Os Novos Monstros

1977

I Nuovi Mostri

Os Novos Monstros é uma comédia em episódios, um filme incrível composto por nove curtas histórias que se sucedem, dirigidas por Risi, Monicelli e Scola - quase quinze anos mais jovem que os outros dois - e interpretadas por Vittorio Gassman, Ugo Tognazzi, Ornella Mutti e Alberto Sordi, entre outros. Pela notoriedade de seus realizadores e atores e pelo sucesso que alcançou na época e em relançamentos recentes, talvez não fosse, a princípio, o filme mais adequado para caber numa pauta de filmes a se 'redescobrir' - é um filme que foi reconhecido pela crítica, fez boa bilheteria e foi relançado já nos anos noventa.
Os Novos Monstros só pode ser imaginado começando com o episódio do cardeal interpretado por Gassman e terminando com o cômico interpretado por Sordi, passando pelo curto episódio Com I Saluci dei Amici, pela história de Auto-stop, em que Ornella é uma caronista que se mete numa fria, pelo episódio Senza Parole, em que a mesma é uma aeromoça que se envolve com um gringo misterioso e surpreendente, pelo episódio Comme una regina, em que Sordi é um filho que interna sua velha mãe no asilo - parte do filme impressionante, diga-se - e, se fosse preciso apontar o ponto máximo, eu talvez escolhesse Hosteria!, em que o maître Gassman e o cozinheiro Tognazzi guerreiam sem parar.

1977

Elenco de Os Novos Monstros