Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Judy Garland

Judy Garland

Nomes Alternativos: Frances Ethel Gumm

680Número de Fãs

Nascimento: 10 de Junho de 1922 (47 years)

Falecimento: 22 de Junho de 1969

Grand Rapids, Minnesota - Estados Unidos da América

Judy Garland foi uma atriz norte-americana considerada por muitos uma das maiores estrelas cantoras da "Era de Ouro" de Hollywood dos filmes musicais.
Através de sua carreira, Garland atingiu o estrelato internacional como atriz em papéis musicais e dramáticos, como uma artista de gravação e no palco de concertos. Respeitada por sua versatilidade, ela recebeu um prêmio da Academia Juvenil, ganhou um Golden Globe Award para Melhor Atriz (comédia ou musical) em cinema, recebeu o Prémio Cecil B. DeMille por seu trabalho em filmes, bem como prêmios Grammy e um Tony Award especial.
Depois de aparecer no vaudeville com suas irmãs, Judy assinou contrato com a Metro-Goldwyn-Mayer, ainda como uma adolescente. Lá, ela fez mais de duas dezenas de filmes, incluindo nove com Mickey Rooney e o filme com o qual ela seria mais identificada, O Mágico de Oz, de 1939. Depois de 15 anos, Garland foi liberada do estúdio, mas ganhou sucesso renovado através de recorde de aparições em concertos, incluindo um aclamado no Carnegie Hall, uma bem considerada, mas de vida curta série de televisão e um regresso ao cinema atuando em A Star Is Born, em 1954.
Apesar de seus triunfos profissionais, Judy lutou com vários problemas pessoais ao longo de sua vida. Insegura com sua aparência, seus sentimentos foram agravados por executivos de cinema que disseram que ela era feia e com sobrepeso. Tratada com medicamentos para controlar seu peso e aumentar a sua produtividade, Judy suportou décadas de uma longa luta contra o vício. Ela era atormentada por uma instabilidade financeira, muitas vezes devendo centenas de milhares de dólares em impostos atrasados, e seus primeiros quatro de cinco casamentos terminaram em divórcio. Ela tentou o suicídio em várias ocasiões. Judy morreu de uma overdose acidental de drogas na idade de 47 anos, deixando as crianças Liza Minnelli, Lorna Luft e Joey Luft.
Em 1997, Garland foi postumamente premiada com um Grammy Lifetime Achievement Award. Várias de suas gravações têm sido apresentadas no Hall da Fama do Grammy. Em 1999, o American Film Institute a colocou entre as dez maiores estrelas femininas da história do cinema americano (em oitavo lugar).

Cônjuge: Mickey Deans (de 1969 a 1969), Mark Herron (de 1965 a 1969), Sidney Luft (de 1952 a 1965), Vincente Minnelli (de 1945 a 1951), David Rose (de 1941 a 1944)
Filhos: Liza Minnelli, Lorna Luft, Joey Luft
Pais: Ethel Marion Milne, Francis Avent Gumm
Irmãos: Mary Jane Gumm, Dorothy Virginia Gumm