Filme ambicioso demais. Nolan, pra variar, exagera na construção do clímax. Tudo vai ficando cada vez mais solene, espirituoso e grandioso, até o ponto de ficar insuportável. Uma peça de megalomania.
Revi depois de muitos anos e, infelizmente, envelheceu mal pra carai. E nem falo tanto dos efeitos especiais (muito bons pra época), mas da direção datada, dos diálogos forçados, das dinâmicas rasas entre os personagens e das soluções fáceis de roteiro. Só me restou a belíssima trilha sonora e a memória afetiva da minha adolescência no cinema.
Tecnicamente e politicamente, amei o filme. O que eu não curti muito foi o didatismo. O poder de filmes como 12 Anos de Escravidão, Corra!, Estrelas Além do Tempo, Histórias Cruzadas, Tempo de Matar, etc está na própria história, sem a necessidade de caminhos óbvios pra explicar as coisas ao expectador o tempo todo. Mas os tempos são tão bizarros que provavelmente tal didatismo se faz necessário.
Meu critério pra classificar um filme como bom é fazer a simples pergunta: me transportou pra outro lugar? Esse filme simplesmente me levitou do sofá por 3h.
Filme ambicioso demais. Nolan, pra variar, exagera na construção do clímax. Tudo vai ficando cada vez mais solene, espirituoso e grandioso, até o ponto de ficar insuportável. Uma peça de megalomania.
Filme de vingança maquiado de filme denúncia. E os diálogos me deram uma certa preguiça, é frase espirituosa demais pra um filme só. De positivo, a direção, as atuações, fotografia e o desenvolvimento da investigação do crime.
Achei a abordagem desse documentário um tanto maniqueísta. A relação entre as lendas Senna e Prost foi muito além dessa polarização mocinho x vilão. Um era o termômetro do outro nas pistas, a existência de um era o combustível para a superação do outro. Era algo tão intenso, tão extremo, que ambos, sim, ambos perderam a noção de determinados limites éticos.
Senna e Prost não protagonizaram apenas uma rivalidade, mas uma simbiose. Foi aí que o filme errou feio: adotou uma perspectiva ressentida em detrimento de retratar uma beleza tão rara na história do esporte. Trocou-se um paradoxo muito rico por uma espetacularização de farpas e intrigas. O declínio de espírito de Senna após a aposentadoria de Prost foi ignorado. Foi deixada de lado a cena memorável em 1994 quando Senna diz no rádio do cockpit: "We all miss you, Alain", quando este, já aposentado, trabalhava de comentarista da F1 na TV. A rivalidade deu lugar a uma amizade honesta, os discursos amargurados converteram-se em conversas frequentes por telefone. Não foi à toa que Prost carregou o caixão de Senna.
Apesar de ser uma excelente produção e fornecer um material precioso para o deleite dos fãs, inclusive o meu, o documentário peca pelo tom, que seria mais apropriado para descrever relações como Senna-Piquet ou Senna-Schumacher. A história Senna-Prost merecia uma narrativa menos reducionista e rancorosa.
Aftersun
4.1 700Esse filme me pegou de jeito. Não sabia que dava pra amar tanto assim um soco no estômago.
Oppenheimer
4.0 1,1KFilme ambicioso demais. Nolan, pra variar, exagera na construção do clímax. Tudo vai ficando cada vez mais solene, espirituoso e grandioso, até o ponto de ficar insuportável. Uma peça de megalomania.
Homem-Aranha 2
3.6 1,1K Assista AgoraRevi depois de muitos anos e, infelizmente, envelheceu mal pra carai. E nem falo tanto dos efeitos especiais (muito bons pra época), mas da direção datada, dos diálogos forçados, das dinâmicas rasas entre os personagens e das soluções fáceis de roteiro. Só me restou a belíssima trilha sonora e a memória afetiva da minha adolescência no cinema.
First Cow: A Primeira Vaca da América
3.8 131 Assista AgoraFazia tempo que não via um filme que me conectasse tanto com os personagens e a dinâmica entre eles. Sensibilíssimo.
Infiltrado na Klan
4.3 1,9K Assista AgoraTecnicamente e politicamente, amei o filme. O que eu não curti muito foi o didatismo. O poder de filmes como 12 Anos de Escravidão, Corra!, Estrelas Além do Tempo, Histórias Cruzadas, Tempo de Matar, etc está na própria história, sem a necessidade de caminhos óbvios pra explicar as coisas ao expectador o tempo todo. Mas os tempos são tão bizarros que provavelmente tal didatismo se faz necessário.
Jovens, Loucos e Rebeldes
3.7 447 Assista AgoraMano do céu, como é bom ver um filme sem lição de moral, focado 100% no comportamento humano. Eu não resisto a tamanha despretensiosidade.
Amadeus
4.4 1,1KMeu critério pra classificar um filme como bom é fazer a simples pergunta: me transportou pra outro lugar? Esse filme simplesmente me levitou do sofá por 3h.
Interestelar
4.3 5,7K Assista AgoraFilme ambicioso demais. Nolan, pra variar, exagera na construção do clímax. Tudo vai ficando cada vez mais solene, espirituoso e grandioso, até o ponto de ficar insuportável. Uma peça de megalomania.
Terra Selvagem
3.8 594 Assista AgoraFilme de vingança maquiado de filme denúncia. E os diálogos me deram uma certa preguiça, é frase espirituosa demais pra um filme só. De positivo, a direção, as atuações, fotografia e o desenvolvimento da investigação do crime.
Tempo de Matar
4.1 564 Assista AgoraRompe de alguma forma a narrativa de que a condescendência do privilegiado é tão (ou mais) digna de aplauso que a luta diária do oprimido.
"You are one of the bad guys."
Veludo Azul
3.9 776 Assista AgoraA linha tênue (ou a não linha) entre o mundo belo e o tenebroso.
O Corpo
4.1 1,0KFestival de clichês, personagens rasos e atuações ruins. Nem mesmo a boa direção, fotografia e roteiro evitaram minha decepção.
Fogo Contra Fogo
4.0 660 Assista AgoraO que foi aquela cena do tiroteio na rua...
Senna
4.4 682 Assista AgoraAchei a abordagem desse documentário um tanto maniqueísta. A relação entre as lendas Senna e Prost foi muito além dessa polarização mocinho x vilão. Um era o termômetro do outro nas pistas, a existência de um era o combustível para a superação do outro. Era algo tão intenso, tão extremo, que ambos, sim, ambos perderam a noção de determinados limites éticos.
Senna e Prost não protagonizaram apenas uma rivalidade, mas uma simbiose. Foi aí que o filme errou feio: adotou uma perspectiva ressentida em detrimento de retratar uma beleza tão rara na história do esporte. Trocou-se um paradoxo muito rico por uma espetacularização de farpas e intrigas. O declínio de espírito de Senna após a aposentadoria de Prost foi ignorado. Foi deixada de lado a cena memorável em 1994 quando Senna diz no rádio do cockpit: "We all miss you, Alain", quando este, já aposentado, trabalhava de comentarista da F1 na TV. A rivalidade deu lugar a uma amizade honesta, os discursos amargurados converteram-se em conversas frequentes por telefone. Não foi à toa que Prost carregou o caixão de Senna.
Apesar de ser uma excelente produção e fornecer um material precioso para o deleite dos fãs, inclusive o meu, o documentário peca pelo tom, que seria mais apropriado para descrever relações como Senna-Piquet ou Senna-Schumacher. A história Senna-Prost merecia uma narrativa menos reducionista e rancorosa.
Thelma & Louise
4.2 967 Assista AgoraUma lição contra o machismo.