Ultimamente tenho seguido muitas indicações boas de listas de filmes aqui do filmow, por isso resolvi compartilhar os filmes que mais me marcaram e explicarei os motivos.
1º - Forrest Gump - Este filme marcou muita gente, tenho certeza, mas o real motivo de tanto ter me tocado, e de sempre me fascinar quando assisto, é o seguinte: Se você segue as regras, você é um idiota. Se você cumpre com sua palavra, você é um idiota. Se você ama alguém verdadeiramente, você é um idiota. Essa ideia me vem a mente sempre que faço o que acho correto. "Stupid is as stupid does".
2º - A era do gelo - Foi ao maravilhoso som da inigualável voz de Sid (Tadeu Melo) que eu dei meu primeiro beijo apaixonado, em meados de 2003. Posteriormente esse filme me serviu bastante como consolo, sempre que estava triste assistia-o, ao ponto de decorar as falas dos personagens. "Não, obrigado, eu prefiro viver".
3º - A vida é bela - Este filme dispensa qualquer comentário, o título já é, por si só, marcante. "Buongiorno Principessa!"
4º - Beleza Americana - É realmente chocante ver que não somos o que éramos e que vivemos sem nos mostrar de fato. Este filme me tocou no momento em que Lester Burnham (Kevin Spacey) resolve ignorar tudo e voltar a viver a vida boa de outros tempos. "Não me interrompa, querida".
5º - We need to talk about Kevin (o título em inglês soa melhor) - O sofrimento de uma mãe que paga pelos pecados do filho sem protestar. O que mais me impressionou aqui foi o fato do filme ser triste e não transparecer tristeza, sempre que a mãe resolve chorar ouve-se uma música alegre, e isso acaba com o melodrama que tanto se explora. Foi a partir dele que eu passei a odiar trilhas sonoras melosas. Gostei tanto do filme que resolvi ler o livro e foi o único que eu considerei o filme melhor, apesar do final ter sido melhor no livro. "Não, não, não. Eu estou bem. A culpa foi minha".
6º - Requiem para um sonho - Esse filme me assustou, sendo franco, tornou-me temente às drogas. Ver pessoas de boa com a vida sendo devastadas pelo vício me entristece, só de pensar que isso acontece fora das telas já me dá um arrepio. Não vou nem falar da maravilhosa trilha sonora. "Ass to ass!"
7º - Lilya 4-ever - Pelo mesmo motivo de 'Requiem para um sonho', pessoas boas que tem a vida destruída, diferenciando apenas o fato da droga não ser o motivo principal. Este filme me impressionou e entristeceu por dias. Vale a pena assistir.
8º - Dogville - Esqueça tudo o que te ensinaram até aqui e aprecie um filme de verdade. Basta prestar atenção à maravilhosa história para saber que não é preciso cenários. "Atire neles e queime a cidade".
Bem, acho q estes oito filmes são os principais, mas deixarei mais alguns para complementar a lista. Alguns foram colocados na lista mais pelo livro do que pelo próprio filme, como "lolita", "o senhor das moscas" e "o poderoso chefão".