Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Phylicia Rashad

Phylicia Rashad

Nomes Alternativos: Phylicia Ayers-Allen

8Número de Fãs

Nascimento: 19 de Junho de 1948 (69 years)

Houston, Texas, USA - Estados Unidos da América

Phylicia Ayers-Allen é uma atriz, cantora e encenadora americana, mais conhecida por seu papel como Clair Huxtable na longa série -Running ''The Cosby Show'' . Ela foi nomeada para um Emmy (o Oscar da TV), por este papel em 1985 e 1986. E teve mais uma indicação pelo telefilme ''O Sol Tornará a Brilhar/A Raisin in the Sun'', em 2008.

Ganhou duas vezes o People's Choice Awards, USA, em 1985 e 1989.

Em 2004, Rashad se tornou a primeira Afro-Americana atriz a ganhar o Prêmio Tony de Melhor Performance de uma atriz protagonista em um jogo , que ganhou por seu papel no renascimento do A Raisin in the Sun . Ela retomou o papel na adaptação 2008 da televisão de a Raisin in the Sun , que lhe rendeu o 2009 NAACP Image Award de Melhor Atriz em filme para televisão, Minissérie ou especial de Drama . Rashad foi apelidado de "A Mãe" do Africano-Americano comunidade nos 42 NAACP Image Awards .

Outros créditos na Broadway incluem Agosto: Osage County , Gata em Teto de Zinco Quente , Gem do Oceano , Raisin in the Sun (2004 Tony Award de Melhor Atriz em Desk Award Play / Drama), Azul, do Jelly Última Jam , Nas madeiras e não é suposto morrer de morte natural . Off-Broadway créditos incluem produções do Lincoln Center of Cymbeline e Bernarda Alba ; Helen , a história e ruby Todo mundo no Public Theater ; os Negro Ensemble companhia produções de Puppet Play, Zooman eo Sinal, filhos e pais de Sons, Em um Upstate Motel, não choreis por mim, e O Grande Mac Daddy; Produção de Ed Bullins 'do Lincoln Center O Duplex ; e as sirenes no Manhattan Theatre Club . No teatro regional, ela se apresentou como Euripedes ' Medea e nos azuis para um Céu Alabama no Teatro Aliança , em Atlanta , Georgia. Outros teatros regionais em que ela tem realizado são o Palco Arena , em Washington, DC eo Teatro Huntington em Boston .

Em 2007, Rashad fez sua estréia na direção com o Seattle Repertory Theatre 'produção de s August Wilson ' s Gem do Oceano . Mais recentemente, no início de 2014, Rashad dirigido um renascimento do Fences, também por Wilson, no Teatro McCarter em Princeton, NJ, que correu para revisões geralmente positivas, e continuou um foco contínuo no trabalho de Wilson.

Em 2015, Rashad jogou Mary Anne no filme ''Creed''.