O filme é bom, mas o drama [da fuga] da armadilha gera uma tensão que atrapalha a apreciação da parte reflexiva da história. Se já for vacinado, quem sabe dando a idéia de querer torcer contra o personagem masculino, o filme produza melhor efeito.
E eu me pergunto do por que dessa necessidade da poesia, dessa ênfase, rebuscar cada colocação por mais simples, óbvia ou natural que seja. Ou, a falta que o Sol me faz.
“Dr Strangelove” não deve ser percebido nem funciona como uma comédia. Fazer “piada” serve para ridicularizar medos ou ameaças, torná-las sem importância mostrando que tudo acaba bem (exemplo, “O rato que ruge (1959)”). E parece óbvio que esse não era o objetivo dos realizadores do filme... Minha impressão era fazer pensar sobre a loucura da corrida armamentista e onde poderíamos, ou podemos, acabar. E nada melhor para criticar a loucura ou burrice do que a ironia e personagens caricatos (o que explica a confusão do filme “ser uma comédia” levando naturalmente a frustrar quem cai nesse engano).
Adaptação da peça “Le Balcon” de Jean Genet escrita em 1956... Os anos 60 definitivamente foram geniais; vale mencionar que no Brasil “O Balcão”, produzido por Ruth Escobar, foi um marco do teatro brasileiro sendo inclusive considerado pelo próprio autor a melhor montagem já feita. Naturalmente a versão cinematográfica difere da dimensão da produção teatral de Ruth Escobar, mas é uma obra igualmente válida para conhecer o texto satírico de Genet.
Não é um filme de efeitos especiais nem ação exagerada típica dos filmes de ficção cientifica comerciais; o que explica a decepção por certa parte do público. Mas é definitivamente um filme acima da média... Uma história simples sem mistérios fantasiosos que prende pela consistência da trama e a empatia com os personagens; cenários naturais bem explorados e boas atuações.
Um filme pouco valorizado, talvez pelo estigma que carrega o personagem na nossa cultura cristã. Mas considero umas das melhores histórias de redenção já contadas. Não a redenção para com uma entidade criadora, o que fica claro na cena final, mas a redenção do ser humano com o próprio ser humano.
O filme certamente é bom, particularmente pelas idéias de enquadramento e movimento de câmera. A história também é bem conduzida com excelentes atuações tendo inclusive ganhado o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante... Porém acho exagero considerar como um dos melhores filmes de todos os tempos.
Infelizmente essa produção que vendem como um filme cult de ficção científica não passa de um filme Exploitation bem típico dos anos 70... A fotografia até se esforça, mas a história não envolve tornando o filme longo e cansativo. Para completar a trilha sonora é simplesmente a pior possível.
O filme reflete bem a atmosfera dos anos 70, sombria e paranoica, mas o filme decepciona... O problema não é o filme ser lento, na verdade o ritmo em conjunto com a fotografia é a parte forte do filme. A parte fraca são os personagem jogados, a falta de empatia do protagonista e uma trama vazia com conclusão previsível. A sequência final também é pouco digerível, não porque seja incomoda ou provocativa, mas porque não acrescenta nada a história.
Considerando os limites de uma produção para televisão, cumpre com competência a apresentação de uma das obras mais importantes da literatura do século 20.
O filme não é difícil de entender como se propaga. O argumento na verdade é bem simples: a evolução humana estaria ligada a entidades alienígenas. Além disso o filme traz uma instigante reflexão sobre a criação de inteligência artificial... Enfim, efeitos especiais deslumbrantes, fotografia e atuações propositalmente frias que dão uma impressão maior de realismo, completam o quadro dessa obra prima.
"...um rato de laboratório abandonado em seu labirinto" Síntese perfeita! Mas discordo ser uma reflexão sobre a solidão. Me pareceu mais uma crítica a covardia ou a futilidade daqueles que buscam se isolar em "refúgios" para se proteger da vida. No final não se alcança conforto ou felicidade, muito menos se aprende nada como diz a própria narração no final. Ou seja, pela época do filme, talvez a mensagem fosse mais política do que filosófica.
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A Mulher da Areia
4.5 96O filme é bom, mas o drama [da fuga] da armadilha gera uma tensão que atrapalha a apreciação da parte reflexiva da história. Se já for vacinado, quem sabe dando a idéia de querer torcer contra o personagem masculino, o filme produza melhor efeito.
A Dream Play
3.7 5E eu me pergunto do por que dessa necessidade da poesia, dessa ênfase, rebuscar cada colocação por mais simples, óbvia ou natural que seja.
