Há apenas três regras pra um filme poder entrar na lista:
- estreou comercialmente no Brasil (cinema ou home video) em 2017 (por isso, alguns filmes de 2016);
- foi visto em um festival em 2017;
- entra na categoria de filmes que não se encaixam nas duas opções acima, mas, infelizmente, também não têm a mínima previsão de serem lançados no Brasil, então vi no torrent mesmo (por isso, alguns filmes de 2016 pt. 2).
* Como forma de alertar outras pessoas, aqui vai junto com a lista dos meus preferidos, uma listinha dos filmes que eu menos gostei em 2017:
- Liga da Justiça (Justice League, dir. Zack Snyder) -- parece mais uma colagem de post-its com sugestões/ordens de executivos do que um filme;
- Casa Roshell (idem, dir. Camila José Donoso) -- um docudrama com potencial, mas pessimamente executado;
- Let Me Make You a Martyr (idem, dir. John Swab, Corey Asraf) -- Marilyn Manson arrasa no papel de um assassino de aluguel, mas o resto do filme é uma chatice sem tamanho;
- Um Instante de Amor (Mal de Pierres, dir. Nicole Garcia) -- uma fotografia deslumbrante e uma ótima atuação de Marion Cotillard não salvam esse filme do marasmo;
- Ninguém Entra, Ninguém Sai (idem, dir. Hsu Chien) -- apesar de às vezes mostrar uma ou outra boa sacada, no geral, essa comédia é nível Zorra Total pré-reformulação;
- The Little Hours (idem, Jeff Baena) -- uma premissa (baseada no Decamerão de Bocaccio) e elenco ótimos são desperdiçados num filme super sem-graça.