cineasta Joe Swanberg com quem colaborou em alguns filmes. Namora o cineasta Noah Baumbach desde 2011.