Ou, a falta que o Sol me faz.
Dr. Fantástico
4.2 665 Assista Agora“Dr Strangelove” não deve ser percebido nem funciona como uma comédia. Fazer “piada” serve para ridicularizar medos ou ameaças, torná-las sem importância mostrando que tudo acaba bem (exemplo, “O rato que ruge (1959)”). E parece óbvio que esse não era o objetivo dos realizadores do filme... Minha impressão era fazer pensar sobre a loucura da corrida armamentista e onde poderíamos, ou podemos, acabar. E nada melhor para criticar a loucura ou burrice do que a ironia e personagens caricatos (o que explica a confusão do filme “ser uma comédia” levando naturalmente a frustrar quem cai nesse engano).
O Balcão
3.9 1Adaptação da peça “Le Balcon” de Jean Genet escrita em 1956... Os anos 60 definitivamente foram geniais; vale mencionar que no Brasil “O Balcão”, produzido por Ruth Escobar, foi um marco do teatro brasileiro sendo inclusive considerado pelo próprio autor a melhor montagem já feita. Naturalmente a versão cinematográfica difere da dimensão da produção teatral de Ruth Escobar, mas é uma obra igualmente válida para conhecer o texto satírico de Genet.
Riqueza Tóxica
2.9 84Não é um filme de efeitos especiais nem ação exagerada típica dos filmes de ficção cientifica comerciais; o que explica a decepção por certa parte do público. Mas é definitivamente um filme acima da média... Uma história simples sem mistérios fantasiosos que prende pela consistência da trama e a empatia com os personagens; cenários naturais bem explorados e boas atuações.
Saco de Pulgas
3.8 6 Assista AgoraNão é um filme para refletir ou se emocionar, mas para experimentar o prazer da observação.
Barrabás
3.6 31 Assista AgoraUm filme pouco valorizado, talvez pelo estigma que carrega o personagem na nossa cultura cristã. Mas considero umas das melhores histórias de redenção já contadas. Não a redenção para com uma entidade criadora, o que fica claro na cena final, mas a redenção do ser humano com o próprio ser humano.
Psicose
4.4 2,5K Assista AgoraO filme certamente é bom, particularmente pelas idéias de enquadramento e movimento de câmera. A história também é bem conduzida com excelentes atuações tendo inclusive ganhado o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante... Porém acho exagero considerar como um dos melhores filmes de todos os tempos.
Madam White Snake
3.4 2Disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=69DhzDrHVeI
Mozg i mashina
3.5 1Na verdade é um curta sobre a invenção independente das Redes Neurais [artificiais] na antiga URSS. Para quem é da área vale como curiosidade.
O Homem Que Caiu Na Terra
3.3 132Infelizmente essa produção que vendem como um filme cult de ficção científica não passa de um filme Exploitation bem típico dos anos 70... A fotografia até se esforça, mas a história não envolve tornando o filme longo e cansativo. Para completar a trilha sonora é simplesmente a pior possível.
A Conversação
4.0 231 Assista AgoraO filme reflete bem a atmosfera dos anos 70, sombria e paranoica, mas o filme decepciona... O problema não é o filme ser lento, na verdade o ritmo em conjunto com a fotografia é a parte forte do filme. A parte fraca são os personagem jogados, a falta de empatia do protagonista e uma trama vazia com conclusão previsível. A sequência final também é pouco digerível, não porque seja incomoda ou provocativa, mas porque não acrescenta nada a história.
Admirável Mundo Novo
3.4 18Considerando os limites de uma produção para televisão, cumpre com competência a apresentação de uma das obras mais importantes da literatura do século 20.
2001: Uma Odisseia no Espaço
4.2 2,4K Assista AgoraO filme não é difícil de entender como se propaga. O argumento na verdade é bem simples: a evolução humana estaria ligada a entidades alienígenas. Além disso o filme traz uma instigante reflexão sobre a criação de inteligência artificial...
Enfim, efeitos especiais deslumbrantes, fotografia e atuações propositalmente frias que dão uma impressão maior de realismo, completam o quadro dessa obra prima.
Um Homem que Dorme
4.4 195"...um rato de laboratório abandonado em seu labirinto" Síntese perfeita!
Mas discordo ser uma reflexão sobre a solidão. Me pareceu mais uma crítica a covardia ou a futilidade daqueles que buscam se isolar em "refúgios" para se proteger da vida. No final não se alcança conforto ou felicidade, muito menos se aprende nada como diz a própria narração no final. Ou seja, pela época do filme, talvez a mensagem fosse mais política do que filosófica.