Uau. Conseguiu passar por boa parte dos conflitos que normalmente envolvem a vida de um gay ainda no armário e, de lambuja, fez um retrato perfeito dos anos 90. Parece um filme muito pessoal (e por isso mesmo, tão sincero).
Melhor filme que vi até agora no My French Film Festival. Esse curta de menos de vinte minutos já começa com uma cena de ação deliciosamente bem filmada, apresenta os personagens com profundidade nos dois momentos seguintes e esmaga nosso coração no fim.
Estudo de personagem. E o personagem em questão é um gordinho fofíssimo, ruivo, barbudo e dublador de filme pornô. O preto e branco é perfeito pra um curta cheio de retratos e closes de lábios, línguas e bigodes.
Alguns segundos antes do tiro, a gente percebe o que vai acontecer. Seria um problema, se a cena não fosse tão gráfica e impressionante.
Como homenagem ao cinema do Tarantino (impossível não lembrar do curta com Selton Mello), Une Formalité não fica devendo nem na comédia nem na violência.
Nem imagino como deve ser difícil fazer um documentário profundo e relevante em 20 minutos de fita, mas acho que Gustavo Vinagre conseguiu. A chamada, que dá nome ao curta, é uma ligação que ninguém quis fazer, que ninguém atendeu, mas que diz coisas demais!
Acabei de ver esse curta no Festival de Brasília e não consigo parar de pensar no trabalho absurdo da Maeve Jinkings, na gestação, nos bichos de estimação e nos ruídos angustiantes que nos atormentam como uma ideia fixa.
Adorei a animação, os tons das tintas, os traços simples e a trilha sonora. O cão é adorável e acho que vou ficar com a expressão de horror de Adão gravada na minha memória por um bom tempo.
Uma bela animação fotografada em preto e branco e uma história sutil, extremamente bem contada. Foi um dos melhores momentos da minha sessão de Detona Ralph.
A Pequena Vendedora de Fósforos
4.1 12Por curtas como esses, a gente percebe que a animação brasileira pode (e deve) contar as histórias que ninguém quer ouvir.
1992
3.6 18Uau. Conseguiu passar por boa parte dos conflitos que normalmente envolvem a vida de um gay ainda no armário e, de lambuja, fez um retrato perfeito dos anos 90. Parece um filme muito pessoal (e por isso mesmo, tão sincero).
Overpass
3.9 9Melhor filme que vi até agora no My French Film Festival. Esse curta de menos de vinte minutos já começa com uma cena de ação deliciosamente bem filmada, apresenta os personagens com profundidade nos dois momentos seguintes e esmaga nosso coração no fim.
Violência Coletiva
3.4 6Fiquei chocado com o grupo de apoio. Não sabia que isso existia.
Um Grande Silêncio
4.1 7Cheguei a pensar que era ficção científica, de tão absurdo.
Le Plombier
3.3 3Estudo de personagem. E o personagem em questão é um gordinho fofíssimo, ruivo, barbudo e dublador de filme pornô. O preto e branco é perfeito pra um curta cheio de retratos e closes de lábios, línguas e bigodes.
Une Formalité
4.0 11Alguns segundos antes do tiro, a gente percebe o que vai acontecer. Seria um problema, se a cena não fosse tão gráfica e impressionante.
La Llamada
3.7 4Nem imagino como deve ser difícil fazer um documentário profundo e relevante em 20 minutos de fita, mas acho que Gustavo Vinagre conseguiu. A chamada, que dá nome ao curta, é uma ligação que ninguém quis fazer, que ninguém atendeu, mas que diz coisas demais!
Estátua!
3.6 13Acabei de ver esse curta no Festival de Brasília e não consigo parar de pensar no trabalho absurdo da Maeve Jinkings, na gestação, nos bichos de estimação e nos ruídos angustiantes que nos atormentam como uma ideia fixa.
Dickson Experimental Sound Film
3.9 23O pior é que esse curta provavelmente deixaria a plateia de hoje muito mais chocada que a de 1894.
O Grande Roubo do Trem
3.8 185Imagina isso em 3D.
Viagem à Lua
4.4 858 Assista AgoraUm pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para o cinema.
Eu Não Quero Voltar Sozinho
4.4 1,9K Assista AgoraAs atuações são meio sofríveis, mas o filme tem sensibilidade o bastante pra tratar de dois temas polêmicos ao mesmo tempo (e em menos de 20 minutos).
O Dia Mais Longo na Creche
3.9 167 Assista AgoraMas que fofice de curta, hein? O clímax dramático é genial e engraçadíssimo.
Fresh Guacamole
4.1 114Comendo competitividade.
Adão e Cachorro
3.8 63Adorei a animação, os tons das tintas, os traços simples e a trilha sonora. O cão é adorável e acho que vou ficar com a expressão de horror de Adão gravada na minha memória por um bom tempo.
Head Over Heels
4.4 175O Amour dos curtas de animação.
O Avião de Papel
4.4 756 Assista AgoraUma bela animação fotografada em preto e branco e uma história sutil, extremamente bem contada. Foi um dos melhores momentos da minha sessão de Detona Ralph.
Balé Mecânico
3.9 20Tive uns insights bem profundos enquanto assistia. Adorei a trilha sonora e fiquei hipnotizado pelo sorriso femino.
Viagem Através do Impossível
4.1 17Achei pretensioso demais.
O Acidente de Mary Jane
3.9 10Muito bom! Comédia, terror e filme de efeitos especiais.
Ninguém percebeu que foi um suicídio, né? (vide a piscadela pra câmera enquanto joga parafina no fogão).
Grandma's Reading Glass
3.8 8Voyeurismo.
O Regador Regado
4.0 56Melhor que muita comédia Hollywoodiana por aí.
Souvenir Strip of the Edison Kinetoscope
2.5 25Primeiro filme gay do mundo.