Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Tom Hooper

Tom Hooper

Nomes Alternativos: Thomas George Hooper

176Número de Fãs

Nascimento: 1 de Outubro de 1972 (45 years)

Londres - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Thomas George "Tom" Hooper é um diretor de cinema, produtor e roteirista britânico vencedor do Oscar.

Hooper começou a fazer curtas aos 13 anos. Seu primeiro curta profissional, Painted Faces, foi transmitido pelo Channel 4 em 1992. Na Universidade de Oxford, dirigiu várias peças de teatro e comerciais de televisão.

Nos anos 2000, Hooper dirigiu os dramas da BBC Love in a Cold Climate (2001) e Daniel Deronda (2002) e foi escolhido para dirigir a série Prime Suspect, estrelando Helen Mirren. Sua estréia no cinema foi com o filme Red Dust (2004). Em 2005, dirigiu o drama da HBO Elizabeth I. Continuou trabalhando na HBO com Longford, em 2006, e com a aclamada minissérie John Adams, em 2008. Hooper voltou ao cinema em 2009 com o longa The Damned United, tendo dirigido, no ano seguinte, o drama histórico The King's Speech que venceu 4 Oscars e lhe deu o Academy Award de Melhor Diretor.

Foi indicado ao Emmy Award de Melhor Diretor em Minissérie, Filme ou Especial Dramático por Prime Suspect, Elizabeth I e John Adams. Por The King's Speech, foi indicado ao Globo de Ouro de melhor direção, BAFTA.

Apesar de muitas controvérsias, recebeu o Oscar de melhor diretor de 2011 pelo filme O Discurso do Rei.

Dirigiu também o filme baseado no musical "Os Miseráveis", o qual teve diversas indicações ao Oscar.